domingo, 21 de junho de 2026

Kekê Teixeira com chances enormes de reeleição em 4 de outubro




Reprodução/Kekê Teixeira em discurso na ALEMA

O deputado estadual Kekê Teixeira, e agora pré-candidato para uma provável renovação do seu mandato, mesmo estando em um grupo com vários nomes fortes para a disputa de uma cadeira na ALEMA, este grupo político, irá atuar de forma estratégica para formar uma forte base de apoio ao pré-candidato Orleans Brandão, que brigará pelo o cargo de governador e, para a disputa por várias cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA).

Kekê Teixeira, nesta sua provável reeleição, que será histórica para ele e para a Região Tocantina - o mesmo terá o apoio incondicional, do atual governador Carlos Brandão, pois ele, é um dos mais ferrenhos defensores do atual mandatário do Palácio do Leões.

Na primeira eleição, a qual o mesmo ficou como suplente, o mesmo não tinha todo o leque político, a qual ele tem agora, e o que é mais importante na atualidade, é que Kekê Teixeira, tem a força do mandato, e tem toda a bagagem do Governo do Estado, por fazer parte da tropa de choque do Palácio dos Leões.

Trem vence o Sampaio no Castelão e abre boa vantagem no mata-mata




Foto: Divulgação/Trem

Foi um desastre!!!

Agora é esperar por um milagre fora de casa….

O Sampaio foi derrotado pelo Trem, do Amapá, neste domingo (21), por 2 a 0, em pleno Estádio Castelão, em São Luís pelo mata-mata da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D.

Os gols do time amapaense foram marcados no segundo tempo por Gotinha (ex-Moto Club), aos 17 minutos e Aleílson, aos 37 minutos.

Com a vitória, o Trem pode até perder por um gol de diferença que estará classificado.

O Sampaio tem que vencer por três gols de diferença para se classificar. Se vencer por dois gols de diferença leva a decisào para as cobranças de pênaltis.

A partida de volta entre Trem e Sampaio será no próximo sábado (27), às 15h30, no Augusto Antunes, em Macapá.



Imperatriz empata em casa pela a Série D do Campeonato Brasileiro




O Imperatriz deixou escapar a vantagem no jogo de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro e empatou em 1 a 1 com o Maracanã, neste sábado (20), no estádio Frei Epifânio D’Abadia. Diante da torcida, o Cavalo de Aço saiu na frente com Ivan Fortuna ainda no primeiro tempo, mas viu a equipe cearense crescer na etapa final e buscar a igualdade nos minutos decisivos da partida, mantendo a disputa completamente aberta para o confronto de volta.

Apesar do gol marcado, o Imperatriz encontrou dificuldades para controlar as ações ofensivas do adversário. O Maracanã criou as melhores oportunidades desde o início do jogo, enquanto o time maranhense aproveitou uma falha defensiva para construir a jogada que resultou no gol de Ivan Fortuna. No segundo tempo, o goleiro Wellington Lima foi um dos destaques do Cavalo de Aço ao evitar o empate em diversas oportunidades, mas a pressão adversária acabou surtindo efeito. Após insistência nas bolas aéreas, o zagueiro Guilherme aproveitou cruzamento na área e deixou tudo igual no placar.

Com o empate, a decisão da vaga para a terceira fase ficou totalmente indefinida. O duelo de volta será disputado no próximo sábado (27), às 15h30, no estádio Almir Dutra, em Maracanaú. Quem vencer garante a classificação e assegura presença na Série D de 2027. Em caso de novo empate, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis. O Imperatriz ainda terá como fator favorável a expulsão do atacante Soares, do Maracanã, nos minutos finais da partida.


Roberto Rocha reafirma candidatura ao Senado, mas deixa em aberto concorrer ao governo




Reprodução/Roberto Rocha

O ex-senador Roberto Rocha (Novo) admitiu, neste sábado(20), a possibilidade de disputar o governo do Maranhão na eleição deste ano.

Rocha reafirmou a pré-candidatura ao Senado, mas deixou aberta a possibilidade de entrar na corrida pelo Palácio dos Leões.

“Sou Roberto Rocha e nunca fugi à luta. Sou filho de sertanejo, criado com costela de boi, sopa de corredor e merenda de caroço de macaúba. Não tenho medo de cara feia e não tenho rabo preso. Se o destino para enfrentar o sistema de frente for disputar o governo do estado, fiquem tranquilos, não me faltará coragem e o desafio estará aceito”, declarou.

Notinhas e mistérios da semana


PETINHADAS do Dr.Pêta no JP

*** Uma informação exclusiva obtida pelo Colunaço do Pêta dá conta de que o governo praticamente ‘bateu o martelo’ em relação ao vice de Orleans Brandão!!! O nome chegou a ser cogitado ‘lá atrás’, mas muitas opiniões divergentes acabaram causando dúvidas e atrasando o processo de escolha!!! Agora é aguardar o anúncio oficial!!! Mas uma coisa é certa: o pré-candidato a vice-governador é de São Luís, tem recall, defende causas interessantes que são de agrado da população ludovicense e pode diminuir consideravelmente a vantagem de Eduardo Braide na capital!!! Agora, uma observação importante!!! De política pode-se esperar tudo…, até uma mudança ‘nos acréscimos’!!! Mas certo, certo, hoje, é que o ‘martelo está quase batido’!!!

*** Falar em política, estamos diante de um ‘fenômeno político’ nunca antes visto no Maranhão: o sacrifício de quatro amigos por puro capricho do ‘mentor maior’ do quarteto!!! Os ‘perdidos no baile’ são dois deputados federais, um vice e uma parlamentar do plenário azul do Congresso Nacional!!! Todos eles teriam chances de sucesso nas eleições de outubro, mas estão indo para o sacrifício porque estão ‘presos’ a um capricho do ‘chefe maior’!!! Um dos deputados federais não tem 30 mil votos hoje, mesmo gastando dinheiro!!! O colega, também federal e com cargo de destaque no PT, está feito ‘barata tonta’, sem saber o que fazer!!! Dos quatro, a parlamentar do plenário azul do Congresso é a única que mostra um pouco de coragem para deixar ‘prisão’!!! Já o vice, coitado, entrou numa ‘barca furada’ que a cada dia vê a água tomar’ conta da embarcação!!!


Quem pensa que o prefeito de Imperatriz e amigo de Fufuca, Rildo Amaral, estará com Eduardo Braide nas eleições de outubro!!! Rildo já disse a Fufuca que é seu amigo, que gosta muito dele, mas que seu candidato a governador é Orleans Brandão!!!

*** A propósito, diante de informações destorcidas que circularam nas redes sociais e em blogs após a decisão de André Fufuca de integrar, como pré-candidato a senador, a chapa de Eduardo Braide nas eleições de outubro, o ex-presidente do MDB Marcus Brandão resolveu ‘entrar em cena’ para esclarecer rumores espalhados por adversários de que Fufuca vinha procurando o governo ara conversar!!! Disse Marcus Brandão que o ex-ministro já sabia que havia um entendimento dentro do grupo governista para que disputasse o Senado em 2026!!! Prefeitos, lideranças e até outros pretendentes à vaga teriam concordado, mas, no meio do caminho, surgiu um “pedido de alguém”!!! De quem???!!! Ninguém sabe!!! O nome segue guardado!!! A explicação acabou produzindo mais perguntas do que respostas; afinal, abandonar um grupo político depois de quatro anos, justamente quando a candidatura ao Senado já estava encaminhada, exige algo bastante convincente!!! Até agora, apareceu apenas uma figura invisível na história!!! O misterioso conselheiro virou personagem principal sem sequer subir ao palco!!! Marcus Brandão afirma que alertou Fufuca sobre os riscos da saída!!! Não era preciso ser especialista em política para imaginar o resultado!!! Prefeitos que antes apoiavam Fufuca começaram a gravar vídeos; lideranças reagiram e a insatisfação se espalhou!!!


*** O ex-ministro saiu acreditando que encontraria novos apoios, mas passou a conviver com a rejeição de antigos aliados!!! A política costuma ser dura com quem deixa um grupo às vésperas da disputa eleitoral!!! E o efeito imediato parece ter sido justamente o contrário do esperado!!! O grupo governista se uniu ainda mais, enquanto Orleans Brandão recebeu novas manifestações de apoio!!! O detalhe que chama atenção é que a vaga ao Senado, segundo Marcus Brandão, já estava reservada para Fufuca!!! Nomes fortes, como Pedro Lucas e Roseana Sarney, teriam aberto espaço!!! Em vez de comemorar, o ex-ministro decidiu seguir outro caminho!!! Agora, escuta de antigos aliados que teria dado “o maior tiro no pé”!!! Porque trocar uma candidatura praticamente assegurada por uma aposta cheia de incertezas não parece exatamente um grande negócio!!! E na política, quando a conta chega, ela costuma vir sem aviso!!!

*** ‘Pérolas de internauta’:

– “Não vos afobeis, filho”…, o jogo está apenas começando. A Copa do – Mundo mal começou e ainda tem muito jogo pela frente.

– Lula é mala! Política é um verdadeiro aeroporto: só dá mala!

– O partido de André Fufuca sempre foi um só: o da conveniência

*** Olha essa!!! Um advogado comprou uma GWM Poer, na sexta-feira retrasada, e resolveu comemorar no dia seguinte, sábado!!! Até aí, tudo bem!!! Só que extrapolou no ‘batizado’ do carrão!!! Aí, meu amigo, ao entrar no veículo, já chamando “urubu de meu louro”, apertou o botão do SOS, que aciona a Central de Atendimento, pensando que era o da luz interna do ‘carango’!!! E foi quando ouviu uma voz perguntado se precisava de ajuda!!! Espantado, o advogado respondeu que não queria nada não, mas que, se fosse possível, a atendente poderia mandar uma garrafa de uísque, porque a dele havia terminado…!!! ‘Rapá’…!!! Olha direito a LUZisio, hahahahahahahahahaha!!!

*** Essa foi boa!!! Em entrevista recente com Rivelino, o repórter pergunta: “Rivelino, você tem assistido aos jogos da seleção brasileira? Rivelino: “Tentei, mas só vi uns 10 minutos e desliguei a TV”. Repórter: “Rivelino, se aquela seleção da Copa de 70 jogasse contra a atual, quanto você acha que seria o placar”? Rivelino responde: “Seria 1 a 0 pra nós…, ou 2 a 1…, por aí”. Repórter: “Mas só isso”? Rivelino: “Você tem que ver o seguinte: o Pelé já morreu e nós estamos com mais de 80 anos”. Hahahahahahahahahahahaha!!!

*** Meu amigo, enquanto muita gente está ‘trocando figurinhas’ da Copa do Mundo, o ‘americano deportado’, da ‘Tríplice-Fronteira’, que foi convidado para o mega aniversário do primo do saudoso ‘Deputado 43’, não perde tempo!!! Até nas caminhadas na Litorânea o ‘cabra’ fica oferecendo senha aos amigos, mas em troca ele outro aniversário, para os amigos, em troca de uma ele quer ganhar senha de outro aniversário, para ir em mais uma BL, em outra data!!! ‘Rapá…, só muita ‘borracha’!!!

MISTÉRIO

*** Quem é o ‘todo poderoso’ que está sacrificando uma senadora, um vice e dois deputados federais por puro capricho???!!! Pior que por mais alternativas que sejam apresentadas aos futuros não eleitos, eles continuam ‘presos’ a esse capricho do ‘chefe maior’!!!

*** Cadê o “magnífico” investimento do governo passado???!!! É, meu amigo, parece que a ‘loira’ vai sair do mercado cervejeiro!!!

*** Quem é o parlamentar de São Luís que será vice de Orleans Brandão nas eleições de outubro???!!!

*** Quais são os parlamentares já praticamente escolhidos pelo governo para disputar o senado pela chapa governista???!!! Tcham, tcham, tcham, tcham…!!!

*** Qual prefeito da região tocantina já deixou bem claro para Fufuca: sou seu amigo, mas meu candidato a governador é Orleans Brandão???!!!

*** Qual empresário milionário comprou uma mansão com a amada parlamentar e não tirou um centavo do bolso para pagar???!!! Resultado: a justiça mandou devolver o imóvel, hoje bem destruído, ao verdadeiro dono!!!

*** Qual será o mistério que envolve a escada rolante do Shopping Monumental???!!! A ‘geringonça’ só vive no “prego”!!! Tá bom de alguém denunciar na OAB!!!

John Cutrim

Datafolha mostra Lula à frente de Flávio no 1º e 2º turnos

 

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando a corrida eleitoral para as eleições de 2026. No cenário estimulado de primeiro turno, o petista aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 31%.

De acordo com o levantamento, Lula mantém uma vantagem de dez pontos percentuais sobre o principal adversário, mas ainda não alcança percentual suficiente para vencer a disputa em turno único.

O instituto também simulou três cenários de segundo turno envolvendo o atual presidente. No confronto mais equilibrado, Lula teria 47% das intenções de voto contra 43% de Flávio Bolsonaro, uma diferença de quatro pontos percentuais.

Nas demais projeções, o petista também aparece à frente. Contra o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula venceria por 47% a 41%. Já em uma eventual disputa contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente alcançaria 48%, enquanto o adversário somaria 39%.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

O crescimento não para

 

Por Carlos Brandão

Quem conhece a história do Maranhão sabe que o nosso estado sempre enfrentou grandes desafios. Nada foi fácil para a nossa gente.

Mesmo em seus primórdios, enfrentando as diversas invasões estrangeiras, a distância do poder central e os conflitos internos, lutamos em busca do desenvolvimento.

Mas, com tudo isso, há algumas características que nunca faltaram ao povo maranhense. E não é difícil citar: a capacidade de seguir em frente, de acreditar, a sua resiliência.

Ao longo dos últimos três anos e meio, temos feito uma gestão municipalista em sua essência. Percorremos todo o estado levando obras, ações e, principalmente, conversando com trabalhadores, agricultores, comerciantes, estudantes e tantas outras irmãs e irmãos que lutam diariamente para construir uma vida melhor para suas famílias.

Essas conversas reforçam uma convicção: o Maranhão tem potencial para crescer e oferecer, cada vez mais, oportunidades para sua população.

É justamente com esse propósito que temos trabalhado. Desde 2023, nossa economia tem mantido uma trajetória de crescimento consistente. Resultado de planejamento, de diálogo e de um esforço permanente para criarmos um ambiente mais favorável aos investimentos e, por consequência, à geração de empregos.

Oferecendo segurança jurídica, garantimos estabilidade, previsibilidade e respeito às regras a quem deseja investir. Isso tem ajudado o Maranhão a atrair novos negócios e a fortalecer empresas que já atuam aqui.

Essa forma de atuar tem gerado resultados. Hoje o estado registra a menor taxa de desemprego do Nordeste (6,9%). São mais de 2,6 milhões de maranhenses trabalhando, produzindo e contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado. A renda dos trabalhadores também vem crescendo, o que ajuda a movimentar a economia.

E as previsões seguem otimistas. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) estima que nossa economia cresça 3,6% em 2026, mantendo a trajetória de expansão observada nos últimos anos.

Outro dado que merece ser destacado é o avanço no desenvolvimento humano. Pela primeira vez, o Maranhão alcança o patamar de alto desenvolvimento humano, com a marca de 0,745 no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Número que representa melhoria concreta nas condições de vida das pessoas.

E as boas notícias continuam! O Porto do Itaqui, por exemplo, vem registrando resultados históricos, consolidando sua posição como um dos mais importantes portos públicos do país e como segundo maior corredor de exportação de soja do Brasil.

Como já destacado, os desafios existem, ainda são muitos e jamais podem ser ignorados. Mas o que estamos construindo nos faz acreditar que seguimos no caminho certo. Um caminho que não pode ser desviado.

Afinal, a estrada é longa. E o mais importante é que temos muitas razões para olhar adiante com confiança – fruto do esforço de uma equipe compromissada e que trabalha com transparência.

Os resultados que alcançamos estão aí para qualquer um conferir. Ninguém pode negar os passos que conquistamos em respeito a quem nos confiou essa missão.

Afinal, o maior patrimônio do Maranhão continua sendo o seu povo. É ele quem carrega aquelas características citadas. E é por ele que seguimos trabalhando e avançando.

Falso alerta da Defesa Civil chegou a cerca de 30 milhões em 8 estados

 

Usuários de telefonia móvel de ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, receberam as falsas mensagens disparadas após a invasão do sistema nacional de notificações de desastres da Defesa Civil, entre a noite desta sexta-feira (19) e madrugada deste sábado (20). De acordo com o ministério, os disparos foram feitos entre 23h41 e 1h23.

Conforme a Agência Brasil apurou, uma análise preliminar aponta que os diferentes alertas chegaram a moradores de:

Belo Horizonte (MG),
Brasília (DF),
Campo Grande (MS),
Curitiba (PR),
Rio Branco (AC),
Rio de Janeiro (RJ),
Salvador (BA) e
São Paulo (SP).

Somadas, essas cidades reúnem cerca de 30 milhões de pessoas. Além das capitais, também foram enviados alertas para outros municípios menores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, esclareceu que, durante a invasão ao sistema Defesa Civil Alerta, foram emitidas dez diferentes notificações.

“Foram nove mensagens emitidas pelo Cell Broadcast [sistema implantado em 2025] e uma pelo sistema SMS [sistema utilizado desde 2014 e substituído no ano passado]”, afirmou Wolff.

O Cell Broadcast é a tecnologia que o sistema Defesa Civil Alerta utiliza para enviar mensagens de texto sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos diretamente para os celulares da população em áreas de risco. A tecnologia permite que os alertas cheguem de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de um aplicativo ou registro prévio.

De acordo com o secretário nacional, o primeiro alerta foi disparado para Curitiba. Pouco depois, usuários de telefonia móvel de outras localidades começaram a receber as mensagens. Além do alerta sonoro, as mensagens continham texto que mencionavam termos como “misantropia” e “invasão alienígena”, entre outras.

De acordo com o secretário, o trabalho de investigação que está sendo realizado pela Polícia Federal junto à equipe técnica da Defesa Civil vai determinar se as mensagens foram enviadas por uma pessoa ou um grupo articulado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também está apurando o caso.

A suspeita é que a invasão tenha ocorrido na plataforma da própria Defesa Civil nacional, responsável por emitir os alertas.

Em nota, a Anatel informou que, ao que se sabe até o momento, “os alertas em questão não passaram pelos canais oficiais da plataforma técnica do sistema, operada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações)”.

Brandão alfineta gestões de São Luís durante agenda no Coroadinho

 

O governador Carlos Brandão (MDB) aproveitou uma agenda de trabalho no bairro do Coroadinho, em São Luís, na manhã deste sábado (21), para fazer críticas indiretas às administrações do ex-prefeito Eduardo Braide (PSD) e da atual prefeita Esmênia Miranda (PSD). Ao comentar demandas apresentadas por moradores da comunidade, o chefe do Executivo estadual defendeu maior atenção aos bairros populares da capital.

A declaração foi dada após um morador cobrar a realização de obras de acessibilidade que seriam de responsabilidade da Prefeitura de São Luís. Brandão afirmou que reservou a manhã para acompanhar intervenções executadas pelo Governo do Estado no Coroadinho e ressaltou a importância de investimentos nas áreas mais populosas da cidade.

“É no bairro que as pessoas moram. Então, a gente tem que cuidar é dos bairros. Não adianta cuidar só da Avenida dos Holandeses”, declarou o governador, em referência a uma das principais vias da área nobre da capital maranhense. Na ocasião, ele também garantiu que encaminharia a demanda apresentada por um militante cultural da comunidade.

As declarações foram interpretadas como uma alfinetada às gestões ligadas ao PSD em São Luís, partido do ex-prefeito Eduardo Braide e da atual prefeita Esmênia Miranda. A crítica ocorre em um momento de intensificação das movimentações políticas com vistas às eleições de 2026.

Maior bairro da capital maranhense, o Coroadinho tem ganhado destaque nacional nos últimos meses. Recentemente, a comunidade recebeu a visita de Renan Santos, dirigente do Movimento Brasil Livre (MBL) e pré-candidato à Presidência da República, que realizou agendas e produziu conteúdos sobre a realidade local.

Em ato com Marcus Brandão, Rildo reafirma “lealdade” e “compromisso” com Orleans

 

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (PP), deu sinais claros de que permanecerá alinhado ao grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão (MDB) e apoiará a pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão nas eleições de 2026. A sinalização ocorreu na noite deste sábado (20), durante um jantar realizado na Cabana do Sol, em São Luís, que contou com a presença de Marcus Brandão, principal articulador político do grupo governista.

O encontro ganhou especial relevância por ocorrer poucos dias após o ex-ministro do Esporte e deputado federal André Fufuca (PP) anunciar apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD). A decisão de Fufuca marcou seu rompimento com o grupo de Carlos Brandão e abriu espaço para especulações sobre o posicionamento de outras lideranças do Progressistas no estado.

Ao participar do jantar com Marcus Brandão, Rildo Amaral demonstrou que não pretende seguir o mesmo caminho adotado por Fufuca. Prefeito de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, ele é considerado uma das principais lideranças políticas da região Tocantina e peça estratégica para a construção da candidatura governista.

“A importância de reforçar e continuar essas parcerias. Por isso, faço questão de vir aqui hoje reforçar todo meu compromisso, reforçar a minha lealdade, reforçar meu respeito pelo grupo”, declarou Amaral.

Apesar do alinhamento com Orleans Brandão na disputa pelo Governo do Estado, a tendência é que Rildo mantenha uma composição diferente na corrida pelo Senado Federal. Nos bastidores, a avaliação é de que o prefeito continuará apoiando a senadora Eliziane Gama e o deputado federal André Fufuca na disputa pelas duas vagas que estarão em jogo em 2026.

G Léda

Roseana relata luta contra câncer e não descarta disputa pelo Senado

 

A ex-governadora do Maranhão e deputada federal licenciada Roseana Sarney (MDB) afirmou que segue confiante em sua recuperação do câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipos mais agressivos da doença, e não descarta um retorno mais ativo à política nas eleições de 2026. As declarações foram dadas em entrevista ao portal Metrópoles.

Em tratamento desde agosto de 2025, Roseana divide atualmente o tempo entre São Paulo, onde realiza sessões de quimioterapia, e o Maranhão. Segundo ela, o diagnóstico foi descoberto durante exames anuais de rotina. A ex-governadora relatou que, apesar da gravidade da doença, procurou enfrentar o momento com serenidade, fé e determinação.

“Você tem de ter calma primeiro, tem de ter resiliência e tem de acreditar que vai vencer. E mais do que isso, a fé tem de te mover nessas situações todas”, declarou. Roseana contou que inicialmente não imaginava que o quadro fosse tão avançado, mas que exames posteriores confirmaram a doença.

A parlamentar também lembrou que esta não é a primeira vez que enfrenta um câncer. Em 1998, ela recebeu outro diagnóstico da doença e precisou passar por quatro cirurgias. Durante a entrevista, afirmou que sempre buscou manter uma postura positiva diante das dificuldades e que a disposição para viver foi fundamental nos momentos mais delicados do tratamento.

Em tom descontraído, Roseana disse que encara a doença como um desafio a ser superado. “Eu sempre tive esse espírito. Nunca tive aquele espírito de ‘ah, coitadinha, está ruim’. Mesmo nas piores horas, eu sempre me agarrei na fé e nesse meu espírito positivo”, afirmou.

Com a recuperação em andamento e os efeitos do tratamento diminuindo, a ex-governadora revelou que já começa a considerar a possibilidade de retomar de forma mais intensa sua atuação política. O movimento ocorre em meio às especulações sobre uma eventual candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026, hipótese que vem sendo discutida nos bastidores da política maranhense.

sábado, 20 de junho de 2026

Agora Raphinha poderia ir tirar as suas tão sonhadas férias em Ibiza na Espanha em vez de jogar bola



Reprodução/Raphinha 

A Seleção Brasileira confirmou no fim da tarde deste sábado (20) que o atacante Raphinha está com lesão muscular na coxa direita. A  direção da Seleção não relatou a gravidade da contusão, mas o jogador deverá ficar de fora uns 20 dias, ou seja, praticamente o mesmo está de fora da Copa do Mundo e, só ficará, na tentativa de uma recuperação.

O Raphinha já tem um histórico de mais de 105 dias fora do Barcelona, justamente por lesões, mas sempre o mesmo quando ia dar entrevista, ele sempre reclamava de falta de férias, ou seja, ele sempre ironizava por não ter férias e ter que servir a Seleção Brasileira, sem falar, que o mesmo nunca entregou o que entrega no seu clube o Barcelona. 

Prefeitura alerta população sobre informações falsas envolvendo novos residenciais do Minha Casa, Minha Vida

 

Inscrições para Cidade Grande Imperatriz, Princesa do Tocantins, Ibiza e Mallorca ainda não estão abertas
Prefeitura alerta população sobre informações falsas envolvendo novos residenciais do Minha Casa, Minha Vida

 Os novos empreendimentos vão ampliar a oferta habitacional no município de Imperatriz (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio dos Programas Habitacionais, informa que as inscrições para os residenciais Cidade Grande Imperatriz, Princesa do Tocantins, Ibiza e Mallorca ainda não estão abertas. O município também orienta a população a ficar atenta a promessas de cadastro antecipado, reserva de apartamentos ou garantia de vaga.

Os residenciais Cidade Grande Imperatriz e Princesa do Tocantins contarão com 384 apartamentos autorizados pelo programa Minha Casa, Minha Vida e serão construídos na região do Parque Alvorada. Os empreendimentos se somam aos residenciais Ibiza e Mallorca, em construção na região do Bom Jesus, que juntos disponibilizarão 992 apartamentos distribuídos em 62 torres residenciais.

A Prefeitura alerta para mensagens, anúncios e cobranças indevidas relacionadas ao programa habitacional. Não existe cadastro antecipado, venda de vagas, reserva de apartamentos ou qualquer tipo de pagamento para garantir uma unidade habitacional.

A diretora de Governança Municipal, Anna Paula Fernandes, orienta que os interessados busquem informações apenas nos canais oficiais do município. “A população deve acreditar apenas e somente nas informações divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura. Não acreditem em pedidos de valores, pagamento a qualquer pretexto, para garantia de vagas ou de casas”.

Também é importante desconfiar de anúncios em redes sociais, mensagens encaminhadas por aplicativos de conversa ou pessoas que aleguem possuir autorização para realizar inscrições ou assegurar unidades habitacionais. Não há intermediários autorizados para esse tipo de procedimento.

As informações sobre abertura de inscrições, critérios de seleção, documentação exigida e cronograma serão divulgadas exclusivamente pelo site oficial da Prefeitura, redes sociais institucionais e Diário Oficial do Município. A população pode procurar a sede dos Programas Habitacionais, localizada na Praça Mané Garrincha, Rua Coriolano Milhomem, onde a equipe presta orientações sobre os empreendimentos e procedimentos oficiais do programa.

A Prefeitura também orienta que os interessados mantenham atualizados os dados no Cadastro Único (CadÚnico), NIS e demais cadastros sociais, facilitando a participação nos futuros processos de seleção quando os editais forem publicados.

Imperatriz integra movimento mundial e realiza programação do Make Music Day na Rede Municipal de Ensino

 

Iniciativa contou com a participação do Projeto Ritmo do Coração, da Escola Municipal Bilíngue, e do Projeto Tocar, do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI)
Imperatriz integra movimento mundial e realiza programação do Make Music Day na Rede Municipal de Ensino

 Make Music Day inicia na Escola Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho com apresentação da Banda Ritmo do Coração, que evidencia a música como inclusão e expressão. (Foto: Letícia Holanda)

A música tomou conta da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz nesta semana, durante a programação especial do Make Music Day, o maior movimento mundial de celebração da música, presente em mais de 2 mil cidades ao redor do mundo. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o município integrou oficialmente a iniciativa, em apoio a ações de inclusão, cultura, aprendizagem e expressão artística.

Para a coordenadora do Make Music Brasil em Imperatriz, Bárbara Silva Mendes, a adesão do município ao movimento ressalta a dimensão global da iniciativa. “Esse projeto chega pela primeira vez a Imperatriz e nos permitiu compreender a dimensão de um movimento mundial que reúne milhares de cidades. A SEMED mobilizou iniciativas já existentes, como o Conservatório de Música, o SIADI e a Escola Bilíngue. A música é uma poderosa ferramenta de transformação, que contribui para a expressão, a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e a autoestima dos estudantes”.

A programação teve início na Escola Municipal Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, com a participação da Banda Ritmo do Coração, projeto desenvolvido pela instituição que utiliza a música como ferramenta de inclusão, comunicação e desenvolvimento dos estudantes surdos. A apresentação emocionou o público ao mostrar que a música ultrapassa barreiras e pode ser vivenciada de diferentes formas, além de evidenciar a contribuição dos alunos surdos para a produção cultural do município.

A gestora da Escola Municipal Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, Elisandra Lima, ressaltou que a participação da instituição no movimento representa o reconhecimento de um trabalho desenvolvido há vários anos com a música como instrumento de aprendizagem e inclusão. “Ficamos muito felizes por a Escola Bilíngue ter sido escolhida para representar esse trabalho. Desde 2019, a música faz parte dos eixos de aprendizagem dos nossos alunos, com estratégias específicas para o ensino da pessoa surda. Essa oportunidade permite mostrar a qualidade da educação musical desenvolvida em nossa rede. A Banda Ritmo do Coração nasceu da iniciativa do professor Mark Jonas e hoje consolida o protagonismo e a participação dos nossos estudantes”.

Integrante da Banda Ritmo do Coração, a estudante surda Anna Sophia Viana de Araújo compartilhou a alegria de fazer parte do projeto. “Eu me sinto muito feliz por essa experiência. Estou aprendendo a tocar instrumentos por meio dos sinais de luz junto com meus amigos surdos. No começo foi difícil, mas, com os treinos, conseguimos aprender. A música abriu a nossa mente para novos conhecimentos e possibilidades”.

No período da tarde, a programação seguiu no Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), com o recital dos alunos do Projeto Tocar. A apresentação reuniu integrantes do projeto que, ao longo do semestre, desenvolvem habilidades musicais por meio das atividades ofertadas. O recital evidenciou o aprendizado, a dedicação e os talentos dos participantes em apresentações de canto e execução do ukulele.

Com dez anos de atuação, o Projeto Tocar se consolidou como uma das referências da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz na oferta de educação por meio da música. Desenvolvido no SIADI, o projeto atende servidores municipais, seus dependentes e pessoas com deficiência. As matrículas são abertas a cada semestre para a participação de novos integrantes.

A professora de música e coordenadora do projeto, Karlla Gyz, destacou a trajetória da iniciativa e seu papel na educação. “O Projeto Tocar começou em 2016. Nosso objetivo não é formar músicos profissionais, mas utilizar a música como ferramenta de ensino e desenvolvimento humano. Ela ajuda a desenvolver a atenção, a criatividade, a percepção e a socialização, além de contribuir para a construção de competências que acompanham o indivíduo ao longo da vida”, pontuou.

O encerramento ficou por conta das artistas Lena Garcia e Karlla Gyz, que levaram ao público um espetáculo infantil marcado por música e muita participação da criançada. Famílias e visitantes entraram no clima da celebração, que terminou em um ambiente de alegria e descontração.

Ambulantes se preparam para o Arraiá da Prefs com orientações sobre segurança e vendas

 

Encontro promovido pela Seplu reuniu cerca de 200 comerciantes para orientações sobre segurança, higiene e funcionamento dos espaços durante a programação junina
Ambulantes se preparam para o Arraiá da Prefs com orientações sobre segurança e vendas

 Encontro de alinhamento reúne vendedores ambulantes para atuação no São João da Beira Rio (Foto: Hugo Oliveira)

Cerca de 200 vendedores ambulantes participaram, na manhã deste sábado (20), de uma reunião preparatória para o Arraiá da Prefs, que será realizado entre os dias 24 e 28 de junho, na Avenida Beira Rio. O encontro aconteceu na Universidade Aberta do Brasil (UAB) e teve como objetivo repassar orientações sobre o funcionamento dos espaços destinados aos comerciantes durante a programação junina.

A reunião foi realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplu) e contou com a participação de equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade. Durante o encontro, os ambulantes receberam informações sobre as normas para comercialização de alimentos e bebidas, cuidados com higiene e armazenamento dos produtos, além de medidas de segurança e orientações administrativas relacionadas ao evento.

O secretário da SEPLU, José Ribamar Alves, destacou que a iniciativa busca garantir organização e segurança tanto para os comerciantes quanto para o público que deve prestigiar o arraial. “Esse momento é importante porque permite alinhar todas as informações com os vendedores ambulantes que irão trabalhar durante o Arraiá da Prefs. Estamos tratando de questões sanitárias, de segurança e de organização dos espaços, para que todos possam exercer suas atividades de forma adequada e oferecer um atendimento de qualidade à população”.

Para a vendedora ambulante Cristina da Silva, participar da reunião contribui para esclarecer dúvidas e evitar problemas durante os dias de festa. “É muito importante participar dessas orientações porque a gente fica sabendo de todas as regras e entende melhor como vai funcionar o evento. Assim, conseguimos trabalhar com mais tranquilidade e atender bem os clientes”.

Celma Rodrigues acredita que o período junino representa uma oportunidade de aumentar a renda da família. “A expectativa é muito boa. A gente espera vender bastante, porque o movimento costuma ser grande nessa época. É uma chance de garantir um dinheiro extra e ajudar nas despesas de casa”.

O Arraiá da Prefs será realizado na Beira Rio e contará com apresentações culturais, grupos juninos e uma variedade de comidas típicas para o público.

Corregedoria arquiva processo de delegada que denunciou assédio de ex-secretário de Segurança do MA

 

A Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão arquivou investigação contra a delegada da Polícia Civil Viviane Fontenelle, que acusou de assédio o ex-secretário de Segurança do Estado Maurício Martins.

O órgão abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a delegada, por um assunto não relacionado à denúncia feita por Viviane, no mesmo dia em que ela desabafou nas redes sociais sobre comentários inadequados do então secretário de Segurança. Ela disse que Martins a chamou de “delegata” e pediu uma foto dela para exibir em seu gabinete. Ele nega as acusações. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública não respondeu.

O PAD a que respondia a delegada da Polícia Civil foi aberto pela Corregedoria no dia 9 de março, e arquivado dois meses depois, em 15 de maio. A justificativa para a abertura do processo era uma postagem que Viviane fez nas redes sociais, após o carnaval, contestando dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Na época, a delegada disse à Coluna do Estadão se sentir “perseguida” e classificou a denúncia como “sem pé nem cabeça”.

Na justificativa para o arquivamento, o corregedor-geral Nordman Ribeiro, que assina o documento, afirma que os elementos que constam nos autos “indicam a ausência de nexo funcional direto e inequívoco entre a conduta e o exercício das atribuições do cargo”, e que as falas da delegada integram “o núcleo essencial da liberdade de expressão”.

Por isso, segundo ele, a continuidade do processo seria “medida desproporcional e inadequada”.

Entenda o processo aberto contra a delegada
O processo disciplinar contra Viviane se refere a uma postagem que ela fez nas redes sociais contestando dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão durante o carnaval.

O órgão dizia não ter havido nenhum crime grave no Estado durante o feriado (“nenhum homicídio”, “nenhum feminicídio”, “nenhum latrocínio” e “nenhuma lesão corporal seguida de morte”), o que ela apontou se tratar de dado falso.

Viviane disse à época da abertura do processo se sentir “perseguida” e classificou a denúncia como “sem pé nem cabeça”. Um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) pode acarretar, em última instância, na demissão do servidor público. (Do Estadão)

Governo e Prefeitura confirmam maternidade regional em Bacabal

 

Bacabal viveu, nesta sexta-feira (19), um momento histórico para a saúde pública com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Maternidade Regional de Alta Complexidade. A solenidade foi realizada na Avenida João Alberto, ao lado do IFMA, local onde a maternidade será construída, e reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além da população em geral.

O equipamento será uma Maternidade Porte II, com 150 leitos, e integra os investimentos do Novo PAC Saúde. O projeto representa um dos maiores aportes da história recente da saúde materno-infantil na região, com investimento total de R$ 153 milhões, sendo R$ 60 milhões destinados às obras e R$ 93 milhões à aquisição de equipamentos, além de contrapartidas do Governo do Maranhão e da Prefeitura de Bacabal.

Durante a solenidade, o Secretário Adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, representante do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, destacou a dimensão da obra e seu impacto regional. “É uma das maiores obras do PAC Saúde, com orçamento direto de 153 milhões de reais. É a garantia do cuidado, prefeito, não só das mulheres de Bacabal, mas da região vizinha. De forma que nós entendemos pela nossa pactuação regional, iremos atender 2 milhões de habitantes, as gestantes no período do parto e pós-parto e quando precisar. Temos também ali uma estrutura de UTI neonatal e pediátrica.”

A nova maternidade será referência em atendimento de média e alta complexidade para Bacabal e toda a região do Médio Mearim, alcançando também municípios das regionais de Barra do Corda, Codó, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês e Zé Doca, somando cerca de 82 municípios e uma população estimada em aproximadamente 2 milhões de habitantes.

O governador Carlos Brandão destacou a parceria entre os entes federativos e a importância estratégica do investimento para o Maranhão. “Uma das maiores maternidades do estado do Maranhão. É uma parceria do Governo Federal, através do presidente Lula, do Governo do Estado e do Governo Municipal. O Roberto nos doou este terreno aqui, que ele conseguiu com a UFMA. Essa maternidade será construída na Avenida João Alberto, ao lado do IFMA e vai atender mais de 2 milhões de pessoas.”

A estrutura da unidade contará com atendimento humanizado e serviços de alta complexidade, incluindo urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, internação hospitalar, terapia intensiva, atendimento ambulatorial, banco de leite humano, salas de acolhimento para vítimas de violência, além de suítes para pré-parto, parto e pós-parto e centros de parto normal intra-hospitalares.

O prefeito de Bacabal, Roberto Costa, ressaltou o significado do momento para o município e para toda a região. “Para nós é a realização de um grande sonho da nossa cidade e da nossa região. Essa maternidade vai garantir a vida das nossas gestantes e todas as crianças que, em algum momento, precisarem de um tratamento de alta complexidade. Teremos UTIs garantidas para crianças, UTI materna garantida para as mães. E dessa forma, com nossa união com o presidente Lula e o governador Brandão, temos construído coisas importantes para nossa cidade e, acima de tudo, garantido saúde de qualidade para toda a nossa população”, disse o gestor.

A solenidade também contou com a entrega de 306 tablets e fardamentos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), além da entrega de três motocicletas para mototaxistas e motofretistas, por meio do Programa Avança Maranhão, reforçando o conjunto de ações integradas de fortalecimento da saúde e da mobilidade no município.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html