domingo, 18 de março de 2018

Aos 80 anos, idoso vai pela primeira vez ao cinema e emociona internet


Uma simples cadeira de rodas pode não significar muita coisa para a maioria das pessoas em pleno estado de saúde física, mas para seu José da Silva, de 80 anos, que sofre desde os 15 com uma atrofia nas pernas, esse mesmo objeto tem representado a descoberta de um mundo antes desconhecido por ele.
O idoso, que mora a 377 km ao Sul de Teresina, não costumava sair de casa devido à sua dificuldade de locomoção. Mas, para a felicidade da família, a filha, Rosany Caetano, conseguiu recentemente a tão sonhada cadeira de rodas, o que tem permitido proporcionar vários momentos de alegria.
Em um post no Facebook, ela compartilha algumas das experiências vividas pelo pai. Uma delas, a ida inédita ao cinema. Com palavras simples, Seu José, contou em entrevista ao G1 como foi a sensação de estar pela primeira vez no local: “Achei bom demais, é lindo. Nunca tinha assistido. A tela é grande, faz um ‘friozinho’. Gostei muito do filme, do movimento do ‘povo’. Se eu pudesse andar aqui todo tempo, eu andava. Nunca tinha imaginado ir no cinema, não sabia nem o que era’”, disse ele.
Imagem: Arquivo pessoal/ Reprodução

Outras experiências

Além de estar de frente às telonas, o idoso também pôde  participar de outros passeios, como a ida ao circo do ator Marcos Frota e ao zoológico. Desse último, ele comenta comparando com a sua vida na zona rural: “Gostei de umas partes. Lá, os animais são novinhos e tudo pequeno, mas é bom. Papagaio é pequeno, o tucano é pequeno, o cancão [pássaro] é pequeno, não é como lá em casa que o papagaio é ‘taludo’. Mas tem uns amarelinhos que deu até vontade de ‘carregar’ para criar”, disse sorrindo.
Imagem: Arquivo pessoal/ Reprodução
Para a felicidade ficar completa, Seu José ainda ganhou no seu aniversário de 80 anos um ensaio fotográfico no Espaço Cidadania, na Avenida Frei Serafim, e falou do fato de se sentir acolhido na capital. “Aqui o povo todo presta atenção na gente”, comemorou.
Imagem: Arquivo pessoal/ Reprodução

Daqui pra frente

Emocionada, a filha Rosany, recém-formada no curso de Direito, afirma que daqui em diante o objetivo é aproveitar a vida com os pais, que só agora depois de idosos estão conseguindo compartilhar dessas experiências. “Eu quero aproveitar cada momento com meus pais, pois não sabemos o dia de amanhã”, afirma.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html