quarta-feira, 24 de junho de 2026

*15 ANOS DEPOIS:* *Prefeito Cociflan desencanta a obra inacabada da Creche e Escola Infantil da Vila Mariana*




Na manhã desta quarta-feira (24), é quebrado o atraso de 15 anos da obra inacabada da Creche e Escola Infantil localizada na Rua Pernambuco, bairro Vila Mariana, em Ribamar Fiquene.

Desde que foi eleito e tomou posse em 2021, que o prefeito Cociflan Silva começou a luta para destravar as amarras do projeto junto ao Ministério da Educação, para retomar a construção desta importante unidade escolar de Ribamar Fiquene. A obra desta Creche foi iniciada em 2011, e por todo este tempo abandonada.

Cociflan Silva, a secretária de Educação, Hélia Maria e o Procurador do Município, Daniel Amarante com apoio declarado do deputado federal Aluísio Mendes, destravaram os entraves que existiam e finalmente é retomada a obra de construção da Creche e Escola Infantil de Ribamar Fiquene, que deverá atender mais de 200 crianças de zero a 6 anos de idade.

terça-feira, 23 de junho de 2026

O HAMAS em um ato covarde se esconde atrás das crianças da Faixa de Gaza



Reprodução/crianças na fila da comida na Faixa de Gaza

A ONU relatar que 30% das mortes na Faixa de Gaza são de crianças, ela poderia também expor a verdade, que o HAMAS se esconde atrás de milhares de crianças palestinas, algo cruel, mas é a pura realidade e, a ONU, fica chutando números para o mundo, querendo enganar as nações e jogar a culpa no colo de Israel.

Todas as mentira e verdades que o mundo tem conhecimento, o Hamas tem controle sobre as informações e a propaganda, e elas, as imagens, são geralmente manipuladas pelo o HAMAS, como se fosse um filme de mau gosto.

Empreende Mulher: Bolo da Cidade inicia capacitação de 60 participantes em Imperatriz

 

Formação terá aulas de confeitaria, empreendedorismo, marketing e segue até o dia 3 de julho
Empreende Mulher: Bolo da Cidade inicia capacitação de 60 participantes em Imperatriz

 Participantes iniciam formação que antecede produção do Bolo dos 174 anos de Imperatriz (Foto: Santiago Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade (SEAC) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realizou nesta segunda-feira (22), no auditório do Aracati Office, na rua Urbano Santos, 155, a aula inaugural do projeto Empreende Mulher: Bolo da Cidade. A iniciativa reuniu as 60 mulheres selecionadas para participar da capacitação que faz parte da programação dos 174 anos do município.

Durante o encontro, as participantes receberam orientações sobre o cronograma do curso e acompanharam uma palestra sobre empreendedorismo. Entre os temas abordados estiveram estratégias de vendas, escolha dos canais de comercialização, construção de valor para os produtos e precificação. As aulas práticas começam nesta terça-feira (23) e serão realizadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A formação será dividida em três turmas e seguirá até o dia 3 de julho, quando acontece a formatura das participantes.

A secretária municipal de Adequação e Conformidade, Rosyvânia Mendes, destacou que o projeto é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e busca oferecer ferramentas para o início de novos empreendimentos. “O projeto é direcionado para mulheres em situação de vulnerabilidade e vai além da capacitação em um ofício específico, para que possam iniciar um novo negócio. Além disso, recebem os instrumentos e utensílios necessários para começar a atividade, criando condições para que possam desenvolver seus empreendimentos”.

A instrutora do curso, Iolanda Souza, explica que, além das técnicas de confeitaria, a formação também abordará conteúdos relacionados ao empreendedorismo. “Elas vão aprender técnicas de confeitaria, como preparo de massas, recheios e montagem de bolos. Também terão acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e marketing. É um período de aprendizado, mas também de troca de experiências e convivência entre mulheres”.

O objetivo é apresentar os fundamentos da área para que as participantes possam desenvolver suas habilidades ao longo da prática profissional. Além das atividades em sala de aula, as alunas participarão da produção do tradicional Bolo da Cidade, que será servido no dia 16 de julho, durante as comemorações pelos 174 anos de Imperatriz. Cada participante ficará responsável por uma parte da produção, que será posteriormente distribuída à população.

Entre as selecionadas está Fabiana Viana, que viu no projeto uma oportunidade de aprimorar conhecimentos em uma atividade que já desenvolve informalmente. “Sempre gostei da confeitaria e quero montar o meu próprio negócio. Tenho três filhos e procuro uma atividade que me permita trabalhar e, ao mesmo tempo, acompanhar mais de perto a rotina deles. Quando vi a divulgação do projeto, enxerguei uma oportunidade de me especializar e aprender mais sobre uma área com a qual já me identifico. E eu tenho dificuldades na hora de calcular os custos e definir o preço dos produtos. Muitas vezes compro os materiais e não consigo avaliar corretamente o retorno”.

Ela também destaca a importância de participar da produção do bolo comemorativo. “Participar da produção do Bolo da Cidade será muito importante para mim, porque vamos colocar em prática tudo o que aprendermos durante o curso. Além disso, é uma celebração do aniversário de Imperatriz, uma cidade da qual faço parte e pela qual tenho muito carinho”.

A microempreendedora Maria Sousa Soares Silva, de 52 anos, também faz parte de uma das turmas do projeto. Atualmente atuando no comércio de perfumes, sandálias e acessórios, ela vê na capacitação uma possibilidade de ampliar suas atividades. “Já trabalho com vendas em outra área, mas quero aprender a produzir bolos para comercializar em casa. Além de representar uma oportunidade de aumentar a renda, é uma forma de adquirir novos conhecimentos e me aperfeiçoar profissionalmente. A qualificação é importante porque nos ensina a produzir melhor, entender os processos e desenvolver a atividade com mais segurança. Minha intenção é começar aos poucos, atendendo as pessoas da minha comunidade”.

Ao final da formação, as participantes vão receber kits contendo equipamentos e utensílios básicos para auxiliar no desenvolvimento das atividades de confeitaria, como batedeira, formas, espátulas e fuê. O Empreende Mulher também desenvolve outras capacitações ao longo do ano, voltadas para diferentes períodos e oportunidades de geração de renda, como as ações realizadas na Páscoa e durante as festividades juninas.

Arraiá da Prefs 2026 começa nesta quarta-feira (24) com apresentações de escolas, grupos culturais e shows

 

Programação segue até 28 de junho com as competições e atrações musicais
Arraiá da Prefs 2026 começa nesta quarta-feira (24) com apresentações de escolas, grupos culturais e shows

 Arraiá da Prefs 2026 movimenta a Beira Rio com programação junina até 28 de junho (Foto: Pedro Bezerra)

A Prefeitura de Imperatriz inicia nesta quarta-feira (24) o Arraiá da Prefs 2026, que segue até o dia 28 de junho, na Beira Rio. O evento contempla apresentações de escolas da rede municipal, grupos culturais, atrações locais e o Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas.

A presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Ditola Castro, destacou que a edição deste ano conta com uma programação ampliada e uma estrutura preparada para receber diferentes expressões culturais ao longo dos cinco dias de evento. “O Arraiá da Prefs 2026 chega com uma programação com mais dias de realização, e uma estrutura organizada para receber as escolas da rede municipal, grupos culturais e o Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas, garantindo a participação de diferentes manifestações culturais e o fortalecimento da cultura popular em Imperatriz durante todo o período junino”.

Competição da Rede Municipal de Ensino

No dia 24, as apresentações começam às 19h, com participação de escolas da rede municipal e grupos culturais:

  • Escola Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho - Da cultura nordestina à identidade surda: Libras que conecta histórias;
  • Escola Municipal Maria Evangelista - Pérola Negra, a cor que dança nossa história;
  • Escola Municipal Maria das Neves - Francisca do Lindô, luz no céu e cultura na terra;
  • Escola Municipal Paulo Freire - Círio de Nazaré, entre promessas e destinos.

Na sequência, se apresentam a Junina Xodó Junino, o Boi Vitória, o Colégio Militar Tiradentes II, o Fole Junino e a Junina Arrasta Pé. A partir das 23h, o Palco Forró, arena de shows, recebe as atrações musicais Gustavo Sanfoneiro, Israel e Vinícius e Nego TDN.

No dia 25, as atividades começam a partir das 19h, também com apresentações de escolas e grupos participantes:

  • Casa do Idoso Feliz (participação especial);
  • Escola Municipal Castro Alves I - O leilão da última gota d’água: Quando a água falta, a fé não falha;
  • Escola Municipal Santos Dumont - Quadros vivos, Iracema: o amor que floresceu na terra;
  • Escola Municipal Afonso Pena - Entre amor e tradição: A história de um povo com sabor junino e gosto de açaí.

Ao longo da noite, também se apresentam o Batalhão Real, o grupo Kizomba, o Boi Bem Querer, a Junina Estrela do Sertão e a Cia Sotaque, além da divulgação do resultado da competição das escolas participantes. No encerramento da noite, terá as atrações Don Kixote, Kevin Baetz e Wellington Tigrão.

Na preparação das apresentações, 350 estudantes da rede municipal receberam figurinos juninos produzidos com elementos visuais ligados à identidade de Imperatriz. As peças foram desenvolvidas a partir de registros fotográficos que retratam símbolos da cidade, como casas tradicionais, bicicletas, riachos e a Igreja Santa Teresa d’Ávila.

Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas

A partir do dia 26, às 19h, o Arraiá da Prefs passa a receber o Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas, com 15 grupos de diferentes regiões do estado se apresentando no tablado imperatrizense. 

Da Região Tocantina competem Arrasta Pé (Imperatriz), Matutos do Rei (Açailândia), Flor de Mandacaru (Açailândia) e Xodó Junino (Imperatriz). Já do Médio Mearim participam Junina Asa Branca (Pedreiras), Junina Os Garapas (Bacabal), Bagaceira da Alegria (Pedreiras) e Chapéu Junino (Santa Inês). Da Região dos Cocais integram a disputa Beija Flor dos Cocais (Caxias), Sai de Baixo (Caxias), Arco Íris (Coelho Neto) e Tradição do São João (Timon). Da Região Norte participam Encantos (Arari), Fogueira Viva (São Luís) e Fogo Caipira (São Luís). As quadrilhas vencedoras garantem vaga no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Canaã dos Carajás (PA), enquanto a vice-campeã participa do Nordestão.

O prefeito Rildo Amaral falou sobre a importância da realização do campeonato dentro da programação do Arraiá da Prefs. “Isso fortalece nossa cultura, valoriza os grupos juninos e mostra o papel da nossa cidade como referência do São João no Maranhão. Além disso, é um evento que movimenta a economia, gera renda para ambulantes, comerciantes, hotéis, restaurantes e muita gente que aproveita esse período para trabalhar e ganhar dinheiro. Cultura também gera oportunidades e desenvolvimento para a nossa cidade”.

Na sexta-feira (26), se apresentam Pedro Bispo, Magno Costa e Forró Balanço. No sábado (27), a programação conta com os shows de Henrique Bastos, Mallu Foguetim e Merinho Kabrobó. No último dia do Arraiá da Prefs (28), tem as atrações Forró de Elite e Michele Mattos.

Estrutura, ambulantes e segurança

O evento conta com aproximadamente 400 ambulantes, sendo cerca de 200 instalados na área principal do Arraiá e os demais distribuídos em pontos estratégicos da Beira Rio. A organização envolveu etapas de demarcação de espaços e montagem das barracas ao longo da área do evento.

Na segurança, o Arraiá da Prefs terá mais de 100 profissionais que atuarão diariamente na operação, envolvendo equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada de Imperatriz, por meio da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), da Superintendência de Trânsito e Transportes de Imperatriz (Sutran), além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Ribamar Fiquene confirma participação na seletiva Regional dos Jogos Escolares Maranhenses 2026, em Balsas



Alunso/atletas de Ribamar Fiquene seguem o fortalecendo o compromisso com o esporte nos Jogos Escolares Maranhenses 2026. A secretária de Educação. Hélia Maria Oliveira declarou que o prefeito Cociflan Silva (Republicanos), oficializou a adesão do município de Ribamar Fiquene aos JEMs na seletiva Regional em Balsas, coordenada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL).

A participação nos Jogos Escolares Maranhenses 2026 reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento social por meio do esporte. A adjunta da Cultura e Esporte, Necília Melo e o Coordenador de Competições, professor Wesdeyglan Soares estimam que 65 alunos/atletas de Ribamar Fiquene deverão estar presentes no evento que reunirá estudantes de diversas faixas etárias e promove a integração entre os municípios durante as competições que deverão começar a partir do dia 19 de julho.

A Prefeitura de Ribamar Fiquene, por meio das Secretarias Municipais de Educação e da Cultura e Esporte prepara a delegação de alunos/atletas que vão competir nas modalidades de atletismo masculino e feminino, voley, beach soccer infanto masculino e futsal infantil e infanto masculino e feminino, acreditando no esporte como ferramenta de transformação social.

Prefeitura de Ribamar Fiquene prepara Conferência Municipal de Saúde



A Prefeitura de Ribamar Fiquene, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), prepara a realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no dia 26 de junho, no Auditório da Prefeitura. O secretário de Saúde, Emerson Júnior, disse que a conferência debate o planejamento e a reflexão sobre a saúde pública que está sendo oferecida à população de Ribamar Fiquene.

Os grupos de trabalho já se reuniram para refletir sobe o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”. A expectativa é a confirmação e a participação dos profissionais que atuam na saúde pública municipal, para a troca de experiência, aperfeiçoamento do que está dando certo e corrigir as ações que não estão beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 15ª Conferência Municipal de Saúde, em Ribamar Fiquene será um espaço democrático para discutir sobre o fortalecimento das políticas públicas de saúde municipal, incluindo representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, usuários do SUS, instituições de ensino e autoridades. O objetivo é promover a participação popular para definir as ações da saúde pública e contribuir para as discussões no âmbito estadual e nacional.

‘O político honesto que vocês querem não está dentro de mim’, diz Lula em evento para jovens

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os jovens a entrarem para a política quando chegarem à conclusão de que “todo político é ladrão”. A declaração foi dada durante agenda do petista no Rio de Janeiro, onde participou de cerimônia de entrega de medalhas da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

— Quando vocês virem na televisão e chegarem à conclusão de que todo político é ladrão, ainda assim não desanimem, entrem vocês na política. . Não está dentro dele. O político que vocês sonham possivelmente são vocês. Então, levantem a cabeça e sejam quem vocês quiserem.

A cerimônia desta segunda-feira, marca os 20 anos da OBMEP, iniciativa promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e que reúne mais de 18,3 milhões de estudantes em todo o país. Entre os 684 medalhistas de ouro desta edição, histórias como a de Lourenzo reforçam o papel da olimpíada como porta de entrada para oportunidades acadêmicas e para o ensino superior em instituições de excelência.

Lula esteve no evento com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri (PSD), e o governador interino, Ricardo Couto. O presidente participou da entrega das medalhas.

O petista retomou o discurso contra as elites brasileiras e destacou a importância da oferta de um ensino de qualidade a todos os jovens brasileiros:

— Sou o único presidente da República desse país que não tem diploma universitário. Esse país já teve gestores com tantos diplomas. Por que essa gente não se preocupou que a Educação fosse um direito de todos? O Estado precisa garantir que todos tenham o direito a ter a mesma qualidade de Educação. Somente assim vamos fazer justiça nesse país. Quero que vocês estudem porque eu não pude estudar. Não queremos tirar ninguém, queremos é colocar todos.

Orleans Brandão confirma conversas com Duarte Jr. para ser seu vice

 

Em entrevista ao Maranhão News98, o pré-candidato a governador Orleans Brandão(MDB) comenta conversas com o deputado federal Duarte Jr.(Avante) e movimenta os bastidores da sucessão estadual.

Durante entrevista, Orleans afirmou que mantém diálogo com o deputado federal Duarte Jr para compor a chapa de vice e ressaltou que o parlamentar sempre esteve na base e nunca se desvinculou. “A gente está conversando com várias pessoas e daqui a sete dias a gente deve anunciar o vice”, afirmou Orleans.

A declaração reforça as articulações que movimentam o cenário das eleições de 2026, em meio às especulações sobre a composição da chapa governista.

Roberto Rocha passa mal antes de audiência com Flávio Dino

 

Com a pressão arterial descontrolada, Roberto Rocha precisou ser internado horas antes do interrogatório marcado  pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação penal movida pelo ministro Flávio Dino. O episódio ocorre no mesmo dia em que o ex-senador seria ouvido pela Corte e após a Procuradoria-Geral da República (PGR) defender a rejeição do recurso apresentado por sua defesa.

O documento médico, datado de 23 de junho de 2026, informa que Roberto Rocha, de 60 anos, foi diagnosticado com hipertensão arterial (CID I10), condição que inviabilizou sua participação na audiência prevista no Supremo.

A audiência estava prevista para ocorrer às 14h desta terça-feira (23), por videoconferência, e faz parte da Ação Penal nº 2.843, que apura supostos crimes de calúnia e difamação atribuídos a Roberto Rocha em declarações feitas durante o período eleitoral de 2022.

Mais cedo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se pela rejeição do recurso apresentado por sua defesa, sustentando que não há elementos capazes de modificar as decisões já tomadas pela Primeira Turma do STF, que recebeu a queixa-crime apresentada por Dino.

No parecer assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, a PGR também defendeu o prosseguimento regular da ação penal e afastou a possibilidade de absolvição sumária do ex-parlamentar.

O processo é acompanhado pelos advogados Carlos Sérgio de Carvalho Barros e Raul Guilherme Silva Costa, que representam Flávio Dino na ação.

Veja o boletim médico:

Entenda o caso

A disputa judicial teve origem em declarações feitas por Roberto Rocha durante a campanha eleitoral de 2022. Na ocasião, o então senador acusou Flávio Dino e integrantes de seu grupo político de exercer influência para pressionar prefeitos maranhenses. Com o blog do Minard

Enem: Conheça as 15 escolas com as maiores notas do Maranhão

 

Os resultados individuais do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2025 foram disponibilizados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC). Com eles, é possível saber a nota de cada escola brasileira. Abaixo, uma lista dos 15 colégios com os melhores resultados no Maranhão.

A nota exibida é uma média da redação com as quatro provas objetivas (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) de todos os alunos da escola que fizeram o exame naquele ano. Estudantes que faltaram ao teste foram descartados da média. Colégios com menos de dez participantes não são computados, já que o MEC não divulga esses resultados.

Veja abaixo as 15 melhores do Maranhão

Maranhão

  1. Maple Bear Sao Luís – São Luís – Renascença II – Nota: 705.30
  2. Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil – São Luís – Renascença II – Nota: 688.91
  3. Rf Ensino Medio Ltda – São Luís – Calhau – Nota: 686.40
  4. Colegio Literato – São Luís – Turu – Nota: 685.20
  5. Colegio Dom Bosco Ltda – São Luís – Renascença – Nota: 670.2
  6. Colegio Educallis – São Luís – Cutim Anil – Nota: 666.75
  7. Escola Santa Teresinha – Imperatriz – Centro – Nota: 663.41
  8. Colegio Dom Bosco Balsas – Balsas – Centro – Nota: 660.38
  9. Audaz Colegio Ltda – São Luís – Calhau – Nota: 657.97
  10. D Pedro II Empreendimentos Educacionais Ltda – São Luís – Cohama – Nota: 653.66
  11. Instituto Educacional Sul Maranhense Coc – Imperatriz – Maranhão Novo – Nota: 647.94
  12. Colégio Glaucia Costa – Timon – Parque Piauí I – Nota: 643.51
  13. Escola Crescimento – São Luís – Calhau – Nota: 640.55
  14. Escola Crescimento – São Luís – Renascença – Nota: 639.64
  15. Colégio Metropolitano Alianca – Imperatriz – Mercadinho – Nota: 637.31
  16. John Cutrim

GSI nomeia “Fulano de Tal” e “Cicrano de Tal” para cargos de segurança de Lula

 

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República protagonizou uma falha inusitada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 22 de junho de 2026. A Portaria nº 172, datada de 19 de junho de 2026, designou oficialmente nomes fictícios temporários — os populares “Fulano de Tal” e “Cicrano de Tal” — para exercerem funções de assistentes na Secretaria de Segurança Presidencial.

De acordo com o documento oficial, os termos comumente usados como marcadores de posição (placeholders) em minutas e modelos de texto foram mantidos na versão final impressa e digitalizada. O texto nomeia formalmente o “Maj EB FULANO DE TAL” (major do Exército Brasileiro) e o “1º Ten PMDF CICRANO DE TAL” (primeiro-tenente da Polícia Militar do Distrito Federal) para as vagas na estrutura de proteção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A portaria foi assinada eletronicamente pelo diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento. Além dos nomes fictícios, o ato também incluiu uma nomeação real e regular: a do sargento da Marinha, Márcio Adriano de Jesus Leite. Todos os designados passariam a receber a Gratificação de Representação da Presidência da República, sob o código Nível IV.

GSI assume o erro
Procurado pela imprensa após a repercussão do caso, o Gabinete de Segurança Institucional informou que já identificou o equívoco cometido durante o processo de envio e publicação da norma. Em nota oficial enviada à CNN Brasil, o órgão esclareceu “que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada na próxima edição do Diário Oficial da União”, oportunidade em que os nomes reais dos oficiais militares deverão ser devidamente inseridos.

Mulher que matou dois com ovo de páscoa envenenado é condenada a 66 anos de prisão no MA

 

O Tribunal do Júri de Imperatriz condenou, nesta segunda-feira (22), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos, 8 meses e 7 dias de prisão pelo envenenamento de um ovo de Páscoa que resultou na morte de duas crianças e na tentativa de homicídio contra a mãe delas. O caso, ocorrido em abril de 2025, ganhou repercussão nacional pela crueldade da ação e pelas circunstâncias do crime.

De acordo com a acusação acolhida pelos jurados, Jordélia enviou à família um ovo de Páscoa acompanhado de uma mensagem afetiva, com o objetivo de induzir as vítimas ao consumo do produto. Embora o alvo principal fosse Mirian Lira, mãe das crianças, os filhos dela, Luiz Fernando, de 7 anos, e Evelyn, de 13, também consumiram o chocolate envenenado e morreram em decorrência da intoxicação. Mirian ingeriu parte do doce, foi internada em estado grave, chegou a ser intubada, mas sobreviveu.

A condenação foi sustentada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do promotor de Justiça Tiago Quintanilha, titular da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz, com o auxílio da promotora Gabriele Gadelha. O júri acolheu as qualificadoras apresentadas pelo MP, reconhecendo a prática de homicídio quadruplamente qualificado contra as duas crianças e tentativa de homicídio triplamente qualificada contra a mãe.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o ovo de Páscoa foi entregue à família na noite de 16 de abril de 2025. Poucas horas depois, Mirian e os dois filhos passaram mal e precisaram ser levados ao hospital. Luiz Fernando morreu no dia seguinte, em 17 de abril. Evelyn permaneceu internada por cinco dias, mas não resistiu às complicações e faleceu em 22 de abril.

As apurações apontaram Jordélia Pereira Barbosa como autora do crime. Ela foi presa em 17 de abril de 2025 e permanece detida desde então. A investigação concluiu que o chocolate envenenado foi enviado acompanhado de um bilhete com uma mensagem de “Feliz Páscoa”, numa tentativa de afastar suspeitas e garantir que o produto fosse consumido pelas vítimas.

Com a decisão do Tribunal do Júri, Jordélia foi condenada pelos dois homicídios consumados e pela tentativa de homicídio contra Mirian Lira, encerrando uma das ações criminais de maior repercussão registradas no Maranhão nos últimos anos.

G Léda

Orleans faz reunião de alinhamento com prefeitos em São Luís

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se com cerca de 60 prefeitos de todas as regiões do estado, na noite desta segunda-feira (22), em São Luís, em mais um importante momento de união de forças e alinhamento de estratégias para impulsionar ainda mais o projeto político que vem liderando em todo o Maranhão.

O encontro contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha e da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale.

Durante a reunião, foram discutidas ações e estratégias para uma ampla mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha do emedebista em todas as regiões do estado, para consolidar o projeto político que vem conquistando adesões e ampliando sua presença junto à população.

Entusiasmado com o cenário construído ao longo da pré-campanha, Orleans afirmou que o crescimento do projeto é resultado direto do compromisso e da dedicação das lideranças que têm levado a mensagem do grupo a todas as regiões do Maranhão.

“Estamos muito felizes com o crescimento que temos alcançado e com o engajamento de todos, que têm dado eco aos nossos propósitos em cada município maranhense. Isso demonstra a força do nosso grupo, a união das nossas lideranças e a confiança que a população deposita nesse projeto. Temos construído uma pré-campanha vitoriosa, com muito diálogo, trabalho e resultados bastante positivos. E vamos seguir trabalhando ainda mais firmes, fortalecendo essa caminhada e ampliando nossa presença em todas as regiões do estado”, afirmou Orleans Brandão.

Unidade

O encontro reforçou ainda o ambiente de unidade do grupo, que conta com o apoio maciço dos gestores municipais e de outras importantes lideranças políticas do estado, reafirmando o compromisso em torno das próximas etapas da pré-campanha.

O governador Carlos Brandão lembrou sua trajetória política, vivida principalmente em momentos de pré-campanha. Ele demonstrou confiança na vitoria do projeto político do grupo.

“Todo o trabalho que fizemos até aqui tem sido muito positivo, mas vamos mobilizar e avançar ainda mais, levando a nossa mensagem e anunciando que Orleans está preparado para assumir o governo e continuar o projeto municipalista que nós concretizamos”, ressaltou Brandão.

Presente ao encontro, o prefeito de Cururupu, Aldo Lopes, considerou a reunião muito produtiva. “Alinhamos novos passos para tornarmos vitorioso esse grande projeto municipalista liderado por Orleans Brandão”, disse.

No mesmo sentido falou a prefeita de Riachão, Paula Coelho. “Vamos levar o nome de Orleans aos quatro cantos desse estado porque já conhecemos como ele trabalha e acreditamos em seus propósitos”, afirmou.

Prefeitura de Codó entrega kits do Programa Trabalho Jovem

 

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou a entrega de 53 kits aos participantes do Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social, iniciativa do Governo do Estado do Maranhão voltada à promoção de oportunidades para os jovens maranhenses.

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa do município e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto, além dos jovens beneficiados pelo programa.

O Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), e tem como objetivo proporcionar experiência profissional a estudantes e jovens em início de carreira por meio de estágios em órgãos públicos estaduais e municipais.

Na edição de 2026, Codó alcançou um importante destaque estadual ao ocupar o primeiro lugar entre os municípios do interior do Maranhão em número de participantes. Atualmente, mais de 80 estagiários estão atuando em repartições estaduais e municipais, consolidando o município como o maior beneficiário do programa entre as cidades do interior maranhense.

Com duração de 10 meses, o estágio oferece uma bolsa mensal de R$ 600 aos participantes, que desenvolvem atividades de apoio nos órgãos públicos, adquirindo conhecimentos práticos e experiência profissional.

Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar as oportunidades destinadas à juventude codoense. Na ocasião, ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo apoio e compromisso com as políticas públicas voltadas para os jovens.

“O Programa Trabalho Jovem representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que nossos jovens adquiram experiência profissional e ampliem suas perspectivas para o futuro”, destacou o gestor municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal da Juventude, o programa representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional e para o desenvolvimento de novas habilidades.

A entrega dos kits simboliza mais uma etapa do compromisso da gestão municipal e do Governo do Estado com a valorização da juventude, fortalecendo políticas públicas que promovem inclusão, qualificação e geração de oportunidades para os jovens codoenses.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html