quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Vice-governador incentiva empresas a prospectar mercado na Ásia

Ainda este mês, o vice-governador Carlos Brandão comanda uma missão institucional e empresarial com destino à China, Coreia do Sul e Vietnã. E o governo quer a participação direta de empresas maranhenses nessa incursão ao mercado asiático. O chamariz é o fato de que cada um desses países pode contribuir para a aceleração do desenvolvimento da qualidade de vida do maranhense, tanto por meio de projetos de cooperação técnica quanto a partir de fortalecimento de laços comerciais e promoção de investimentos.
Foi enxergando esse cenário que Brandão uniu esforços com as Secretarias de Programas Especiais (Sepe), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Seinc), da Cultura e Turismo (Sectur), da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para realizar uma reunião nesta terça, 1, com grupos empresariais e instituições públicas de ensino, além de órgãos como a FIEMA, SEBRAE e EMBRAPA Cocais a fim de tratar do fomento às estratégias econômicas e comerciais entre o Maranhão e estes países. Os principais objetivos da viagem, envolvendo os empresários, são prospectar novos mercados, atrair investimentos locais e buscar cooperação na área acadêmica.
Segundo Pierre Januário, titular da Sepe, a inclusão do Vietnã no roteiro se justifica pelo fato do país “ser membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), comunidade econômica composta por dez países, com uma população de 620 milhões de habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5 trilhões de dólares. Por isso, acessar o mercado vietnamita significa ter a oportunidade de acessar o terceiro maior mercado da Ásia, atrás apenas de China e Índia”.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html