![]() |
Reprodução/Rildo Amaral |
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Homem de palavra e de caráter
Nome para agregar e somar na batalha eleitoral de outubro próximo
![]() |
Reprodução/Orleans Brandão |
Com grandes chances de ser o próximo governador do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), agora tem algo a decidir, e isto, terá que ser feito logo, que será a escolha do seu pré-candidato a vice.
Vários nomes estão sendo cogitados para vice, entre estes estão: Mical Dasmaceno, a vice-prefeita de Imperatriz Carol Pereira e Duarte Jr; que anunciou que será candidato à senador. Todos estes nomes estão à mesa, mas em política sempre temos o inesperado.
A certeza que todos os aliados de Orleans Brandão tem, é que a escolha do nome para vice-governador (a), terá que agregar a uma pré-candidatura que vem crescendo assustadoramente; ela cresceu tanto, que alguns aliados próximos, já arriscam, que Orleans poderá levar no primeiro turno das eleiões de outubro próximo.
Cidadãos podem enviar propostas para o Orçamento Participativo 2027 a partir de segunda-feira (22)
Contribuições poderão ser enviadas pelo site da Prefeitura durante 30 dias e serão analisadas pelas secretarias municipais para a elaboração da LOA 2027
Sugestões enviadas pela população serão analisadas durante a elaboração da LOA 2027. (Foto: Ana Maria Nascimento)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), disponibiliza a partir desta segunda-feira (22) o Orçamento Participativo 2027. A ferramenta permite que moradores enviem sugestões para contribuir com a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), documento que define a aplicação dos recursos públicos municipais no próximo exercício.
O acesso é realizado de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura, e ficará disponível até o dia 22 de julho. Durante esse período, os cidadãos podem registrar propostas relacionadas a diferentes áreas da administração pública clicando aqui.
A secretária adjunta da Sefazgo, Cristiane de Sousa Ferreira, explica que o processo foi estruturado para ampliar a participação da população na construção do orçamento municipal. “Quando o cidadão acessa o link, ele encontra um glossário explicando o que é o orçamento participativo, como pode contribuir, além de informações sobre criação e indicação de programas e ações. Também há um resumo sobre a lei orçamentária e um espaço para que ele registre sua sugestão e seus dados”.
O Orçamento Participativo é um mecanismo que permite aos cidadãos apresentarem demandas, sugestões e prioridades para auxiliar no planejamento das ações do município. As contribuições podem contemplar diferentes áreas da administração pública, como infraestrutura, educação, saúde, mobilidade urbana, assistência social e serviços públicos em geral.
Após o encerramento do prazo de participação, todas as contribuições recebidas passam por análise técnica da equipe de Gestão Orçamentária. Em seguida, as sugestões são encaminhadas às secretarias responsáveis pelas áreas relacionadas aos pedidos apresentados.
Para a secretária adjunta, a participação popular contribui para que a administração municipal tenha conhecimento das necessidades observadas pelos moradores em diferentes regiões da cidade. “Imperatriz é uma cidade grande. Quando você percebe que algo pode melhorar na sua região ou no ambiente em que vive, você pode apresentar essa sugestão para que a gestão tenha conhecimento das necessidades da população”.
Cada secretaria avalia a viabilidade das sugestões considerando o planejamento em elaboração e a disponibilidade orçamentária prevista para o exercício. Quando possível, as propostas podem ser incorporadas ao orçamento municipal. Essas informações servirão de base para a análise técnica das secretarias e para a construção do planejamento orçamentário de 2027.
Libras e inclusão marcam apresentação da Escola Bilíngue no Arraiá da Prefs 2026
Junina com 41 alunos surdos abre programação cultural na Beira Rio, em Imperatriz, com identidade e tradição em destaque
Ensaio da junina da Escola Municipal Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, que une dança, Libras e cultura nordestina no tema “Da Cultura Nordestina à Identidade Surda: Libras que Conecta Histórias”. (Foto: Dávila Henrique)
No Arraiá da Prefs 2026, a cultura junina ganhará um significado ainda mais especial. A Escola Municipal Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, de Imperatriz, levará ao tablado uma apresentação que une dança, tradição, identidade e inclusão, protagonizada por 41 alunos surdos e acompanhada por nove professores brincantes. A junina se apresenta na quarta-feira, 24 de junho. O Arraiá da Prefs será realizado de 24 a 28 de junho, na Avenida Beira Rio, com uma programação que reúne apresentações culturais durante todos os dias do evento.
A junina da Escola Municipal Bilíngue apresentará o tema “Da Cultura Nordestina à Identidade Surda: Libras que Conecta Histórias”. Com uma proposta inovadora, a apresentação foi construída a partir da junção da dança junina com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que os estudantes expressassem a riqueza da cultura popular nordestina por meio de sua própria língua. A coreografia, desenvolvida pelo professor Cristiano Viana César, respeita as especificidades dos alunos, que acompanham atentamente os comandos visuais do coreógrafo e da intérprete de Libras durante os ensaios.
Para os estudantes surdos, a música é sentida de uma forma única: por meio das vibrações, dos movimentos e da expressão corporal. Cada passo ensaiado carrega emoção, pertencimento e o orgulho de representar a comunidade surda em um dos maiores eventos culturais promovidos pelo município. O público pode esperar uma apresentação emocionante, marcada pela beleza da cultura junina, pela força da Libras e pelo protagonismo dos alunos, que mostrarão no tablado do Arraiá da Prefs 2026 que a inclusão também faz parte do compasso da tradição.
A gestora da escola, Elisandra Lima, destacou o compromisso do Arraiá da Prefs 2026 com a inclusão dos estudantes com deficiência. “A Escola Bilíngue está preparando uma linda apresentação, trazendo em sua bandeira a inclusão e o pertencimento da pessoa surda nos diversos espaços da sociedade. É uma honra, pela primeira vez, a Escola Bilíngue para Surdos, a primeira do Maranhão, pisar no tablado do Arraiá da Prefs. É de grande importância a participação da Escola Bilíngue. Ficamos honrados pelo convite para fazer a abertura da programação, que resgata a cultura de Imperatriz. Ter uma escola para pessoas surdas abrindo o evento traz representatividade e, acima de tudo, a valorização da primeira língua dos surdos, que é a Libras”, ressaltou.
O coreógrafo da junina, professor Cristiano Viana César, enfatizou que a participação dos alunos representa muito mais do que uma apresentação cultural, além de ser uma oportunidade de promover inclusão e visibilidade à comunidade surda. “Estamos vivendo a temporada mais bonita do ano para o povo nordestino, que é o São João. A presença dessas crianças no Arraiá da Prefs mostra que elas também fazem parte dessa cultura e têm muito a contribuir. É um momento de inclusão, de pertencimento e de mostrar que os alunos surdos podem participar e encantar o público de um jeito especial, transmitindo suas mensagens por meio da dança, da Libras e da expressão corporal. É uma oportunidade de mostrar toda a beleza e a capacidade que eles têm de ocupar e transformar os espaços culturais da nossa cidade”, destacou.
No contexto da apresentação junina, a participação da Escola Municipal Bilíngue marca um momento de reconhecimento e visibilidade para a comunidade surda de Imperatriz. Ao ocupar o tablado do Arraiá da Prefs, os estudantes levam consigo suas histórias, sua língua e sua forma singular de vivenciar a cultura. Entre passos, sinais e sorrisos, eles mostram que tradição e inclusão caminham juntas e que a festa fica ainda mais bonita quando todos têm espaço para participar.
Prefeitura de Imperatriz avança nos preparativos do Arraiá da Prefs com montagem da estrutura na Beira Rio
Evento será realizado de 24 a 28 de junho e reúne apresentações escolares, Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas e shows com artistas locais
Beira Rio recebe montagem da estrutura para a segunda edição do Arraiá da Prefs (Foto: Ana Maria Nascimento)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), está avançando na montagem da estrutura para a segunda edição do Arraiá da Prefs, que será realizado entre os dias 24 e 28 de junho, na Avenida Beira Rio. A programação reúne apresentações escolares, competição estadual de quadrilhas juninas, shows com artistas locais e espaços destinados à alimentação.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Ditola Castro, destaca que a organização do Arraiá da Prefs envolve a montagem da estrutura para as competições juninas, a ornamentação da Beira Rio e as ações voltadas à segurança do público durante os cinco dias de programação. “Estamos montando uma grande estrutura para as competições municipais e estaduais. A Beira Rio será ornamentada para os cinco dias de programação e a segurança integra o planejamento do evento, para que as famílias de Imperatriz e de toda a Região Tocantina possam participar e aproveitar a programação com tranquilidade”.
A estrutura do evento conta com um tablado de 20 metros por 30 metros destinado às apresentações culturais. O espaço também terá arquibancadas com 40 metros de extensão em cada lado, totalizando 80 metros de área para acomodação do público, distribuídos em 12 níveis.
Nos dias 24 e 25 de junho, das 19h às 21h, a programação é dedicada à competição escolar. Sete escolas da rede municipal participam das apresentações, reunindo cerca de 350 estudantes. Entre os destaques está a participação especial da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho, que apresenta uma quadrilha formada por crianças surdas. A programação também conta com apresentação da Casa do Idoso Feliz, com a participação dos idosos atendidos pela instituição.
As apresentações escolares levam à arena temas inspirados na literatura, religiosidade, cultura popular, inclusão social e preservação ambiental. A Escola Municipal Santos Dumont apresenta o espetáculo “Quadros Vivos: Iracema, o Amor que Floresceu na Terra”. A Escola Municipal Paulo Freire leva à arena o tema “Círio de Nazaré: Entre Promessas e Destinos”. A cultura maranhense também está representada pela Escola Municipal Maria das Neves, com o tema “Maria Francisca do Lindô: Luz no Céu e Cultura na Terra”. Já a Escola Municipal Afonso Pena apresenta “Entre Amor e Tradição: a História de um Povo com Sabor Junino e Gosto de Açaí”.
A Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho apresenta o tema “Da Cultura Nordestina à Identidade Surda: Libras que Conecta Histórias”. A Escola Municipal Maria Evangelista apresenta “Pérola Negra: A Cor que Dança Nossa História”. Já a Escola Municipal Castro Alves I apresenta o tema “O Leilão da Última Gota d'Água”.
A partir do dia 26, o Arraiá da Prefs passa a receber o Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas. As apresentações acontecem das 19h às 23h no tablado principal. Ao todo, 16 quadrilhas classificadas nas etapas regionais disputam o título estadual. A quadrilha campeã representa o Maranhão no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Canaã dos Carajás (PA), enquanto a vice-campeã participa do Nordestão de Quadrilhas Juninas.
Após as apresentações das quadrilhas, a programação segue no palco principal com shows de artistas locais, das 23h às 2h da manhã. O espaço também conta com áreas destinadas aos ambulantes cadastrados.
Segundo Ditola Castro, a realização do Arraiá da Prefs também gera movimentação em diversos setores da economia local durante o período junino. “As festas juninas movimentam diferentes segmentos da cidade. Costureiras trabalham na confecção dos figurinos, o comércio amplia a venda de tecidos e materiais de decoração, artesãos produzem peças temáticas e diversos prestadores de serviço são beneficiados. Além disso, a rede hoteleira recebe visitantes de várias cidades que vêm acompanhar a programação e participar das competições”.
Para atender o público, participam da operação a Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada, por meio da Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito e Transportes (Sutran), Defesa Civil, Superintendência de Videomonitoramento, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e demais órgãos envolvidos na organização da programação.
Erlanio Xavier e João Igor somam forças para sucesso de dobradinha

A dobradinha eleitoral entre Erlanio Xavier (PDT), pré-candidato a deputado federal, e João Igor Carvalho (PDT), pré-candidato a deputado estadual, tende a contribuir para o aumento das bancadas do partido com musculatura política relevante. De um lado, Erlanio carrega a marca municipalista, construída como ex-prefeito de Igarapé Grande e ex-presidente da Famem, com trânsito entre prefeitos, ex-prefeitos e lideranças em diferentes regiões do Maranhão.
Do outro, João Igor chega com base concentrada no Baixo Parnaíba e ligação direta com um dos grupos políticos mais organizados da região.
Ex-prefeito de São Bernardo, Igor é filho do prefeito de Araioses, Neto Carvalho, liderança que articula um bloco formado ainda por Sâmia Moreira, de Santa Quitéria do Maranhão; Maria Eliane, de Água Doce do Maranhão; Chico Carvalho, de São Bernardo; e Nonato Carvalho, de Magalhães de Almeida.
A composição junta capilaridade estadual e comando territorial. Erlanio amplia a presença da chapa, enquanto João Igor agrega densidade em municípios onde o grupo Carvalho mantém influência direta.
Na prática, a dobradinha aposta na soma entre rede municipalista, base regional consolidada e articulação com prefeitos para chegar ao Legislativo estadual e à Câmara dos Deputados.
Gentil Neto amplia especialidades médicas e implanta Geriatria na rede de saúde de Caxias

A saúde pública de Caxias alcançou mais uma importante conquista. Pela primeira vez na história do município, a população passa a contar com atendimento especializado em Geriatria na rede municipal de saúde, garantindo um cuidado mais direcionado à saúde da pessoa idosa.
O novo serviço será ofertado no Ambulatório Especializado Dr. Humberto Coutinho e representa mais um avanço da gestão do prefeito Gentil Neto na ampliação das especialidades médicas disponíveis para a população.
A implantação da Geriatria também marca o cumprimento de mais um compromisso assumido por Gentil Neto durante a campanha eleitoral. A criação da especialidade fazia parte das propostas apresentadas para fortalecer a rede municipal de saúde e ampliar o atendimento às famílias caxienses.
As consultas serão realizadas mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), facilitando o acesso dos pacientes ao acompanhamento especializado, voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao envelhecimento.
Com a chegada da Geriatria, Caxias dá mais um passo na modernização da saúde pública, oferecendo mais qualidade de vida, atenção e cuidado aos idosos, que agora passam a contar com um atendimento especializado sem precisar sair do município.
Orleans é ovacionado em ato da juventude da Grande Ilha de São Luís

O 1º Encontro de Grêmios Estudantis da Grande Ilha reuniu centenas de líderes estudantis em um dia marcado por aprendizado, integração e fortalecimento do protagonismo juvenil. O evento promoveu atividades de formação, valorização do espírito de equipe e incentivo ao trabalho em grupo, proporcionando aos participantes uma experiência que foi muito além da competição. Entre dinâmicas, jogos, palestras e momentos de troca de experiências, os estudantes demonstraram engajamento, liderança e compromisso com a construção de uma sociedade mais participativa.
A presença do pré-candidato ao governado, Orleans Brandão, foi um dos pontos altos do encontro. Recebido com entusiasmo e ovacionado pelos jovens presentes, Orleans destacou a importância da participação estudantil na transformação das comunidades e no fortalecimento da cidadania. O reconhecimento espontâneo da juventude evidenciou a conexão do líder político com as novas gerações e reforçou seu papel como incentivador de iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos estudantes maranhenses.
Para o presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Maranhão, Assis Filho, o sucesso do evento reforça a necessidade de ampliar investimentos na formação de lideranças estudantis. “Ver tantos estudantes engajados reforça o compromisso da Fundação Ulysses Guimarães e do MDB com a formação de líderes estudantis e a construção de um futuro melhor. Esse encontro nos dá ainda mais vontade de investir na formação de novas lideranças e no fortalecimento dos grêmios escolares, que são verdadeiras escolas de cidadania, participação e democracia”, afirmou. O encontro consolidou-se como um marco para a juventude da Grande Ilha e sinalizou um novo momento de valorização do protagonismo estudantil no Maranhão.
Luanna Rezende é recebida com carinho durante agenda em São Bento

A pré-candidata a deputada estadual Luanna Rezende (PT/MA) foi recebida com entusiasmo e demonstrações de carinho pela população de São Bento, no domingo (21), durante uma grande agenda política realizada no município. A programação marcou a entrega da Praça da Família, no bairro São Lourenço, e da Areninha do Módulo, novos equipamentos públicos que vão fortalecer o lazer, a convivência social e a prática esportiva na cidade.
Atendendo ao convite do prefeito Dino Penha, Luanna participou da programação ao lado do governador Carlos Brandão, do deputado federal Juscelino Filho, do senador Weverton Rocha, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas da Baixada Maranhense e centenas de moradores da cidade e da região.
“É um domingo mais que especial ao lado dos sambentuenses, que me receberam com tanto carinho, celebrando mais melhorias, benefícios e conquistas para o município. Tudo isso é fruto da parceria entre o Governo Federal, liderado pelo presidente Lula, o Governo do Estado, a Prefeitura de São Bento e as lideranças que trabalham pelo desenvolvimento da nossa gente. São Bento é uma cidade importante para a Baixada Maranhense e fico feliz em reafirmar nossa parceria com a gestão do prefeito Dino Penha, ao lado do deputado Juscelino Filho, que vem realizando um grande trabalho e promovendo avanços importantes para a população”, destacou Luanna Rezende.
O prefeito Dino Penha agradeceu a presença das lideranças e destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento do município. “Quem ama São Bento trabalha por nossa cidade. Com o apoio do governador Carlos Brandão, do senador Weverton Rocha, do deputado federal Juscelino Filho e da nossa pré-candidata Luanna Rezende, tenho certeza de que continuaremos avançando cada vez mais, com obras, serviços e benefícios para a população. Contem sempre com o povo de São Bento”, afirmou.
Durante o evento, a população fez questão de cumprimentar, abraçar e registrar momentos com a pré-candidata, reforçando o reconhecimento ao trabalho que ela desenvolveu ao longo de sua trajetória pública e sua crescente presença nos municípios maranhenses.
O deputado federal Juscelino Filho também ressaltou a importância das obras entregues e dos investimentos conquistados para o município por meio da parceria com os governos Federal e Estadual. “Participamos, ao lado da nossa pré-candidata Luanna Rezende, da entrega da praça e da areninha, dois importantes equipamentos de cidadania, esporte e lazer. Com a volta do presidente Lula, conseguimos garantir 50 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida para São Bento, levando dignidade para quem mais precisa. Também entregamos máquinas e caminhões para fortalecer a agricultura e o acesso às comunidades, além de recursos e equipamentos para a saúde. E quero anunciar mais benefícios: a chegada de uma nova ambulância para reforçar os serviços do SAMU e de uma unidade odontológica móvel para ampliar o atendimento à população”, destacou Juscelino Filho, que também destinou mais de 100 computadores para laboratórios de informática nas escolas municipais.
O parlamentar também reconheceu o trabalho desenvolvido pela gestão municipal. “Quero parabenizar o prefeito Dino Penha, que sabe que pode contar com nosso trabalho em Brasília. Ele realiza uma gestão séria, dedicada e comprometida com resultados, sendo reconhecido como um dos grandes gestores da Baixada Maranhense e terá, a partir do próximo ano, a Luanna como a representante de São Bento no Legislativo Estadual. E quero abraçar toda a população que recebe essas importantes conquistas em um dia histórico para a cidade”, afirmou, sob aplausos dos milhares de são-bentuenses presentes.
Em sua fala, o senador Weverton Rocha destacou a trajetória administrativa de Luanna Rezende e sua contribuição para o desenvolvimento do Maranhão. “A partir do próximo ano, Luanna estará na Assembleia Legislativa sendo uma voz forte em defesa dos municípios e dos maranhenses. Ela é médica, mãe, trabalhadora e foi uma grande prefeita de Vitorino Freire, realizando uma gestão amplamente aprovada pela população e elegendo sua sucessora. Hoje, consolida-se como uma importante liderança política da sua região e do nosso estado”, disse.
Além das inaugurações, também foram entregues veículos para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além do início dos atendimentos da Carreta da Mulher, com consultas e exames especializados.
A agenda reuniu uma grande multidão e consolidou mais um momento de fortalecimento da parceria entre lideranças municipais, estaduais e federais comprometidas com o desenvolvimento da Baixada Maranhense. O evento contou ainda com a presença de caravanas de prefeitos, vereadores e lideranças de diversos municípios da região e cidades vizinhas.
Moraes vai decidir se Bolsonaro continuará em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve decidir até a próxima quinta-feira (25) se a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro será mantida. A data marca o fim do prazo de 90 dias da prisão especial.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no processo de trama golpista e cumpre prisão domiciliar temporária desde o dia 27 de março deste ano.
Os advogados afirmaram ao STF que Bolsonaro não tinha condições de voltar para a prisão devido ao agravamento dos problemas de saúde do ex-presidente, que, à época, se recuperava uma pneumonia bacteriana.
A partir de exames atuais solicitados à defesa, Moraes vai analisar se Bolsonaro pode retornar para o presídio ou permanecerá em casa.
O caso da arma atribuída ao ex-presidente também poderá ser analisado pelo ministro ao decidir o caso.
Na semana passada, um segurança de Bolsonaro foi parado em uma blitz, em Brasília, com uma arma do ex-presidente. Segundo o militar, o armamento seria levado para conserto.
Domiciliar
Na prisão domiciliar temporária, Bolsonaro está sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica e só pode receber visitas com autorização do STF.
Agentes da Polícia Militar realizam a segurança da casa para evitar fuga.
O ex-presidente também está proibido de usar celular e acessar redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros, além de gravar vídeos para a internet.
Ele tem a maior probabilidade de reeleição
domingo, 21 de junho de 2026
Kekê Teixeira com chances enormes de reeleição em 4 de outubro
Trem vence o Sampaio no Castelão e abre boa vantagem no mata-mata
Imperatriz empata em casa pela a Série D do Campeonato Brasileiro
Roberto Rocha reafirma candidatura ao Senado, mas deixa em aberto concorrer ao governo
Reprodução/Roberto Rocha |
Notinhas e mistérios da semana


Datafolha mostra Lula à frente de Flávio no 1º e 2º turnos

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando a corrida eleitoral para as eleições de 2026. No cenário estimulado de primeiro turno, o petista aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 31%.
De acordo com o levantamento, Lula mantém uma vantagem de dez pontos percentuais sobre o principal adversário, mas ainda não alcança percentual suficiente para vencer a disputa em turno único.
O instituto também simulou três cenários de segundo turno envolvendo o atual presidente. No confronto mais equilibrado, Lula teria 47% das intenções de voto contra 43% de Flávio Bolsonaro, uma diferença de quatro pontos percentuais.
Nas demais projeções, o petista também aparece à frente. Contra o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula venceria por 47% a 41%. Já em uma eventual disputa contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente alcançaria 48%, enquanto o adversário somaria 39%.
A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.
O crescimento não para

Por Carlos Brandão
Quem conhece a história do Maranhão sabe que o nosso estado sempre enfrentou grandes desafios. Nada foi fácil para a nossa gente.
Mesmo em seus primórdios, enfrentando as diversas invasões estrangeiras, a distância do poder central e os conflitos internos, lutamos em busca do desenvolvimento.
Mas, com tudo isso, há algumas características que nunca faltaram ao povo maranhense. E não é difícil citar: a capacidade de seguir em frente, de acreditar, a sua resiliência.
Ao longo dos últimos três anos e meio, temos feito uma gestão municipalista em sua essência. Percorremos todo o estado levando obras, ações e, principalmente, conversando com trabalhadores, agricultores, comerciantes, estudantes e tantas outras irmãs e irmãos que lutam diariamente para construir uma vida melhor para suas famílias.
Essas conversas reforçam uma convicção: o Maranhão tem potencial para crescer e oferecer, cada vez mais, oportunidades para sua população.
É justamente com esse propósito que temos trabalhado. Desde 2023, nossa economia tem mantido uma trajetória de crescimento consistente. Resultado de planejamento, de diálogo e de um esforço permanente para criarmos um ambiente mais favorável aos investimentos e, por consequência, à geração de empregos.
Oferecendo segurança jurídica, garantimos estabilidade, previsibilidade e respeito às regras a quem deseja investir. Isso tem ajudado o Maranhão a atrair novos negócios e a fortalecer empresas que já atuam aqui.
Essa forma de atuar tem gerado resultados. Hoje o estado registra a menor taxa de desemprego do Nordeste (6,9%). São mais de 2,6 milhões de maranhenses trabalhando, produzindo e contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado. A renda dos trabalhadores também vem crescendo, o que ajuda a movimentar a economia.
E as previsões seguem otimistas. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) estima que nossa economia cresça 3,6% em 2026, mantendo a trajetória de expansão observada nos últimos anos.
Outro dado que merece ser destacado é o avanço no desenvolvimento humano. Pela primeira vez, o Maranhão alcança o patamar de alto desenvolvimento humano, com a marca de 0,745 no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Número que representa melhoria concreta nas condições de vida das pessoas.
E as boas notícias continuam! O Porto do Itaqui, por exemplo, vem registrando resultados históricos, consolidando sua posição como um dos mais importantes portos públicos do país e como segundo maior corredor de exportação de soja do Brasil.
Como já destacado, os desafios existem, ainda são muitos e jamais podem ser ignorados. Mas o que estamos construindo nos faz acreditar que seguimos no caminho certo. Um caminho que não pode ser desviado.
Afinal, a estrada é longa. E o mais importante é que temos muitas razões para olhar adiante com confiança – fruto do esforço de uma equipe compromissada e que trabalha com transparência.
Os resultados que alcançamos estão aí para qualquer um conferir. Ninguém pode negar os passos que conquistamos em respeito a quem nos confiou essa missão.
Afinal, o maior patrimônio do Maranhão continua sendo o seu povo. É ele quem carrega aquelas características citadas. E é por ele que seguimos trabalhando e avançando.
Falso alerta da Defesa Civil chegou a cerca de 30 milhões em 8 estados

Usuários de telefonia móvel de ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, receberam as falsas mensagens disparadas após a invasão do sistema nacional de notificações de desastres da Defesa Civil, entre a noite desta sexta-feira (19) e madrugada deste sábado (20). De acordo com o ministério, os disparos foram feitos entre 23h41 e 1h23.
Conforme a Agência Brasil apurou, uma análise preliminar aponta que os diferentes alertas chegaram a moradores de:
Somadas, essas cidades reúnem cerca de 30 milhões de pessoas. Além das capitais, também foram enviados alertas para outros municípios menores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, esclareceu que, durante a invasão ao sistema Defesa Civil Alerta, foram emitidas dez diferentes notificações.
“Foram nove mensagens emitidas pelo Cell Broadcast [sistema implantado em 2025] e uma pelo sistema SMS [sistema utilizado desde 2014 e substituído no ano passado]”, afirmou Wolff.
O Cell Broadcast é a tecnologia que o sistema Defesa Civil Alerta utiliza para enviar mensagens de texto sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos diretamente para os celulares da população em áreas de risco. A tecnologia permite que os alertas cheguem de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de um aplicativo ou registro prévio.
De acordo com o secretário nacional, o primeiro alerta foi disparado para Curitiba. Pouco depois, usuários de telefonia móvel de outras localidades começaram a receber as mensagens. Além do alerta sonoro, as mensagens continham texto que mencionavam termos como “misantropia” e “invasão alienígena”, entre outras.
De acordo com o secretário, o trabalho de investigação que está sendo realizado pela Polícia Federal junto à equipe técnica da Defesa Civil vai determinar se as mensagens foram enviadas por uma pessoa ou um grupo articulado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também está apurando o caso.
A suspeita é que a invasão tenha ocorrido na plataforma da própria Defesa Civil nacional, responsável por emitir os alertas.
Em nota, a Anatel informou que, ao que se sabe até o momento, “os alertas em questão não passaram pelos canais oficiais da plataforma técnica do sistema, operada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações)”.
http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html



