quinta-feira, 19 de maio de 2022

Imperatriz participa de pesquisa e treinamento sobre Hanseníase


Apresentação do projeto ocorreu nesta quarta-feira (18). A capital São Luís também vai participar
Imperatriz participa de pesquisa e treinamento sobre Hanseníase

 Imperatriz e São Luís são as cidades maranhense que participam da pesquisa. (Foto: Assessoria)

Equipes de Estratégias em Saúde da Família da Atenção Básica de Imperatriz irão participar de  treinamento em serviço para áreas hiperendêmicas de Hanseníase. O assunto foi tratado pelo secretário de Saúde, Alcemir Costa, em reunião, nesta quarta-feira (18), com o professor da Universidade Federal do Pará, Cláudio Guedes Salgado, a coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco e a coordenadora da hanseníase, Telma Nascimento.

A ação faz parte do projeto “Pesquisa Operacional e Treinamento em Serviço para Áreas Hiperendêmicas de Hanseníase no Maranhão e no Pará”, que tem como um dos desenvolvedores o professor Cláudio. Objetivo é intensificar a atuação profissionais de Estratégias em Saúde da Família que já realizam diagnóstico precoce da doença. O projeto ajuda a fortalecer a atuação dos profissionais, desde a visita domiciliar, coleta material para a realização de testes, até a confirmação da doença e acompanhamento.

No estado, as cidades selecionadas para o projeto foram Imperatriz e São Luís. "De início, haverá um treinamento teórico para as equipes de Estratégias em Saúde da Família. No próximo mês, será realizado treinamento prático das equipes, por meio de visitas domiciliares. Já temos um trabalho na nossa rede de tratamento para hanseníase e essa parceria vem fortalecer ainda mais nossos trabalhos", destacou Alcemir Costa, secretário de Saúde.

Coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco, explicou que hoje foi a primeira etapa, conhecimento do projeto, mas a programação ainda segue. "Amanhã, dia 19, será realizada visita para reconhecimento de campo das nossas Unidades Básicas de Saúde. Na sexta-feira (20) haverá reunião com as equipes de Estratégias em Saúde da Família, enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde. Depois, teremos nosso treinamento prático em junho", pontuou.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html