terça-feira, 9 de agosto de 2022

Setran já está emitindo credenciais online de estacionamento para idoso

 

Setran já está emitindo credenciais online de estacionamento para idoso

 Serviços continuarão disponibilizados ao público presencialmente na sede da Setran. (Foto: Divulgação)

Em Imperatriz, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), disponibiliza o benefício para credenciais de estacionamento online para motoristas com mais de 60 anos, que possuam carteira de habilitação ativa e conta nível prata ou ouro na Plataforma Gov.Br. A inovação promove a desburocratização do serviço e o cidadão adquire a credencial sem custo, de forma rápida e sem filas, já que não precisa se deslocar para um atendimento presencial.

O assessor jurídico da Setran, Vitor Amorim, explica que as credenciais disponibilizadas, de forma online, pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), não impedirão o atendimento que já acontece presencialmente na sede da instituição, com objetivo de atender os mais diversos públicos.

A emissão da credencial de estacionamento para idosos é uma pareceria entre a Senatran e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), para atender à Resolução Contran Nº 965 de 17/5/2022, que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos.

Passo a passo para o cidadão gerar a credencial

Passo 1: Ao acessar o Portal de Serviços da Senatran, o usuário encontrará o link direto para o serviço. Caso ainda não esteja logado no Gov.Br, será direcionado para esta autenticação. Se já estiver conectado à plataforma, o link do serviço estará disponível no menu à esquerda.

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2022/credencial-estacionamento-idosos-emissao-digital/tela1.png/@@images/d115613a-2adf-45bf-8493-b9157bec90a3.png


Passo 2: Se o cadastro não possuir nenhum impedimento, será apresentada a tela com o botão "Baixar Credencial", para fazer o download do documento. Deve-se clicar no link "termos e condições" para ler as regras de utilização, marcar a caixinha confirmando o "Li e concordo com os termos e condições".

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2022/credencial-estacionamento-idosos-emissao-digital/tela02.png/@@images/70bd671d-bffd-45b0-934f-5ba27c782de1.png 

Passo 3: Ao clicar no botão "Baixar Credencial", será feito o download do documento tipo PDF, já pronto para impressão. Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo portal de serviços e a perca por algum motivo, ele também poderá cancelá-la por meio do mesmo serviço.

Veja mais em: www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/senatran

Segurança

A autenticidade da credencial de estacionamento pode ser verificada pela leitura do QR Code do documento por meio do aplicativo VIO, disponível nas lojas Google Play e App Store, já utilizado para aferir a autenticidade das versões digitais de documentos.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html