sábado, 27 de junho de 2026

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes

 

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta sexta-feira (26) que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cometeu o crime de calúnia contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem nas redes sociais.

A conclusão da PF consta no relatório final do inquérito aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar o caso.

A ação se trata da postagem feita por Flávio na rede social X, no dia 3 de janeiro deste ano, quando o ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro foi capturado pelos Estados Unidos.

Na publicação, o senador declarou: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas”.

Na avaliação da PF, o senador imputou falsamente ao presidente os crimes citados.

“Fica claro, portanto, que o senador Flavio Bolsonaro, através de sua postagem, imputou falsamente ao presidente Lula o cometimento dos crimes de tráfico internacional de drogas, tráfico internacional de arma e lavagem de dinheiro, crimes estes expressamente tipificados em nosso ordenamento jurídico”, disse a PF.

Após encerrar a investigação, a PF enviou o caso para providências do Supremo. O próximo passo será a remessa para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de Flávio Bolsonaro e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Edivaldo como vice de Orleans pode fazer Braide optar por Duarte ao Senado por causa de SLZ

 

A repercussão da escolha do ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior como vice na chapa de Orleans Brandão ao Governo deve provocar uma nova movimentação no tabuleiro eleitoral maranhense. Diante desse cenário, Eduardo Braide pode reavaliar a composição de sua chapa majoritária e escolher o deputado federal Duarte Júnior para ocupar a segunda vaga ao Senado.

A estratégia teria como principal objetivo proteger sua base eleitoral na capital, formando uma aliança com a segunda maior força política de São Luís. A entrada de Edivaldo na chapa governista reforça a intenção de Orleans de ampliar sua presença no maior colégio eleitoral do estado, o que pode representar uma ameaça à principal sustentação política de Braide.

Nesse contexto, Duarte passa a ocupar posição central nas articulações. Além de fortalecer o palanque de Braide na capital, sua eventual adesão impediria que o parlamentar reforçasse a chapa adversária, já que seu nome também é citado entre as possibilidades para disputar o Senado ao lado de Orleans.

Esse cenário coloca Duarte Júnior como uma das peças mais valiosas do xadrez político maranhense. Seu capital eleitoral em São Luís faz dele um ativo estratégico para qualquer projeto majoritário, evidenciando o peso que exerce nas projeções para as eleições de 2026.

Mais do que um nome para completar uma chapa, Duarte pode se tornar o fiel da balança na disputa. A composição que conseguir atrair seu apoio tende a largar em posição privilegiada tanto na corrida pelas vagas ao Senado quanto na consolidação de força política para os candidatos ao governo em São Luís.

MP propõe acordo para encerrar disputa na FMF e quer eleição sem membros da intervenção

 

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) apresentou à Justiça uma proposta de composição consensual na ação civil pública que trata da gestão da Federação Maranhense de Futebol (FMF). Entre os principais pontos do acordo está a renúncia dos dirigentes e conselheiros citados no processo aos cargos que ocupavam na FMF e no Instituto Maranhense de Futebol (IMF), além da declaração de inelegibilidade por 10 anos para funções eletivas em entidades esportivas e da proibição de exercer qualquer cargo ou função nas duas instituições durante esse período.

A proposta também prevê o pagamento solidário de R$ 50 mil ao Fundo Estadual de Direitos Difusos como medida compensatória pelo pedido de dano moral coletivo. Em contrapartida, caso o acordo seja homologado e integralmente cumprido, o Ministério Público abre mão dos pedidos de afastamento definitivo dos dirigentes e da condenação por danos morais coletivos.

Outro ponto central da proposta determina que a interventoria judicial da FMF apresente, em até 75 dias, um cronograma detalhado para a realização de novas eleições na entidade. O processo deverá observar princípios como publicidade, transparência, igualdade entre os interessados e segurança jurídica.

Além disso, os atuais integrantes da intervenção judicial, incluindo a interventora e seus auxiliares, ficam proibidos de participar do processo eleitoral, direta ou indiretamente, seja como candidatos, integrantes de chapas, apoiadores, mandatários, fiscais ou representantes de candidaturas.

Esse ponto, por sinal, não deve ser problema, já que a própria Susan Lucena, interventora da Federação, quanto o juiz da causa, Douglas Martins, já descartaram candidatura dela a um mandato eletivo na entidade (veja aqui, aqui e aqui).

O MPMA ressalta, contudo, que o eventual acordo não encerra toda a ação. A proposta deixa expresso que permanece em tramitação o pedido de ressarcimento dos danos materiais supostamente causados à FMF, sem qualquer quitação ou renúncia quanto à responsabilização patrimonial dos investigados, tema que seguirá sendo analisado durante a instrução processual.

G Léda

Luanna Rezende intensifica agenda e amplia apoios pelo Maranhão

 

A pré-candidata a deputada estadual Luanna Rezende (PT/MA) segue ampliando sua base de apoio para as eleições deste ano. Em uma intensa agenda por pelo menos oito municípios maranhenses, com destaque para as regiões Sul e Chapada das Mesas, ela vem dialogando com a população, apresentando propostas, fortalecendo parcerias e participando de eventos tradicionais. Nos últimos dias, passou por Mirador, Riachão, Carolina, Governador Edison Lobão, Grajaú e Vitorino Freire. A agenda itinerante segue até o fim do mês por Paulo Ramos, São Bento, Satubinha e Santa Filomena.

Em Grajaú, na quinta-feira (25), a pré-candidata foi recebida pelo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), com o presidente Padre Jorge, o vice-presidente Cleiton e todo o grupo político da cidade. “Fomos muito bem recebidos pelos nossos companheiros do PT, em especial pelo presidente Padre Jorge e pelo vice-presidente Cleiton. Conversamos sobre a política local e também confirmamos nossa presença na 47ª ExpoAgra, em julho, uma festa tradicional que faz parte do calendário cultural da cidade. Seguimos juntos no projeto liderado pelo nosso presidente Lula para construir um Maranhão mais forte e melhor para todos”, afirmou.

A líder Vânia Monteiro destacou a trajetória de Luanna como prefeita de Vitorino Freire e seu compromisso com Grajaú e todo o Maranhão. “Luanna tem um legado de trabalho, compromisso e vontade de fazer pelo nosso estado. Conversamos sobre propostas e perspectivas para o futuro. Estamos juntas nessa caminhada por Grajaú e pelo Maranhão”, afirmou.

Ainda na quinta-feira (25), a agenda começou em Carolina, com um café da manhã seguido de encontro político com o vereador Chiquinho Bringel, os ex-prefeitos Itibiré e Ubiratan, além de diversas lideranças locais e regionais. À tarde, Luanna esteve em Governador Edison Lobão, onde foi recebida pelo prefeito Flávio Soares, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas.

Na quarta-feira (24), em Riachão, ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderson Moreira, participou do encerramento do festejo de São João Batista, da tradicional Cavalgada Raízes do Sertão, visitou o Assentamento Alegre e o povoado Bacuri e, à noite, reuniu moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos em um grande encontro no povoado Alto Bonito.

“Riachão me recebeu, mais uma vez, com muito carinho. Aqui tenho uma relação familiar de amor e muitas histórias. Também em Carolina tivemos reuniões importantes. Percorremos várias comunidades nas duas cidades e participamos de eventos tradicionais, levando nossa mensagem de apoio e incentivo ao turismo sustentável no Maranhão, especialmente na Chapada das Mesas, uma região encantadora que merece ser ainda mais valorizada. O turismo gera emprego, renda e desenvolvimento para os municípios, e vamos defender iniciativas que beneficiem trabalhadores e famílias em todas as regiões do estado”, ressaltou, destacando o trabalho realizado pelo deputado federal Juscelino Filho na região e em todo o Maranhão, levando investimentos na saúde, como ambulâncias, bases do SAMU, UBS, asfalto, antenas de internet e telefonia, computadores para capacitação de jovens, e mais ações que estão melhorando a vida das pessoas.

Na terça-feira (23), em Mirador, Luanna participou de um encontro político com o presidente da Câmara Municipal, Patrício Caetano, a vereadora Tatiana Lima, os ex-vereadores Totonho e Zé do Elias, além de integrantes do grupo político da prefeita Domingas.

Segundo Luanna, a receptividade encontrada nos municípios reforça a confiança na construção de um projeto coletivo. “Tenho encontrado por onde passo um sentimento de esperança e confiança. Nosso compromisso é construir uma caminhada baseada no diálogo, ouvindo as pessoas, respeitando as lideranças e trabalhando por um Maranhão com mais oportunidades e qualidade de vida para todos”, ressaltou.

Mais compromissos pelo Maranhão – A agenda da pré-candidata continua intensa nos próximos dias. Neste sábado (27), ela participa da tradicional vaquejada em Paulo Ramos.

No domingo (28), Luanna estará em Satubinha, participando do Arraial das Mães promovido pela ex-prefeita Dulcinha Maciel. Na segunda-feira (29), cumpre agenda em Vitorino Freire.

Encerrando a programação do mês, na terça-feira (30), acompanha, em Santa Filomena, a entrega de obras e benefícios ao lado do prefeito Salomão Barbosa, reforçando o compromisso com o desenvolvimento dos municípios maranhenses.

Orleans Brandão assume compromisso em fazer estrada entre Fortaleza dos Nogueiras e Formosa da Serra Negra

 

Em mais um dia de intensa agenda no sul do Maranhão, nesta sexta-feira (26), o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, esteve em Fortaleza dos Nogueiras, onde participou de um grande ato ao lado da prefeita Dra. Fernanda Lima, vereadores, diversas lideranças regionais e da população.

Durante o encontro, foram debatidas as principais demandas de Fortaleza dos Nogueiras e novos projetos voltados ao desenvolvimento do município e da região.

“Já conseguimos viabilizar muitas ações para Fortaleza dos Nogueiras, quando estivemos na Secretaria de Assuntos Municipalistas, mas viemos reafirmar nosso compromisso com novos investimentos. Um dos projetos que defendemos é a implantação da estrada ligando Fortaleza dos Nogueiras a Formosa da Serra Negra, uma obra importante para fortalecer a integração regional e promover mais desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou Orleans Brandão.

Participaram do encontro os prefeitos Rômulo Costa (São Pedro dos Crentes), Dra. Mariana (Nova Colinas), Fátima Dantas (Sambaíba), o ex-prefeito de Formosa da Serra Negra, Cirineu, os deputados federais Márcio Honaiser e Aluízio Mendes, além de outras lideranças políticas da região.

A prefeita Dra. Fernanda destacou e agradeceu as 19 obras realizadas em Fortaleza dos Nogueiras com o apoio da articulação direta de Orleans Brandão. Entre os investimentos, ela citou a Estrada do Cachimbo, a Escola Militar, o Matadouro Municipal, a Estação Tech, a entrega de uma ambulância, a unidade do Viva/Procon, o prédio do CRAS, o programa Maranhão Livre da Fome, entre outras ações.

“Todas essas conquistas são fruto da vontade de fazer com que o nosso município avance cada vez mais. Orleans sempre esteve ao nosso lado, ajudando a viabilizar essas importantes obras e investimentos. Não tenho a menor dúvida do grande trabalho que ele fará por Fortaleza dos Nogueiras e por todo o Maranhão”, afirmou a prefeita.

As ações já refletem diretamente na vida da população. A dona de casa Jovane Diniz, que participou do ato, destacou a importância dos serviços oferecidos no Viva/Procon, por exemplo, para facilitar o acesso à documentação. “Esta semana mesmo vou ao Viva/Procon tirar minha carteira de trabalho e fazer outros documentos que estou precisando”, afirmou.

AgroRita reforça protagonismo no agronegócio maranhense e Hilton Gonçalo defende criação de fundo nacional para o setor

 

Criado em 2024, durante a gestão do então prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, o AgroRita voltou a reunir produtores rurais, técnicos, empresários e autoridades em mais uma edição do evento, que já se consolida como um dos principais espaços de fortalecimento da agricultura e da produção rural no Maranhão.

Ao participar da programação, Hilton Gonçalo destacou a importância da valorização dos homens e mulheres do campo como instrumento para impulsionar o desenvolvimento econômico do município e do estado.

Durante seu discurso, o ex-prefeito que teve a companhia do prefeito Milton Gonçalo, apresentou uma proposta de alcance nacional: a criação de um fundo permanente para a agricultura, inspirado no modelo do FUNDEB. Segundo ele, a iniciativa garantiria recursos contínuos para investimentos no setor, ampliando o incentivo à produção, a modernização das atividades agrícolas e o apoio aos pequenos e médios produtores rurais.

“Precisamos de um mecanismo permanente de financiamento da agricultura, que assegure investimentos e fortaleça quem produz alimentos e movimenta a economia brasileira”, defendeu Hilton.

Além das discussões sobre políticas públicas e desenvolvimento rural, o AgroRita também teve momentos de descontração. Hilton participou de atividades interativas do evento e destacou a importância da proximidade com os produtores.

“O mais importante é estar perto das pessoas, ouvir quem vive do campo e construir soluções que fortaleçam o agro maranhense”, afirmou.

Idealizado em 2024 pela gestão de Hilton Gonçalo, o AgroRita tem como objetivo incentivar a produção rural, promover a troca de conhecimentos, apresentar novas tecnologias para o setor e aproximar produtores das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. A iniciativa vem se consolidando como uma vitrine para o potencial agrícola de Santa Rita e da região.

Brandão diz que Braide espalha fake news sobre obra em Caxias: ‘Vamos trabalhar com a verdade’

 

A execução de obras públicas voltou a ser o centro de uma divergência política entre o pré-candidato a governador Eduardo Braide (PSD) e o governador Carlos Brandão (MDB)

Em publicações recentes que circulam nas redes sociais, o ex-prefeito de São Luís e o chefe do Executivo estadu apresentaram versões opostas sobre o andamento dos trabalhos na Avenida Pirajá, localizada no município de Caxias.

Em gravação realizada diretamente no local, Braide criticou a condução do projeto por parte do governo estadual. O ex-prefeito classificou a situação como “mais uma obra do governo Brandão que nunca é entregue”, apontando uma suposta lentidão nas intervenções de duplicação do trecho de 3 km da avenida.

No vídeo, Braide destaca o canteiro sem movimentação, afirmando que “praticamente não tem ninguém trabalhando”, e menciona transtornos à população, como a remoção da iluminação pública, que estaria deixando o perímetro às escuras durante a noite. Ao fim, ele faz um apelo para que a comunidade local repercuta o conteúdo para pressionar o Estado pela conclusão célere do serviço.

Brandão utilizou as redes sociais para rebater as críticas, classificando a denúncia como “fake news” e uma “inverdade”. Segundo o chefe do Executivo maranhense, a ausência de trabalhadores constatada por Braide deve-se unicamente ao fato de o registro ter sido feito durante um final de semana, período em que não há expediente regular no canteiro.

Brandão reforçou que os relatórios técnicos mais recentes apontam que a modernização da Avenida Pirajá — classificada por ele como uma das vias mais estruturantes de Caxias — segue “a todo vapor”. O governador aproveitou a oportunidade para contrapor a crítica listando entregas recentes de sua gestão, mencionando a inauguração de trechos rodoviários e intervenções em outros municípios do estado como prova do ritmo de trabalho do governo estadual.

G Léda

sexta-feira, 26 de junho de 2026

MPMA vistoria obras em escolas da rede estadual

 

O Ministério Público do Maranhão realizou mais uma etapa de inspeção das obras de reforma estrutural no Centro de Ensino Liceu Maranhense, Escola Modelo Benedito Leite e Centro de Ensino Sotero dos Reis, que são escolas da rede estadual de ensino situadas no centro histórico de São Luís. A fiscalização foi coordenada pela promotora de justiça Maria Luciane Lisboa Belo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís.

O objetivo da vistoria foi avaliar o andamento das reformas das referidas unidades de ensino, previstas nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), assinados pelo MPMA e pelo Estado do Maranhão no mês de dezembro do ano passado.

Também acompanharam a fiscalização o secretário-adjunto de Educação, José Antônio Heluy, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Castro, técnicos da Secretaria de Estado de Governo e da empresa responsável pelas obras.

No Liceu, quadra esportiva está sendo reformada

No Liceu Maranhense, estão sendo realizados serviços para corrigir problemas como as infiltrações em paredes e pilares, nos telhados e forros danificados, bem como a falta de acessibilidade, dentre outras irregularidades físicas, estruturais, elétricas, hidráulicas e sanitárias. A empresa responsável pelas obras informou que a primeira etapa dos trabalhos deve ser concluída em 60 dias. A vistoria foi acompanhada pelo diretor da escola, Deurivan Rodrigues.

ESCOLA MODELO

Na Escola Modelo, piso está sendo trocado

Na Escola Modelo Benedito Leite, problemas semelhantes motivaram a execução dos serviços, como o escoramento da estrutura do prédio e intervenções nas partes elétrica, hidráulica e sanitária, no forro e na laje de cobertura que está sendo impermeabilizada. Também estão sendo providenciadas as trocas do piso e do revestimento, além do reboco.

SOTERO DOS REIS

Sistema de ar-condicionado foi substituído no Sotero dos Reis

No Centro de Ensino Sotero dos Reis, a visita técnica objetivou monitorar a intervenção efetivada a partir de procedimento administrativo aberto na 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, em razão de algumas irregularidades na infraestrutura da escola.

A fiscalização constatou que a maioria dos serviços já foi realizada, com a previsão de conclusão dada pela empresa responsável até a volta do segundo semestre letivo.

A promotora de justiça Luciane Belo cobrou a necessidade de adaptação de rampa que favoreça a acessibilidade, bem como a adição de lavatórios nos banheiros e mudanças de trincos nas portas.

TAC

O MPMA assinou o TAC com o Estado em dezembro de 2025, determinando o prazo limite de até 12 meses para a conclusão total das adequações no Liceu e na Escola Modelo Benedito Leite.

Reformas estão previstas em TAC assinado pelo MPMA com a Seduc em dezembro de 2025

De acordo com a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, o monitoramento constante é a ferramenta mais eficaz para evitar paralisações desnecessárias e assegurar a celeridade dos serviços.

“O acompanhamento sistemático dessas obras é fundamental para que o direito à educação de qualidade seja respeitado, permitindo que a comunidade escolar usufrua de espaços renovados e seguros o quanto antes”, destacou a promotora de justiça.

Escolas municipais se destacam no Arraiá da Prefs e Castro Alves I vence competição junina 2026

 

Evento reuniu apresentações culturais, definiu o pódio da disputa entre as unidades escolares e segue com programação até 28 de junho
Escolas municipais se destacam no Arraiá da Prefs e Castro Alves I vence competição junina 2026

 A Escola Municipal Castro Alves I é a grande campeã do Arraiá da Prefs, com uma apresentação marcada por criatividade, tradição e protagonismo estudantil. (Foto: Dávila Henrique)

A segunda noite do Arraiá da Prefs marcou o encerramento das apresentações e da competição entre as seis escolas da Rede Municipal de Ensino. Em clima de celebração da cultura popular e do protagonismo estudantil, a Escola Municipal Castro Alves I conquistou o primeiro lugar, seguida pela Escola Municipal Paulo Freire, vice-campeã, e pela Escola Municipal Afonso Pena, que completou o pódio na terceira colocação. Apesar do fim da etapa competitiva entre as escolas, o Arraiá da Prefs 2026 segue com programação cultural aberta ao público até o dia 28 de junho.

Além do título de campeã, a Escola Municipal Castro Alves I destacou-se nas premiações individuais e recebeu os troféus de Melhor Casal de Reis, Melhor Marcador e Melhor Casal de Noivos. No tablado, apresentou o espetáculo “O Leilão da Última Gota d’Água”, que convidou o público à reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos e a responsabilidade coletiva com o meio ambiente.

A vice-campeã, Escola Municipal Paulo Freire, emocionou o público com “Círio de Nazaré: Entre Promessas e Destinos”, homenagem a uma das maiores manifestações religiosas do Brasil. Já a Escola Municipal Afonso Pena, terceira colocada, apresentou “Entre Amor e Tradição: a História de um Povo com Sabor Junino e Gosto de Açaí”, inspirado na tradição do cultivo do açaí no Povoado 1700, zona rural de Imperatriz, valorizando a identidade, as raízes e os costumes da comunidade.

Ao encerrar a programação da segunda noite do Arraiá da Prefs 2026, o prefeito Rildo Amaral ressaltou que a festa vai além da celebração junina e consolida Imperatriz como referência em inclusão, valorização cultural e investimento nas pessoas. “É uma imensa honra compartilhar este momento com todos vocês. Uma grande cidade não se constrói apenas com ruas e obras. Uma cidade é feita de pessoas e da forma como cuida de seus cidadãos. Ontem tivemos a honra de receber a primeira quadrilha formada por estudantes surdos de escolas públicas do Brasil, um marco histórico para Imperatriz e para a inclusão. Imperatriz é uma cidade que se renova todos os dias por meio da cultura, da inclusão e da participação popular”.

As escolas vencedoras receberam premiações como reconhecimento pelo desempenho na competição. A terceira colocada foi contemplada com uma caixa de som com microfone; a vice-campeã recebeu um notebook; e a grande campeã conquistou uma televisão de 50 polegadas, além da vaga garantida na edição de 2027 e de um passeio comemorativo para os estudantes.

O secretário municipal de Educação, Magno Ribeiro, parabenizou todas as escolas participantes e destacou que o Arraiá da Prefs cresce a cada edição. “Quero parabenizar todas as escolas participantes por esse momento tão especial. Hoje conhecemos a grande campeã, mas, para mim, todas são campeãs pelo trabalho, dedicação e qualidade das apresentações. Parabenizo o prefeito Rildo Amaral por investir na cultura da nossa cidade e por proporcionar esse espetáculo aos nossos alunos e às famílias”.

O coordenador pedagógico da Escola Municipal Castro Alves I, Erisvaldo Alves de Sousa, destacou os quatro meses de preparação da equipe, o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. “Foram quatro meses de muito trabalho, sempre com total apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e do secretário Magno Ribeiro, que acompanhou nossos ensaios e nos incentivou durante toda a preparação. Ver os alunos felizes e realizados é a maior recompensa. O espetáculo “Leilão da Última Gota d’Água” foi criado pelo nosso marcador, Darlan Júnior, ex-aluno da escola, que desenvolveu uma apresentação autoral com muita criatividade. Além da dança, trabalhamos o tema da preservação da água durante todo o processo, com pesquisas e atividades pedagógicas. Os alunos não vieram apenas para dançar; vieram para compreender e vivenciar a mensagem do espetáculo”.

Vencedora da categoria Casal de Noivos e integrante da escola campeã, a aluna Jhulliene Sabino Sousa comemorou as conquistas da Escola Municipal Castro Alves I e agradeceu pela oportunidade de participar do evento. “Foi uma honra conquistar vários prêmios. Ganhamos como melhor quadrilha, melhor casal de noivos e rainha. É uma alegria enorme representar a nossa escola. Espero que essa seja apenas a primeira de muitas conquistas. Participar desse evento promovido pela Prefeitura foi perfeito. As roupas estavam lindas, a organização foi excelente, os prêmios foram maravilhosos. Celebrar o São João é celebrar nossa história. É uma data muito especial e espero que essa cultura nunca acabe, porque ela mora no meu coração”.

As escolas que deram vida ao tablado nas duas primeiras noites do Arraiá da Prefs

Nas duas primeiras noites do Arraiá da Prefs 2026, o tablado transformou-se em palco de memórias, identidade e emoção. Cada escola levou muito mais do que uma apresentação: apresentou histórias construídas em sala de aula, fruto de pesquisa, dedicação e do olhar atento de estudantes e educadores sobre a cultura popular.

A gestora Elisabette Alves de Sousa, da Escola Municipal Paulo Freire, segunda colocada na competição, afirmou que o maior prêmio é contribuir para que os estudantes compreendam a importância de preservar as manifestações culturais para além da disputa. “Já fomos campeões por dois anos, ficamos em segundo neste ano, mas entendemos que o maior prêmio é valorizar a cultura e mostrar aos nossos alunos que a competição é importante, mas participar e preservar as tradições é ainda mais”, revelou.

A técnica de enfermagem Maria Deuza Oliveira, moradora de Imperatriz há 42 anos, acompanhou as apresentações e elogiou a qualidade dos espetáculos, ressaltando a valorização da realidade e das tradições do povo maranhense. “Todas as apresentações foram lindas, mas gostei muito da quadrilha que falou sobre o açaí, porque retrata a nossa realidade. Amo esse período junino e estou achando tudo maravilhoso. As apresentações mostram a realidade do povo do interior, uma cultura que muitas vezes não recebe a valorização que merece. Eventos como esse são fundamentais. É importante ver a Prefeitura promovendo momentos que valorizam nossa cultura e aproximam o poder público da população. Isso demonstra cuidado não apenas com a infraestrutura da cidade, mas também com as pessoas e com a nossa identidade cultural”, afirmou.

Entre luzes, figurinos e coreografias, a Rede Municipal evidenciou a força da educação quando ela dialoga com a arte e com as tradições. Vejam as escolas participantes nas duas primeiras noites do Arraiá da Prefs e suas apresentações:

  • Escola Municipal Santos Dumont - “Quadros Vivos: Iracema, o Amor que Floresceu na Terra”;
  • Escola Municipal Paulo Freire - “Círio de Nazaré: Entre Promessas e Destinos”;
  • Escola Municipal Maria das Neves - “Maria Francisca do Lindô: Luz no Céu e Cultura na Terra”;
  • Escola Municipal Afonso Pena - “Entre Amor e Tradição: a História de um Povo com Sabor Junino e Gosto de Açaí”;
  • Escola Municipal Maria Evangelista - “Pérola Negra: A Cor que Dança Nossa História”;
  • e, em participação especial, a Escola Municipal Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho - “Da Cultura Nordestina à Identidade Surda: Libras que Conecta Histórias”;
  • Escola Municipal Castro Alves I - “O Leilão da Última Gota d’Água”.

No tablado, cada apresentação evidenciou a potência do trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas, que transformaram pesquisa, vivências e tradições em espetáculos carregados de identidade, sensibilidade e significado cultural.

Codó: time de Chiquinho FC nas eleições de 2026 é apresentado

 

O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), reuniu autoridades municipais, lideranças políticas e apoiadores em um encontro realizado em sua residência para apresentar oficialmente os pré-candidatos que contarão com o apoio de seu grupo político nas eleições de 2026.

Durante seu discurso, Chiquinho FC destacou a importância do momento político e ressaltou as ações, investimentos e benefícios destinados a Codó por meio da atuação de cada um dos pré-candidatos apresentados. Segundo o prefeito, o apoio às candidaturas representa uma estratégia para fortalecer a representatividade do município nas esferas estadual e federal.

Foram apresentados como pré-candidatos apoiados pelo grupo:

•       Luís Inácio Lula da Silva (PT) – Presidente da República;
•       Juscelino Filho (PSDB-MA) – deputado federal;
•       André Fufuca (PP-MA) – deputado federal e pré-candidato ao Senado;
•       Francisco Nagib (MDB) – deputado estadual;
•       Weverton Rocha – senador;
•       Orleans Brandão (PDT) – pré-candidato ao Governo do Maranhão.

O encontro também serviu para reforçar o alinhamento entre as lideranças presentes e consolidar a base política que deverá atuar durante o período pré-eleitoral, com foco na ampliação do apoio às candidaturas apresentadas e na defesa de projetos considerados importantes para o desenvolvimento de Codó.

A expectativa do grupo é intensificar as articulações nos próximos meses, promovendo novos encontros e ampliando o diálogo com lideranças comunitárias e a população do município.

‘Vencemos a perseguição’, diz Wellington ao destacar vitória do povo no TSE

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou, nesta sexta-feira (26), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e manteve os mandatos dos deputados estaduais Wellington do Curso (PSD) e Fernando Braide (Solidariedade). Por 4 votos a 3, a Corte Superior afastou a acusação de fraude à cota de gênero envolvendo a chapa do então Partido Social Cristão (PSC) nas eleições de 2022.

Com a decisão, o TSE anulou o entendimento do TRE-MA, que havia reconhecido a suposta irregularidade, determinado a anulação dos votos obtidos pela legenda e, consequentemente, a cassação dos mandatos conquistados pelo partido na eleição proporcional.

Após o julgamento, Wellington do Curso comemorou o resultado e classificou a decisão como uma vitória da Justiça e da população maranhense. “Com a bênção de Deus, vencemos a perseguição. A vitória foi do povo do Maranhão, que é o verdadeiro dono do mandato. Tentaram nos calar e interromper um trabalho sério, corajoso, independente e comprometido com a população, mas a Justiça prevaleceu”, declarou.

O parlamentar também afirmou que seguirá exercendo o mandato com a mesma postura de fiscalização e defesa dos interesses da população. “Recebo essa decisão com muita gratidão a Deus e ao povo do Maranhão, que sempre acreditou na verdade. Seguiremos firmes, com ainda mais responsabilidade, fiscalizando, cobrando, denunciando, defendendo os direitos dos maranhenses e honrando cada voto de confiança que recebemos nas urnas”, acrescentou.

Agora filiado ao PSD, partido presidido no Maranhão pelo ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, Wellington do Curso afirmou que continuará sua atuação parlamentar enquanto se prepara para disputar a reeleição em 2026.

Fred Campos lança Maedja Campos como pré-candidata a deputada estadual

 

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, anunciou nesta sexta-feira (26), por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, a pré-candidatura da esposa, Maedja Campos, ao cargo de deputada estadual nas eleições de 2026. O anúncio marca a entrada oficial de Maedja na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ao lado da esposa, Fred Campos afirmou que a decisão foi tomada após um período de oração, diálogo com a família, lideranças políticas e ouvindo a população. Segundo o prefeito, lançar Maedja para esse novo desafio representa uma das decisões mais importantes de sua vida.

“Depois de muita oração, de conversar com Deus, com a nossa família, amigos, lideranças e de ouvir a população de Paço, tomei uma decisão que nasce do coração e do compromisso com as pessoas. Estou lançando a minha esposa, Maedja Campos, como pré-candidata a deputada estadual do Maranhão. Maedja é uma mulher forte, dedicada, mãe, esposa e alguém que, todos os dias, tem demonstrado seu amor pelo próximo através do trabalho e do cuidado com quem mais precisa. Tenho orgulho de caminhar ao lado dela e acredito que essa é a hora de ampliar esse trabalho para todo o Maranhão. Que Deus continue guiando os nossos passos nessa nova missão. Vamos em frente.”, declarou.

Maedja Campos agradeceu a confiança depositada em seu nome e afirmou que encara a missão como um chamado para ampliar o trabalho que já desenvolve ao lado das famílias maranhenses.

“Aceito esse desafio com o coração cheio de gratidão e a certeza de que servir às pessoas é o meu propósito. Cada família que abracei, cada mulher que acolhi e cada criança que conheci fortaleceram ainda mais a minha vontade de continuar fazendo o bem. Quero seguir trabalhando pelas mulheres, pelas crianças, pelas famílias e por todos que acreditam que a boa política nasce do cuidado, da sensibilidade e do compromisso com quem mais precisa.”, afirmou.

Conhecida por sua atuação em projetos sociais e ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade, Maedja Campos tem acompanhado de perto as políticas públicas desenvolvidas em Paço do Lumiar, especialmente nas áreas de assistência social, proteção à mulher, primeira infância e fortalecimento da família.

Filiada ao PDT, Maedja chega como um dos principais nomes do partido para a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Sua pré-candidatura reúne o apoio de lideranças políticas e de grupos que acompanham sua atuação social no município.

Com o anúncio, Fred Campos e Maedja Campos iniciam uma nova etapa de sua trajetória política, defendendo a ampliação de um projeto baseado no cuidado com as pessoas, no diálogo e no compromisso com o desenvolvimento do Maranhão.

Mical Damasceno denuncia perseguição religiosa na SMTT de São Luís

 

A deputada estadual Mical Damasceno utilizou suas redes sociais para fazer uma grave denúncia contra a Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

De acordo com a parlamentar, o órgão municipal estaria promovendo uma “perseguição da fé” ao restringir atividades evangelísticas na capital maranhense.

Segundo o relato, diversos pastores a procuraram para denunciar que a SMTT tem negado sistematicamente a liberação de espaços públicos para cultos e pregações. Ofícios enviados à secretaria solicitando autorização para a realização de atos nos Terminais de Integração e em grandes avenidas da cidade estariam sendo recusados. Mical Damasceno destacou ainda que, quando há liberação para eventos em praças públicas, o processo ocorre com extrema dificuldade.

“A liberdade religiosa é um direito garantido pela Constituição e deve ser respeitada. Evangelizar é exercer a fé de forma pacífica e levar uma mensagem de esperança à sociedade.”

Além das denúncias de intolerância institucional, a deputada gravou um pronunciamento em vídeo de dentro de um veículo, alegando ter tido o seu próprio direito de ir e vir cerceado nas dependências da SMTT.

Mical afirmou que se deslocou até a secretaria para cobrar esclarecimentos sobre os pedidos negados aos pastores. Contudo, ao começar a gravar um vídeo nas dependências do órgão, funcionários teriam tentado impedi-la. De acordo com o seu relato, os portões da secretaria foram fechados para evitar a saída do seu automóvel, fazendo com que ela permanecesse retida no local por mais de duas horas — das 17h até por volta das 19h30.

Imagens gravadas no período mostram uma forte mobilização de agentes de trânsito e viaturas no pátio da SMTT.

A deputada direcionou as críticas diretamente à secretária da pasta, Manuella Fernandes, sinalizando que a conduta da secretária refletiria um endosso direto da gestão do executivo municipal. A parlamentar encerrou o protesto garantindo que continuará atuando firmemente na Assembleia Legislativa em defesa do segmento evangélico e dos direitos constitucionais de liberdade de culto.

SMTT contesta Mical e aponta invasão de área restrita em São Luís

 

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT) emitiu uma nota oficial para apresentar sua versão dos fato no episódio envolvendo a deputada estadual Mical Damasceno nas dependências do órgão.

O posicionamento do município traz uma versão divergente da apresentada pela parlamentar, apontando irregularidades na entrada da deputada e na conduta do motorista do veículo.

Segundo a nota da SMTT, o incidente ocorreu na tarde de sexta-feira (26), logo após o encerramento do expediente administrativo regular. A secretaria afirma que a deputada Mical Damasceno ingressou em uma área restrita da instituição sem realizar qualquer registro formal prévio.
O órgão ressaltou ainda que a parlamentar não apresentou documentos que justificassem ou identificassem o motivo da sua ida à secretaria naquele horário e que ela realizou filmagens sem autorização prévia no local.

O ponto mais crítico levantado pela administração municipal diz respeito à conduta do motorista que transportava a deputada. De acordo com a SMTT, logo após a entrada do automóvel na área interna, o condutor realizou manobras consideradas perigosas no pátio, colocando em risco a integridade física de servidores públicos que estavam em pleno exercício de suas funções.

A permanência do carro no local — descrita pela deputada como um cerceamento de seu direito de ir e vir — foi justificada pela SMTT como um procedimento de fiscalização padrão motivado pela recusa de colaboração. A secretaria esclareceu que o condutor negou-se a apresentar sua documentação pessoal e os documentos do veículo. Por essa razão, o carro ficou retido nas dependências até que as exigências legais fossem cumpridas. A liberação dos envolvidos ocorreu imediatamente após a regularização da situação.

Diante do comportamento registrado no pátio, os Agentes de Trânsito que presenciaram o ocorrido lavraram um Auto de Infracção de Trânsito fundamentado no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que penaliza a utilização de veículo para demonstração ou exibição de manobra perigosa.

A SMTT concluiu o comunicado oficial reforçando que todos os procedimentos adotados seguiram estritamente a legislação vigente e reiterou que o órgão municipal permanece aberto ao diálogo institucional, desde que este ocorra de forma pacífica e por meio dos canais oficiais de comunicação.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html