quinta-feira, 25 de junho de 2026

Arari divulga programação oficial dos 162 anos com entregas, inaugurações e shows

 

A Prefeitura de Arari divulgou a programação oficial das comemorações pelos 162 anos de emancipação política do município, celebrados neste sábado (27). A agenda reúne inaugurações, entrega de veículos e equipamentos, assinatura de ordens de serviço, atividades culturais e apresentações musicais ao longo de três dias.

As atividades começam nesta quinta-feira (25), às 8h, com a implantação da Farmácia Viva Municipal na Unidade Básica de Saúde João Gregório. Às 16h30, a Praça Matriz será palco do Grande Encontro dos Grupos Arari em Movimento.

Na sexta-feira (26), às 8h, está prevista a visita ao novo setor de Fisioterapia do Centro de Reabilitação, com entrega de novos equipamentos e materiais. Às 17h, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde do povoado Aranha.

O sábado (27), data do aniversário da cidade, terá início às 6h, com uma alvorada no Cais da Alegria ao som das bandas do município. Em seguida, às 7h, será realizado um café da manhã na Feira do Produtor de Arari.

Às 8h, a programação prevê a entrega de uma retroescavadeira para a Secretaria de Obras, um ônibus escolar para a Educação e um micro-ônibus destinado à Saúde. Também serão assinadas ordens de serviço para a construção da Rampa do Surf, pavimentação da Rua Manoel João e obras de concretagem nos bairros Roseana Sarney e Tamarindeiro.

Encerrando as comemorações, a Praça do Folclore receberá uma programação de shows a partir das 22h30, com apresentações de Sandro Oliver, Manim Vaqueiro e Robson Rubem.

Ao anunciar a programação, a Prefeitura destacou que as celebrações marcam os 162 anos de história de Arari e convidou a população a participar da festa, ressaltando o objetivo de celebrar o passado, valorizar o presente e projetar um futuro de desenvolvimento para o município.

São João da Alegria tem início com cultura e tradição em nove arraiais de Ribamar

 

A temporada mais esperada pelos amantes da cultura popular já começou em São José de Ribamar. Nesta terça-feira, o São João da Alegria deu início à programação junina do município, levando música, dança e tradição para nove arraiais espalhados pela cidade.

A abertura contou com apresentações culturais e a participação de grupos ribamarenses, valorizando os artistas locais e fortalecendo as tradições juninas da cidade.

Os espaços foram preparados para receber o público com segurança e estrutura adequada, garantindo um ambiente familiar para quem decidiu prestigiar a festa.

A programação segue até o dia 29 de junho, com atrações distribuídas nos nove arraiais do município.

Conferência Municipal de Saúde em Ribamar Fiquene fortalece participação popular no SUS



A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, promoveram a pré-conferência municipal de saúde na tarde de terça-feira (23), com o objetivo de ouvir agentes da saúde sobre os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do município, e levantar propostas de melhorias para os próximos anos.

Antes da conferência, aconteceram as pré-conferências de saúde, com reuniões nas comunidades, bairros e unidades de saúde. Nelas, os moradores apresentaram suas sugestões. As propostas serão levadas para a XV Conferência Municipal de Saúde que acontece nesta sexta-feira (26), a partir de 7h no Auditório da Prefeitura de Ribamar Fiquene.

O secretário municipal de Saúde, Emerson Júnior destaca a importância do encontro realizado na terça-feira, com participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lohana Soares, e a palestrante da Conferência, Luciana Trabulsi que avaliaram e identificaram as propostas dos eixos temáticos que serão discutidos nesta Conferência Municipal de Saúde, para definir soluções de forma coletiva.

A pré-conferência e a Conferência oficial que será realizada na manhã desta sexta-feira, representam um espaço democrático de escuta e construção coletiva, fortalecendo a participação social e garantindo mais transparência nas decisões da saúde pública. Lohana Soares destaca o tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, com a participação popular e vai garantir que o SUS seja construído de forma coletiva, democrática e voltada para as necessidades reais da população fiquenense. É a oportunidade de apresentar propostas, cobrar melhorias e ajudar a construir um sistema de saúde mais justo e de qualidade, por meio do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que vão orientar as ações e prioridades da saúde em Ribamar Fiquene.

Ribamar Fiquene: Prefeitura antecipa em cinco dias o pagamento de salários de junho



Servidores municipais de Ribamar Fiquene recebem antecipadamente os salários do mês de junho/2026, nesta sexta-feira (26). A informação é do secretário de Economia e Finanças, Juvenal Sousa que afirma que os proventos dos efetivos e ativos estarão disponíveis a partir das primeiras horas da manhã. A antecipação de pagamentos do mês de exercício, tem sido uma determinação da gestão do prefeito Cociflan Silva, que desta vez antecipa em cinco dias. 

Para o prefeito Cociflan principal recurso de uma gestão são seus colaboradores. Ele ressalta que mesmo com todos os desafios enfrentados, prioriza o cumprimento dos serviços essenciais e o pagamento em dia, dos servidores que se dedicam profissionalmente a servir a população de Ribamar Fiquene.

De acordo com os secretários de Economia e Finanças, Juvenal Sousa e o secretário de Administração e Planejamento, Luís Sabino, o pagamento do mês de junho, reforça a valorização dos servidores na gestão do prefeito Cociflan Silva que envida esforços ainda maior para garantir o pagamento antecipado cinco dias. A medida parece simples, mas significa muito aos trabalhadores, além de impulsionar a economia do município.

Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026

 

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central (BC) elevou de 1,6% para 2% a projeção de crescimento da economia em 2026. Em seu Relatório de Política Monetária, divulgado nesta quinta-feira (25), a autarquia destaca a surpresa positiva no resultado do Produto Interno Bruto (PIB – soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país) do primeiro trimestre e a melhora nas perspectivas para a agropecuária e a indústria extrativa.

No primeiro trimestre de 2026, a economia do país cresceu ​1,1% na comparação com o último trimestre de 2025, com expansão nos três grandes setores da economia – agropecuária, indústria e serviços. Diante do resultado, de acordo com o BC, as estimativas para os três setores foram elevadas, bem como para a demanda interna, de consumo das famílias e investimentos por parte de empresários.

“A revisão também reflete a expectativa de maior dinamismo da demanda interna e dos setores mais sensíveis ao ciclo econômico, em grande parte associada a estímulos de natureza fiscal e creditícia”, diz o BC no relatório.

“Em sentido oposto, a expectativa de trajetória mais elevada para as taxas de juros tende a mitigar esse impulso”, acrescentou.

O relatório do BC apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para a definição da taxa básica de juros, a Selic, e avalia a evolução recente e as perspectivas da economia, especialmente as projeções de inflação. A Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle.

De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom iniciou o corte dos juros em março, num cenário de queda da inflação. No entanto, a guerra no Oriente Médio, que se refletiu no aumento dos preços de combustíveis e de alimentos, dificultou a queda da taxa em ritmo mais elevado.

Na última reunião, semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual – para 14,25% ao ano – pela terceira vez seguida, apesar das tensões em torno do fim da guerra.

A autoridade monetária ainda pondera que permanecem as incertezas sobre os efeitos dos conflitos no ambiente doméstico.

“Embora seus efeitos mais evidentes sobre a economia brasileira até o momento tenham se concentrado nos preços [especialmente combustíveis e alimentos], o conflito no Oriente Médio também eleva a incerteza em torno das projeções de crescimento”, explicou.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária. O resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.

PoderData/Aya aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro

 

Levantamento divulgado pelo instituto PoderData/Aya mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem em situação de empate técnico tanto no primeiro quanto no segundo turno da disputa pela Presidência da República em 2026. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de junho, ouvindo 2.400 eleitores em 617 municípios de todas as unidades da Federação.

Na simulação de segundo turno, Lula registra 46% das intenções de voto, contra 43% de Flávio Bolsonaro. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois pré-candidatos estão tecnicamente empatados. Em relação ao levantamento anterior, divulgado no fim de maio, o cenário permaneceu praticamente inalterado: Lula manteve os mesmos 46%, enquanto Flávio oscilou um ponto percentual para cima, dentro da margem de erro.

O instituto também simulou disputas de segundo turno entre Lula e outros possíveis adversários. Nos cenários contra Ronaldo Caiado (PSD), Joaquim Barbosa (Democracia Cristã) e Romeu Zema (Novo), o presidente também aparece em empate técnico. Apenas na simulação diante de Renan Santos (Missão), Lula abre vantagem além da margem de erro.

No cenário de primeiro turno, Lula lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 36%, diferença que também configura empate técnico. Na sequência aparecem Renan Santos e Ronaldo Caiado, ambos com 4%. Romeu Zema, Augusto Cury (Avante) e Joaquim Barbosa registram 3% cada. Os percentuais permaneceram estáveis em relação à pesquisa anterior.

Os dados estratificados mostram diferenças relevantes entre os perfis dos eleitores. No segundo turno, Lula tem desempenho mais forte entre as mulheres, alcançando 50% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro. Entre os homens, o senador lidera com 48%, enquanto o presidente soma 41%.

Regionalmente, Lula concentra sua maior vantagem no Nordeste, onde registra 53% das intenções de voto no segundo turno. Já Flávio Bolsonaro apresenta seu melhor desempenho no Centro-Oeste, com 52%. No primeiro turno, o petista também lidera entre os eleitores nordestinos e entre aqueles com escolaridade até o ensino fundamental, enquanto o senador do PL obtém melhor desempenho entre os entrevistados com ensino médio.

O levantamento também investigou os fatores que mais influenciam a escolha do voto. Para 29% dos entrevistados, a principal razão é a posição política do candidato. Outros 18% afirmaram que a decisão é motivada principalmente pela rejeição aos demais concorrentes.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas utilizando o sistema URA (Unidade de Resposta Audível), no qual os entrevistados respondem às perguntas por meio do teclado do telefone. O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais, intervalo de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05722/2026. O levantamento foi financiado com recursos próprios do PoderData, empresa do grupo Poder360, em parceria de divulgação com o Aya Bancah.

Morre aos 75 anos o ex-radialista maranhense Robson Neri, o “Garoto do Bigode”

 

Morreu no início da tarde desta quinta-feira (25), aos 75 anos, o ex-radialista e comerciante Sebastião Edson de Paula Neri, conhecido em todo o Nordeste como Robson Neri, ou simplesmente “Garoto do Bigode”. Ele estava internado havia cerca de 30 dias em um hospital localizado no bairro do Olho d’Água, em São Luís, após complicações decorrentes de um grave problema neurológico que evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A confirmação da morte foi feita pela esposa, Zenaide, e pelos filhos, Jefferson e Katiuscia, que vieram de Brasília para acompanhar o pai. Robson já havia enfrentado sérios problemas de saúde entre 2019 e 2020, quando precisou ser internado na capital maranhense, mas conseguiu se recuperar. Desta vez, porém, não resistiu após o agravamento do quadro clínico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Figura marcante da comunicação maranhense, Robson Neri viveu o auge da carreira entre as décadas de 1970 e 1990, destacando-se como um dos principais narradores esportivos da região e chegando a comandar a equipe de esportes da extinta Rádio Ribamar AM. Conhecido pela baixa estatura, personalidade extrovertida e pelo inseparável bigode, transformou o apelido “Garoto do Bigode” em uma marca reconhecida pelo público.

Em 1990, decidiu deixar o rádio após desavenças nos bastidores das emissoras e passou a empreender no comércio. Inicialmente, abriu uma lanchonete na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, onde por 26 anos vendeu pizzas acompanhadas de caldo de cana. Nos últimos anos, adaptou o negócio para o comércio ambulante, percorrendo avenidas e mercados da capital em um veículo adaptado para a venda de caldos e coxinhas, mantendo o carisma que o tornou popular entre os clientes.

PL de Othelino busca ampliar transparência e controle social na rede pública de saúde

 

O deputado estadual Othelino Neto (PSB) anunciou, na sessão desta quinta-feira (25), que apresentou um Projeto de Lei que pretende ampliar a transparência na saúde pública maranhense por meio da divulgação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta determina a publicação e atualização, na internet, das listas de pacientes que aguardam consultas especializadas, exames, cirurgias e outros procedimentos na rede pública estadual.

De acordo com o texto, os cidadãos poderão acompanhar informações como a data da solicitação do atendimento, a posição ocupada na fila, o tipo de procedimento solicitado e a estimativa de prazo para realização. A medida também alcança unidades conveniadas e demais prestadores de serviços que recebem recursos públicos.

O projeto estabelece que a divulgação dos dados deverá respeitar a privacidade dos pacientes, que serão identificados apenas pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF. Além disso, o gestor do SUS deverá observar a ordem de inscrição para os atendimentos, exceto nos casos de urgência e emergência.

Na justificativa da proposta, Othelino destaca que a falta de transparência nas filas gera insegurança para os usuários e pode favorecer irregularidades, como os chamados “fura-filas”. O parlamentar argumenta que a medida fortalece o controle social, amplia a fiscalização dos serviços públicos e contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos da saúde.

A iniciativa tem como referência modelo já adotado em Santa Catarina, considerado exemplo de transparência na área da saúde, permitindo que pacientes consultem sua posição na fila de espera de forma simples e acessível. Se aprovado, o projeto entrará em vigor após 120 dias da publicação da lei.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

CRAS Itinerante leva atendimentos socioassistenciais ao bairro Vila Davi II nesta sexta-feira (26)

 

Serviço inclui atividades do SCFV voltadas a crianças, jovens, adultos e idosos
CRAS Itinerante leva atendimentos socioassistenciais ao bairro Vila Davi II nesta sexta-feira (26)

 Ações buscam ampliar o acesso da assistência social nos bairros de Imperatriz (Foto: Divulgação/SEDES)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), realiza nesta sexta-feira (26) mais uma edição do CRAS Itinerante no bairro Vila Davi II. A ação acontece das 8h às 10h, na Padaria da Vila Davi II. O serviço leva às comunidades atendimentos socioassistenciais, orientações e atualização de cadastros, com foco em territórios que apresentam maior distância ou dificuldade de acesso às unidades fixas.

Nesta edição, serão ofertadas especialmente atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que integra a política de assistência social. O SCFV é um serviço voltado à realização de atividades em grupo com diferentes faixas etárias e tem como objetivo ampliar a convivência familiar e comunitária, além de prevenir situações de vulnerabilidade social por meio de oficinas, rodas de conversa e ações coletivas.

Segundo a secretária da SEDES, Karollyne Milhomem, o planejamento das ações considera as características de cada território e as dificuldades de acesso da população aos serviços. “A SEDES prioriza a ampliação do acesso da população aos serviços da assistência social, especialmente nos territórios mais distantes ou com maior dificuldade de deslocamento. Por isso, o CRAS Itinerante é planejado para levar a equipe até essas comunidades, garantindo atendimento mais próximo das famílias”.

Ela acrescenta que os atendimentos envolvem diferentes serviços da assistência social, como o Cadastro Único, o Programa Criança Feliz e o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), além de outras ações de acompanhamento das famílias. O planejamento leva em conta a identificação de públicos em situação de maior vulnerabilidade nos territórios, como pessoas idosas e jovens com dificuldade de acesso aos serviços.

A coordenadora do CRAS Bacuri, Andréia Castro, também destaca os impactos do serviço. “O SCFV proporciona acolhimento, convivência, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de promover a participação social, desenvolvimento de habilidades, autonomia, troca de experiências e prevenção de situações de vulnerabilidade para crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. As ações itinerantes têm possibilitado maior aproximação com a comunidade, ampliação do acesso ao serviço e identificação das necessidades das famílias nos territórios”.

O CRAS Itinerante tem ampliado o acesso da população aos serviços da assistência social nos territórios atendidos. Neste ano, já foram realizadas oito edições, com cerca de 50 atendimentos em cada uma, totalizando aproximadamente 400 pessoas assistidas. As ações aconteceram nos bairros Vila Davi, Itamar Guará e Colinas Park.

Para a população que deseja atualizar o cadastro ou se inscrever nos serviços, os atendimentos podem ser realizados nos CRAS do município. O CRAS Bacuri fica localizado na Rua 04, Quadra 603, Casa 10, no Parque Buriti, próximo à Escola Tiradentes II. O CRAS Bom Jesus está situado na Avenida Principal, nº 115, no bairro Dom Afonso Fellipe Gregory. Já o CRAS Cafeteira funciona na Avenida Liberdade, nº 17, na Vila Ipiranga.

O CRAS Santa Lúcia atende na Avenida Principal, s/n, no Recanto Universitário. O CRAS Santa Rita está localizado na Rua H, nº 04, no bairro Santa Rita. No povoado Coquelândia, o atendimento ocorre no CRAS Coquelândia, na Avenida João XXIII, nº 50.

Imperatriz disponibiliza nova modalidade para pagamento de tributos e taxas

 

Contribuintes podem quitar débitos municipais por cartão de crédito, com opção de parcelamento conforme as condições da operadora
Imperatriz disponibiliza nova modalidade para pagamento de tributos e taxas

 Pagamento por cartão de crédito já está disponível para contribuintes que desejam regularizar pendências junto ao município (Foto: Ana Maria Nascimento)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), disponibilizou uma nova forma de pagamento para os contribuintes do município. A partir de agora, débitos municipais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Sobre Serviços (ISS) e outras taxas, podem ser quitados por meio de cartão de crédito.

Até então, os pagamentos eram realizados exclusivamente por boleto bancário. Com a nova modalidade, os contribuintes passam a contar com mais uma alternativa para regularizar pendências junto ao município, podendo efetuar o pagamento à vista ou parcelar o valor diretamente no cartão de crédito, conforme as condições oferecidas pela operadora.

O secretário da Sefazgo, Rafael Lucena, disse que a medida amplia as opções disponíveis para quem precisa quitar débitos municipais. “Anteriormente, ele precisava ter dinheiro em espécie para quitar a dívida e dar entrada em um parcelamento. Agora, com o cartão de crédito, ganha mais prazo, porque utiliza o próprio cartão e consegue se regularizar junto à Sefazgo. Dessa forma, o contribuinte pode ser contemplado com possíveis descontos quando houver campanhas. Ele terá a opção de pagar a cota única, aproveitando o desconto existente, mas utilizando o parcelamento oferecido pelo próprio cartão de crédito”, explica.

A nova ferramenta facilita o acesso aos serviços tributários e oferece mais flexibilidade para a quitação de débitos. Segundo a secretaria, a implantação da modalidade atende a uma demanda já apresentada por contribuintes em campanhas anteriores de negociação.

“Era uma demanda latente da população, que, em toda campanha de parcelamento, buscava por esse meio de pagamento. Alinhado às práticas já adotadas em diversos municípios do país, Imperatriz identificou essa necessidade e se adequou a essa nova modalidade de pagamento. O benefício traz mais segurança, formalidade e uma alternativa de parcelamento para débitos que, em determinadas situações, não teriam acesso ao parcelamento convencional. O contribuinte paga a dívida e parcela diretamente no cartão de crédito”, explica Rafael Lucena.

Com a implementação do pagamento via cartão, os contribuintes passam a contar com mais opções para regularização fiscal, além da possibilidade de organizar o pagamento dos débitos de acordo com as condições disponibilizadas pelas administradoras de cartão.

MP não participa de audiência sobre impactos de aterro sanitário em Rosário

 

Ausência de representantes do Parquet expôs algumas omissões em uma ação judicial que segue sem desfecho há quase dois anos

Uma audiência pública promovida no último dia 18 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rosário discutiu os impactos causados pelo aterro sanitário da Titara, com destaque para o incômodo do mau cheiro que tem afetado os moradores da região.

A ausência do Ministério Público em um debate considerado crucial para o município rosariense chamou a atenção dos participantes. Além disso, foi destacado que, mesmo após a morte de três trabalhadores em anos anteriores, não houve qualquer denúncia ou responsabilização dos envolvidos. No decorrer do encontro, foi destacado que o MP do Trabalho apontou a existência de 20 irregularidades relacionadas ao caso.

Outro aspecto é o fato de o Ministério Público ter ajuizado uma ação civil pública contra a Titara que, até o momento, permanece sem desfecho. De acordo com relato de moradores da comunidade, os prazos sucessivos e as tentativas de conciliação com a empresa já se estendem por quase dois anos, enquanto os populares continuam enfrentando as consequências dos problemas originados pelo aterro.

A situação trouxe novamente à tona questionamentos sobre o desempenho dos órgãos responsáveis, intensificando a pressão por respostas e medidas concretas que atendam às necessidades da população rosarense.

Por conta disso, entidades que representam as famílias da região ou que atuam na defesa do Meio Ambiente avaliam a possibilidade de levar o caso à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), buscando que sejam adotadas medidas referentes à conduta dos representantes ministeriais que atuam no município.

Aos 96 anos, Sarney vive em refúgio localizado na área nobre de Brasília

 

Longe dos holofotes da política nacional, o ex-presidente do Brasil, José Sarney, de 96 anos, mantém sua residência em um dos endereços mais prestigiados de Brasília. Localizado no Lago Sul, o imóvel está em uma região nobre marcada por ruas arborizadas, ampla oferta de áreas verdes e propriedades de alto padrão que atraem figuras influentes da vida pública brasileira.

O imóvel está em um dos bairros mais valorizados do Distrito Federal, conhecido pela combinação de privacidade, segurança e localização privilegiada às margens do Lago Paranoá. Ao longo dos anos, a região se consolidou como um dos principais redutos de políticos, diplomatas e empresários da capital. Saiba mais sobre o imóvel e detalhes da trajetória do político.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Poder360, em março de 2025, José Sarney abriu as portas de sua residência, em Brasília, para uma conversa com o mesmo veículo. Já o Correio Braziliense noticiou que o ex-presidente tem uma propriedade localizada no Lago Sul, área nobre de Brasília.

A residência de José Sarney foi cenário de um momento de abertura ao público. À época, o ex-presidente recebeu amigos para uma comemoração em sua propriedade e mostrou detalhes do imóvel onde vive na capital federal.

Verdadeiro refúgio
Lago Sul é um dos bairros mais nobres e valorizados de Brasília. Localizado às margens do Lago Paranoá, o endereço é conhecido pelas amplas áreas residenciais, mansões de alto padrão e pela presença de políticos, empresários, diplomatas e personalidades de destaque.

Além da tranquilidade e da forte presença de áreas verdes, a região reúne alguns dos imóveis mais exclusivos do Distrito Federal. A combinação de privacidade, segurança e localização privilegiada faz do Lago Sul um dos locais mais desejados para se viver na capital brasileira.

José Sarney foi presidente do Brasil de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990. Ele assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves. Como vice-presidente eleito, o político tomou posse e se tornou o primeiro presidente do período da redemocratização brasileira.

Além da atuação política, Sarney também desempenhou projetos na literatura, com obras publicadas em diferentes gêneros e participação em instituições culturais brasileiras. Ao longo de décadas de vida pública, tornou-se uma figura bastante conhecida no cenário da política nacional. José acompanhou de perto momentos decisivos da história democrática brasileira. (Caras)

TSE manda Gleisi, Lindbergh e Boulos apagarem posts contra Flávio Bolsonaro

 

A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, em decisão liminar nesta segunda-feira (22), a remoção de vídeo e imagens veiculados por diversos perfis em redes sociais que associam o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro à operação da Polícia Federal denominada “Unha e Carne”. As postagens também vinculam o político ao crime organizado e a facções criminosas, em especial o Comando Vermelho.

A decisão foi dada na análise de representação eleitoral apresentada pelo Diretório Nacional do Partido Liberal (PL) contra Gleisi Helena Hoffmann, Lindbergh Farias, Guilherme Castro Boulos e Rogério Correia, bem como contra os responsáveis pelos perfis “PT na Câmara”, “Lula conta comigo”, “Brasil pra Frente”, “Anti Bolsonaro Real” e “Lázaro Rosa”, além de Aurilene Monteiro, empresária individual conhecida como “Gata Canhota”, apontada como responsável por perfil de pessoa jurídica em rede social.

No caso, o PL sustenta que o conteúdo publicado foi amplamente difundido em múltiplas plataformas digitais, alcançando elevado número de visualizações, compartilhamentos e interações, inclusive por perfis de grande alcance. Segundo o partido, as postagens teriam o objetivo de construir uma suposta “teia” criminosa, posicionando a imagem do pré-candidato no centro de investigações alheias, com potencial de induzir o eleitorado a erro.

Para a relatora, o conteúdo divulgado extrapola os limites da crítica política admissível, já que as publicações não se restringem à manifestação de opinião ou ao debate público sobre posições políticas. Segundo a ministra, as publicações constroem narrativa que associa o pré-candidato a organizações criminosas, inclusive o Comando Vermelho, sem indicação de qualquer dado concreto, investigação formal ou imputação jurídica que o vincule à operação policial.

De acordo com Estela Aranha, a jurisprudência do TSE é firme no sentido de que a liberdade de expressão no debate político não autoriza a divulgação de imputações graves sem comprovação mínima, sob pena de violação à honra e de comprometimento da normalidade e legitimidade do processo eleitoral.

“A imputação genérica de vínculos com o crime organizado, quando não amparada em dados concretos, caracteriza conteúdo gravemente desinformativo e ofensivo, apto a configurar propaganda eleitoral antecipada negativa”, destacou.

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.
“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

Gilmar Mendes defende extradição de Zambelli em novo pedido à Itália

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta terça-feira (23) à Advocacia-Geral da União (AGU) um documento no qual defende a extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil.

A manifestação será enviada à Justiça da Itália, que deve julgar nas próximas semanas o novo pedido do governo brasileiro para extraditar a ex-deputada.

Por ter dupla cidadania, a ex-parlamentar deixou o Brasil antes da execução das penas.

O caso envolve a segunda condenação de Zambelli. Em agosto do ano passado, o plenário da Corte condenou a ex-deputada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Mendes é o relator do caso.

Zambelli foi acusada de perseguir o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

No documento enviado à AGU, Gilmar diz que a condenação de Zambelli ocorreu por decisão do plenário da Corte e destacou que não houve nulidades processuais.

O ministro também ofereceu garantias processuais de praxe à Itália e informou que, se for extraditada, Zambelli ficará presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, local que possui instalações em boas condições.

*15 ANOS DEPOIS:* *Prefeito Cociflan desencanta a obra inacabada da Creche e Escola Infantil da Vila Mariana*




Na manhã desta quarta-feira (24), é quebrado o atraso de 15 anos da obra inacabada da Creche e Escola Infantil localizada na Rua Pernambuco, bairro Vila Mariana, em Ribamar Fiquene.

Desde que foi eleito e tomou posse em 2021, que o prefeito Cociflan Silva começou a luta para destravar as amarras do projeto junto ao Ministério da Educação, para retomar a construção desta importante unidade escolar de Ribamar Fiquene. A obra desta Creche foi iniciada em 2011, e por todo este tempo abandonada.

Cociflan Silva, a secretária de Educação, Hélia Maria e o Procurador do Município, Daniel Amarante com apoio declarado do deputado federal Aluísio Mendes, destravaram os entraves que existiam e finalmente é retomada a obra de construção da Creche e Escola Infantil de Ribamar Fiquene, que deverá atender mais de 200 crianças de zero a 6 anos de idade.

terça-feira, 23 de junho de 2026

O HAMAS em um ato covarde se esconde atrás das crianças da Faixa de Gaza



Reprodução/crianças na fila da comida na Faixa de Gaza

A ONU relatar que 30% das mortes na Faixa de Gaza são de crianças, ela poderia também expor a verdade, que o HAMAS se esconde atrás de milhares de crianças palestinas, algo cruel, mas é a pura realidade e, a ONU, fica chutando números para o mundo, querendo enganar as nações e jogar a culpa no colo de Israel.

Todas as mentira e verdades que o mundo tem conhecimento, o Hamas tem controle sobre as informações e a propaganda, e elas, as imagens, são geralmente manipuladas pelo o HAMAS, como se fosse um filme de mau gosto.

Empreende Mulher: Bolo da Cidade inicia capacitação de 60 participantes em Imperatriz

 

Formação terá aulas de confeitaria, empreendedorismo, marketing e segue até o dia 3 de julho
Empreende Mulher: Bolo da Cidade inicia capacitação de 60 participantes em Imperatriz

 Participantes iniciam formação que antecede produção do Bolo dos 174 anos de Imperatriz (Foto: Santiago Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade (SEAC) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realizou nesta segunda-feira (22), no auditório do Aracati Office, na rua Urbano Santos, 155, a aula inaugural do projeto Empreende Mulher: Bolo da Cidade. A iniciativa reuniu as 60 mulheres selecionadas para participar da capacitação que faz parte da programação dos 174 anos do município.

Durante o encontro, as participantes receberam orientações sobre o cronograma do curso e acompanharam uma palestra sobre empreendedorismo. Entre os temas abordados estiveram estratégias de vendas, escolha dos canais de comercialização, construção de valor para os produtos e precificação. As aulas práticas começam nesta terça-feira (23) e serão realizadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A formação será dividida em três turmas e seguirá até o dia 3 de julho, quando acontece a formatura das participantes.

A secretária municipal de Adequação e Conformidade, Rosyvânia Mendes, destacou que o projeto é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e busca oferecer ferramentas para o início de novos empreendimentos. “O projeto é direcionado para mulheres em situação de vulnerabilidade e vai além da capacitação em um ofício específico, para que possam iniciar um novo negócio. Além disso, recebem os instrumentos e utensílios necessários para começar a atividade, criando condições para que possam desenvolver seus empreendimentos”.

A instrutora do curso, Iolanda Souza, explica que, além das técnicas de confeitaria, a formação também abordará conteúdos relacionados ao empreendedorismo. “Elas vão aprender técnicas de confeitaria, como preparo de massas, recheios e montagem de bolos. Também terão acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e marketing. É um período de aprendizado, mas também de troca de experiências e convivência entre mulheres”.

O objetivo é apresentar os fundamentos da área para que as participantes possam desenvolver suas habilidades ao longo da prática profissional. Além das atividades em sala de aula, as alunas participarão da produção do tradicional Bolo da Cidade, que será servido no dia 16 de julho, durante as comemorações pelos 174 anos de Imperatriz. Cada participante ficará responsável por uma parte da produção, que será posteriormente distribuída à população.

Entre as selecionadas está Fabiana Viana, que viu no projeto uma oportunidade de aprimorar conhecimentos em uma atividade que já desenvolve informalmente. “Sempre gostei da confeitaria e quero montar o meu próprio negócio. Tenho três filhos e procuro uma atividade que me permita trabalhar e, ao mesmo tempo, acompanhar mais de perto a rotina deles. Quando vi a divulgação do projeto, enxerguei uma oportunidade de me especializar e aprender mais sobre uma área com a qual já me identifico. E eu tenho dificuldades na hora de calcular os custos e definir o preço dos produtos. Muitas vezes compro os materiais e não consigo avaliar corretamente o retorno”.

Ela também destaca a importância de participar da produção do bolo comemorativo. “Participar da produção do Bolo da Cidade será muito importante para mim, porque vamos colocar em prática tudo o que aprendermos durante o curso. Além disso, é uma celebração do aniversário de Imperatriz, uma cidade da qual faço parte e pela qual tenho muito carinho”.

A microempreendedora Maria Sousa Soares Silva, de 52 anos, também faz parte de uma das turmas do projeto. Atualmente atuando no comércio de perfumes, sandálias e acessórios, ela vê na capacitação uma possibilidade de ampliar suas atividades. “Já trabalho com vendas em outra área, mas quero aprender a produzir bolos para comercializar em casa. Além de representar uma oportunidade de aumentar a renda, é uma forma de adquirir novos conhecimentos e me aperfeiçoar profissionalmente. A qualificação é importante porque nos ensina a produzir melhor, entender os processos e desenvolver a atividade com mais segurança. Minha intenção é começar aos poucos, atendendo as pessoas da minha comunidade”.

Ao final da formação, as participantes vão receber kits contendo equipamentos e utensílios básicos para auxiliar no desenvolvimento das atividades de confeitaria, como batedeira, formas, espátulas e fuê. O Empreende Mulher também desenvolve outras capacitações ao longo do ano, voltadas para diferentes períodos e oportunidades de geração de renda, como as ações realizadas na Páscoa e durante as festividades juninas.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html