quarta-feira, 6 de maio de 2015

CRISE NO PMDB: Roseana convoca reunião de emergência


A ex-governadora Roseana Sarney comanda agora à tarde uma reunião de emergência com a cúpula estadual do PMDB.
Os deputados estaduais Roberto Costa e Andrea Murad, e o presidente em exercício, Remi Rbeiro, devem participar. O encontro foi marcado depois de mais um round da disputa entre os dois parlamentares na Assembleia.
Andrea cobrou a expulsão do prefeito de Bacuri, Nixon dos Santos, dos quadros do PMDB. Ele foi preso na noite de segunda-feira (4), no bojo da Operação “Morta-Viva”, de combate à agiotagem na Prefeitura de Zé Doca.
Roberto Costa, aliado do prefeito, reagiu, dizendo que se alguém fosse expulso do partido, este seria o pai da deputada, Ricardo Murad.
andrea_robertoAndrea Murad já estava fora do plenário quando o colega se pronunciou.
O debate, então, estendeu-se ao deputado Sousa Neto (PTN), já após o fim da sessão, quando este disse que pedirá auditoria no Detran.
No trecho de vídeo a que o blog teve acesso, Sousa diz ter feito (ou deixado de fazer) algo a pedido de Roberto Costa, que retrucou: “Ah, tu é pau mandado?!”.
“Pau mandado? Então eu vou mostrar quem é pau mandado”, rebateu Sousa.
Costa continuou: “Tu é duas vezes pau mandado: de Ricardo [Murad] e meu”.
Depois disso encerra-se o vídeo, com o peemedebista deixando o plenário.
Crise
A crise por que passa o PMDB maranhense atualmente instalou-se no partido antes mesmo do início da atual legislatura, e tem como pivôs, desde o início, Andrea Murad e Roberto Costa.
Enquanto ela defendia o lançamento de uma candidatura de enfrentamento a Humberto Coutinho (PDT) na disputa pela presidência da Assembleia – como forma de se posicionar contra o Governo Fávio Dino (PCdoB) -; ele fechou apoio ao pedetista, mas negando que isso significasse estar na base comunista.
Depois disso, os dois têm mantido relação conturbada na Casa, normalmente por divergências sobre o posicionamento da bancada em relação ao Executivo.
Aos mais próximos, Andrea tem defendido mudanças no comando do partido.
Roberto diz ter o apoio de Roseana para ficar com o comando municipal e garantir o padrinho político, senador João Alberto, como presidente estadual.
Por Gilberto Léda

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html