quinta-feira, 18 de maio de 2017

Temer renunciará ainda hoje



Bem diferente do que vem anunciando desde ontem, o presidente Michel Temer deverá apresentar sua renúncia ainda hoje.

Após passar quase toda a manhã reunido com assessores e ministro mais próximos, e diante das revelações que ainda poderão surgir por ocasião da liberação do conteúdo das delações da JBS, inclusive as gravações, Michel Temer sabe que não terá mais nenhuma condição de governar, até porque já foi aberta uma investigação contra ele que poderá levar ao impeachment.
Temendo ser massacrado pela mídia, pela opinião pública e pelo Congresso Nacional, e tendo vários de seus ministros sendo investigados, Temer sabe não ter nenhuma margem de manobra política no momento. Por isso que desde ontem várias lideranças e políticos próximos a Temer já estão articulando sua renúncia e as consequências políticas do ato. Rodrigo Maia já está preparado para assumir a presidência, e diz uma fonte política que participou das conversações, com a “promessa” de tentar apaziguar os ânimos da Lava Jato, que de acordo com alguns políticos frequentadores do Palácio do Planalto está inviabilizando a condução política do Brasil. De início permaneceriam o atuais ministros de Temer em seus cargos, visando tentar manter uma estabilidade que acalmasse o mercado financeiro.
Durante esta manhã pensou-se numa outra estratégia para salvar o mandato de Temer: o presidente pediria uma licença para se defender das acusações, assumindo a presidência Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados. Porém, diante da autorização dada pelo ministro do STF, Edson Fachin, de abertura das investigações, e sabendo-se que em breve serão liberadas as gravações e o conteúdo das delações, viu-se que esta solução só geraria mais instabilidade e que de nada adiantaria a Temer, que não teria a menor condição de voltar ao poder.
O que também está enfraquecendo absurdamente sua permanência e capacidade de resistir é a qualidade das provas geradas pela Polícia Federal e o abalo em sua base aliada gerada pelas denúncias contra Aécio Neves, do PSDB. Temer não tem a quem recorrer.
Enfim, o governo Temer está acabando…
*Sandro Ribeiro é jornalista do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html