sábado, 14 de maio de 2022

Inscrições da I Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+ de Imperatriz vão até 20 de maio

 

Evento faz alusão ao mês em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Inscrições da I Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+  de Imperatriz vão até 20 de maio

 Ação tem como objetivo a conscientização, o respeito, dar visibilidade ao empreendedorismo LGBTQIA+ e contribuir com a autonomia financeira. (Foto: Blog Suerle Mourao)

Realizada pela Defensoria Pública do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e demais órgãos, a I Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+ de Imperatriz está com as inscrições abertas para expositores até a próxima sexta-feira (20). Evento será realizado dia 18 de junho, a partir das 17h, na Concha Acústica da Avenida Beira Rio e tem como foco principal promover ações de conscientização e respeito, dar visibilidade ao empreendedorismo LGBTQIA+ e contribuir com a autonomia financeira.

As inscrições são exclusivamente para empreendedores da população LGBTQIA+ pelo link: https://forms.gle/xkzEizamFuq3WR1n8. Dentre os setores econômicos inscritos até o momento, estão a arquitetura, artesanato, roupas, tapetes, quadros, vasos, comidas e bebidas. Participam da feira as secretarias de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), a Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Fundação Cultural (FCI).

O secretário de Governo, Eduardo Soares, explica de que forma as secretarias atuarão na feira. “É um dever constitucional da Prefeitura de Imperatriz trabalhar para todos os cidadãos e grupos sociais, nesse caso representados pela população LGBTQIA+. Estamos disponibilizando as barracas padronizadas para os empreendedores exporem seus produtos e comercializarem no local por meio da Sedec e contribuindo com a sonorização do evento, além da atração artística realizada pela cantora Lena Garcia, através da Fundação Cultural”, relata.

O Defensor Público Fábio Carvalho, evidencia a inclusão social ao mercado de trabalho e a circulação de renda como um dos pontos positivos da feira para o município. “Na perspectiva de promover igualdade material entre todas as pessoas, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em parceria com a sociedade civil e outros órgãos públicos, não vem medindo esforços no sentido de garantir a inclusão da população LGBTQUIA+ no mercado de trabalho. A I Feira de Empreendimento da Comunidade LGBTQUIA+ tem a finalidade de trazer à lume trabalhadoras e trabalhadores que se encontram na invisibilidade, mas que contribuem sobremaneira na circulação de riquezas de nossa cidade".

Professor e representante da população LGBTQIA+ na cidade, Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo, explica a importância de ações voltadas especificamente para este grupo social e os motivos.  “Somos os diferentes aos olhos de todo o sistema capitalista de poder. Percebemos algumas lacunas nos setores que oferecem as atividades de trabalho, em específico Imperatriz, começamos a observar uma fragilidade maior nesse processo, por falta de entendimento social, imposições religiosas e questões latentes que regem o conceito de família. Como profissionais atuamos em diversas áreas e somos impactados diretamente em todos os setores da sociedade, por essa falta de compreensão. Mediante a isso pensamos nesse projeto voltado ao empreendedorismo LGBTQIA+”.

O ativista explica que questionado muitas vezes do porquê dessa separação, de ações voltadas exclusivamente a população a qual representa e rebate afirmando, “não é separar, é dar voz! Nós enquanto sujeitos sociais e humanos, capazes de produzir e contribuir ativamente com a economia local, estadual, do Brasil e do mundo, estamos aptos a nos pronunciar como profissionais capacitados. Desempenhando efetivamente as nossas atividades profissionais, por isso a realização da I Feira de Empreendedorismo LGBTQIA+ de Imperatriz”, conclui.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html