sexta-feira, 26 de junho de 2026

MPMA vistoria obras em escolas da rede estadual

 

O Ministério Público do Maranhão realizou mais uma etapa de inspeção das obras de reforma estrutural no Centro de Ensino Liceu Maranhense, Escola Modelo Benedito Leite e Centro de Ensino Sotero dos Reis, que são escolas da rede estadual de ensino situadas no centro histórico de São Luís. A fiscalização foi coordenada pela promotora de justiça Maria Luciane Lisboa Belo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís.

O objetivo da vistoria foi avaliar o andamento das reformas das referidas unidades de ensino, previstas nos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), assinados pelo MPMA e pelo Estado do Maranhão no mês de dezembro do ano passado.

Também acompanharam a fiscalização o secretário-adjunto de Educação, José Antônio Heluy, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Castro, técnicos da Secretaria de Estado de Governo e da empresa responsável pelas obras.

No Liceu, quadra esportiva está sendo reformada

No Liceu Maranhense, estão sendo realizados serviços para corrigir problemas como as infiltrações em paredes e pilares, nos telhados e forros danificados, bem como a falta de acessibilidade, dentre outras irregularidades físicas, estruturais, elétricas, hidráulicas e sanitárias. A empresa responsável pelas obras informou que a primeira etapa dos trabalhos deve ser concluída em 60 dias. A vistoria foi acompanhada pelo diretor da escola, Deurivan Rodrigues.

ESCOLA MODELO

Na Escola Modelo, piso está sendo trocado

Na Escola Modelo Benedito Leite, problemas semelhantes motivaram a execução dos serviços, como o escoramento da estrutura do prédio e intervenções nas partes elétrica, hidráulica e sanitária, no forro e na laje de cobertura que está sendo impermeabilizada. Também estão sendo providenciadas as trocas do piso e do revestimento, além do reboco.

SOTERO DOS REIS

Sistema de ar-condicionado foi substituído no Sotero dos Reis

No Centro de Ensino Sotero dos Reis, a visita técnica objetivou monitorar a intervenção efetivada a partir de procedimento administrativo aberto na 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação, em razão de algumas irregularidades na infraestrutura da escola.

A fiscalização constatou que a maioria dos serviços já foi realizada, com a previsão de conclusão dada pela empresa responsável até a volta do segundo semestre letivo.

A promotora de justiça Luciane Belo cobrou a necessidade de adaptação de rampa que favoreça a acessibilidade, bem como a adição de lavatórios nos banheiros e mudanças de trincos nas portas.

TAC

O MPMA assinou o TAC com o Estado em dezembro de 2025, determinando o prazo limite de até 12 meses para a conclusão total das adequações no Liceu e na Escola Modelo Benedito Leite.

Reformas estão previstas em TAC assinado pelo MPMA com a Seduc em dezembro de 2025

De acordo com a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, o monitoramento constante é a ferramenta mais eficaz para evitar paralisações desnecessárias e assegurar a celeridade dos serviços.

“O acompanhamento sistemático dessas obras é fundamental para que o direito à educação de qualidade seja respeitado, permitindo que a comunidade escolar usufrua de espaços renovados e seguros o quanto antes”, destacou a promotora de justiça.

Escolas municipais se destacam no Arraiá da Prefs e Castro Alves I vence competição junina 2026

 

Evento reuniu apresentações culturais, definiu o pódio da disputa entre as unidades escolares e segue com programação até 28 de junho
Escolas municipais se destacam no Arraiá da Prefs e Castro Alves I vence competição junina 2026

 A Escola Municipal Castro Alves I é a grande campeã do Arraiá da Prefs, com uma apresentação marcada por criatividade, tradição e protagonismo estudantil. (Foto: Dávila Henrique)

A segunda noite do Arraiá da Prefs marcou o encerramento das apresentações e da competição entre as seis escolas da Rede Municipal de Ensino. Em clima de celebração da cultura popular e do protagonismo estudantil, a Escola Municipal Castro Alves I conquistou o primeiro lugar, seguida pela Escola Municipal Paulo Freire, vice-campeã, e pela Escola Municipal Afonso Pena, que completou o pódio na terceira colocação. Apesar do fim da etapa competitiva entre as escolas, o Arraiá da Prefs 2026 segue com programação cultural aberta ao público até o dia 28 de junho.

Além do título de campeã, a Escola Municipal Castro Alves I destacou-se nas premiações individuais e recebeu os troféus de Melhor Casal de Reis, Melhor Marcador e Melhor Casal de Noivos. No tablado, apresentou o espetáculo “O Leilão da Última Gota d’Água”, que convidou o público à reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos e a responsabilidade coletiva com o meio ambiente.

A vice-campeã, Escola Municipal Paulo Freire, emocionou o público com “Círio de Nazaré: Entre Promessas e Destinos”, homenagem a uma das maiores manifestações religiosas do Brasil. Já a Escola Municipal Afonso Pena, terceira colocada, apresentou “Entre Amor e Tradição: a História de um Povo com Sabor Junino e Gosto de Açaí”, inspirado na tradição do cultivo do açaí no Povoado 1700, zona rural de Imperatriz, valorizando a identidade, as raízes e os costumes da comunidade.

Ao encerrar a programação da segunda noite do Arraiá da Prefs 2026, o prefeito Rildo Amaral ressaltou que a festa vai além da celebração junina e consolida Imperatriz como referência em inclusão, valorização cultural e investimento nas pessoas. “É uma imensa honra compartilhar este momento com todos vocês. Uma grande cidade não se constrói apenas com ruas e obras. Uma cidade é feita de pessoas e da forma como cuida de seus cidadãos. Ontem tivemos a honra de receber a primeira quadrilha formada por estudantes surdos de escolas públicas do Brasil, um marco histórico para Imperatriz e para a inclusão. Imperatriz é uma cidade que se renova todos os dias por meio da cultura, da inclusão e da participação popular”.

As escolas vencedoras receberam premiações como reconhecimento pelo desempenho na competição. A terceira colocada foi contemplada com uma caixa de som com microfone; a vice-campeã recebeu um notebook; e a grande campeã conquistou uma televisão de 50 polegadas, além da vaga garantida na edição de 2027 e de um passeio comemorativo para os estudantes.

O secretário municipal de Educação, Magno Ribeiro, parabenizou todas as escolas participantes e destacou que o Arraiá da Prefs cresce a cada edição. “Quero parabenizar todas as escolas participantes por esse momento tão especial. Hoje conhecemos a grande campeã, mas, para mim, todas são campeãs pelo trabalho, dedicação e qualidade das apresentações. Parabenizo o prefeito Rildo Amaral por investir na cultura da nossa cidade e por proporcionar esse espetáculo aos nossos alunos e às famílias”.

O coordenador pedagógico da Escola Municipal Castro Alves I, Erisvaldo Alves de Sousa, destacou os quatro meses de preparação da equipe, o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. “Foram quatro meses de muito trabalho, sempre com total apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Educação e do secretário Magno Ribeiro, que acompanhou nossos ensaios e nos incentivou durante toda a preparação. Ver os alunos felizes e realizados é a maior recompensa. O espetáculo “Leilão da Última Gota d’Água” foi criado pelo nosso marcador, Darlan Júnior, ex-aluno da escola, que desenvolveu uma apresentação autoral com muita criatividade. Além da dança, trabalhamos o tema da preservação da água durante todo o processo, com pesquisas e atividades pedagógicas. Os alunos não vieram apenas para dançar; vieram para compreender e vivenciar a mensagem do espetáculo”.

Vencedora da categoria Casal de Noivos e integrante da escola campeã, a aluna Jhulliene Sabino Sousa comemorou as conquistas da Escola Municipal Castro Alves I e agradeceu pela oportunidade de participar do evento. “Foi uma honra conquistar vários prêmios. Ganhamos como melhor quadrilha, melhor casal de noivos e rainha. É uma alegria enorme representar a nossa escola. Espero que essa seja apenas a primeira de muitas conquistas. Participar desse evento promovido pela Prefeitura foi perfeito. As roupas estavam lindas, a organização foi excelente, os prêmios foram maravilhosos. Celebrar o São João é celebrar nossa história. É uma data muito especial e espero que essa cultura nunca acabe, porque ela mora no meu coração”.

As escolas que deram vida ao tablado nas duas primeiras noites do Arraiá da Prefs

Nas duas primeiras noites do Arraiá da Prefs 2026, o tablado transformou-se em palco de memórias, identidade e emoção. Cada escola levou muito mais do que uma apresentação: apresentou histórias construídas em sala de aula, fruto de pesquisa, dedicação e do olhar atento de estudantes e educadores sobre a cultura popular.

A gestora Elisabette Alves de Sousa, da Escola Municipal Paulo Freire, segunda colocada na competição, afirmou que o maior prêmio é contribuir para que os estudantes compreendam a importância de preservar as manifestações culturais para além da disputa. “Já fomos campeões por dois anos, ficamos em segundo neste ano, mas entendemos que o maior prêmio é valorizar a cultura e mostrar aos nossos alunos que a competição é importante, mas participar e preservar as tradições é ainda mais”, revelou.

A técnica de enfermagem Maria Deuza Oliveira, moradora de Imperatriz há 42 anos, acompanhou as apresentações e elogiou a qualidade dos espetáculos, ressaltando a valorização da realidade e das tradições do povo maranhense. “Todas as apresentações foram lindas, mas gostei muito da quadrilha que falou sobre o açaí, porque retrata a nossa realidade. Amo esse período junino e estou achando tudo maravilhoso. As apresentações mostram a realidade do povo do interior, uma cultura que muitas vezes não recebe a valorização que merece. Eventos como esse são fundamentais. É importante ver a Prefeitura promovendo momentos que valorizam nossa cultura e aproximam o poder público da população. Isso demonstra cuidado não apenas com a infraestrutura da cidade, mas também com as pessoas e com a nossa identidade cultural”, afirmou.

Entre luzes, figurinos e coreografias, a Rede Municipal evidenciou a força da educação quando ela dialoga com a arte e com as tradições. Vejam as escolas participantes nas duas primeiras noites do Arraiá da Prefs e suas apresentações:

  • Escola Municipal Santos Dumont - “Quadros Vivos: Iracema, o Amor que Floresceu na Terra”;
  • Escola Municipal Paulo Freire - “Círio de Nazaré: Entre Promessas e Destinos”;
  • Escola Municipal Maria das Neves - “Maria Francisca do Lindô: Luz no Céu e Cultura na Terra”;
  • Escola Municipal Afonso Pena - “Entre Amor e Tradição: a História de um Povo com Sabor Junino e Gosto de Açaí”;
  • Escola Municipal Maria Evangelista - “Pérola Negra: A Cor que Dança Nossa História”;
  • e, em participação especial, a Escola Municipal Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho - “Da Cultura Nordestina à Identidade Surda: Libras que Conecta Histórias”;
  • Escola Municipal Castro Alves I - “O Leilão da Última Gota d’Água”.

No tablado, cada apresentação evidenciou a potência do trabalho pedagógico desenvolvido pelas escolas, que transformaram pesquisa, vivências e tradições em espetáculos carregados de identidade, sensibilidade e significado cultural.

Codó: time de Chiquinho FC nas eleições de 2026 é apresentado

 

O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), reuniu autoridades municipais, lideranças políticas e apoiadores em um encontro realizado em sua residência para apresentar oficialmente os pré-candidatos que contarão com o apoio de seu grupo político nas eleições de 2026.

Durante seu discurso, Chiquinho FC destacou a importância do momento político e ressaltou as ações, investimentos e benefícios destinados a Codó por meio da atuação de cada um dos pré-candidatos apresentados. Segundo o prefeito, o apoio às candidaturas representa uma estratégia para fortalecer a representatividade do município nas esferas estadual e federal.

Foram apresentados como pré-candidatos apoiados pelo grupo:

•       Luís Inácio Lula da Silva (PT) – Presidente da República;
•       Juscelino Filho (PSDB-MA) – deputado federal;
•       André Fufuca (PP-MA) – deputado federal e pré-candidato ao Senado;
•       Francisco Nagib (MDB) – deputado estadual;
•       Weverton Rocha – senador;
•       Orleans Brandão (PDT) – pré-candidato ao Governo do Maranhão.

O encontro também serviu para reforçar o alinhamento entre as lideranças presentes e consolidar a base política que deverá atuar durante o período pré-eleitoral, com foco na ampliação do apoio às candidaturas apresentadas e na defesa de projetos considerados importantes para o desenvolvimento de Codó.

A expectativa do grupo é intensificar as articulações nos próximos meses, promovendo novos encontros e ampliando o diálogo com lideranças comunitárias e a população do município.

‘Vencemos a perseguição’, diz Wellington ao destacar vitória do povo no TSE

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou, nesta sexta-feira (26), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) e manteve os mandatos dos deputados estaduais Wellington do Curso (PSD) e Fernando Braide (Solidariedade). Por 4 votos a 3, a Corte Superior afastou a acusação de fraude à cota de gênero envolvendo a chapa do então Partido Social Cristão (PSC) nas eleições de 2022.

Com a decisão, o TSE anulou o entendimento do TRE-MA, que havia reconhecido a suposta irregularidade, determinado a anulação dos votos obtidos pela legenda e, consequentemente, a cassação dos mandatos conquistados pelo partido na eleição proporcional.

Após o julgamento, Wellington do Curso comemorou o resultado e classificou a decisão como uma vitória da Justiça e da população maranhense. “Com a bênção de Deus, vencemos a perseguição. A vitória foi do povo do Maranhão, que é o verdadeiro dono do mandato. Tentaram nos calar e interromper um trabalho sério, corajoso, independente e comprometido com a população, mas a Justiça prevaleceu”, declarou.

O parlamentar também afirmou que seguirá exercendo o mandato com a mesma postura de fiscalização e defesa dos interesses da população. “Recebo essa decisão com muita gratidão a Deus e ao povo do Maranhão, que sempre acreditou na verdade. Seguiremos firmes, com ainda mais responsabilidade, fiscalizando, cobrando, denunciando, defendendo os direitos dos maranhenses e honrando cada voto de confiança que recebemos nas urnas”, acrescentou.

Agora filiado ao PSD, partido presidido no Maranhão pelo ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide, Wellington do Curso afirmou que continuará sua atuação parlamentar enquanto se prepara para disputar a reeleição em 2026.

Fred Campos lança Maedja Campos como pré-candidata a deputada estadual

 

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, anunciou nesta sexta-feira (26), por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, a pré-candidatura da esposa, Maedja Campos, ao cargo de deputada estadual nas eleições de 2026. O anúncio marca a entrada oficial de Maedja na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ao lado da esposa, Fred Campos afirmou que a decisão foi tomada após um período de oração, diálogo com a família, lideranças políticas e ouvindo a população. Segundo o prefeito, lançar Maedja para esse novo desafio representa uma das decisões mais importantes de sua vida.

“Depois de muita oração, de conversar com Deus, com a nossa família, amigos, lideranças e de ouvir a população de Paço, tomei uma decisão que nasce do coração e do compromisso com as pessoas. Estou lançando a minha esposa, Maedja Campos, como pré-candidata a deputada estadual do Maranhão. Maedja é uma mulher forte, dedicada, mãe, esposa e alguém que, todos os dias, tem demonstrado seu amor pelo próximo através do trabalho e do cuidado com quem mais precisa. Tenho orgulho de caminhar ao lado dela e acredito que essa é a hora de ampliar esse trabalho para todo o Maranhão. Que Deus continue guiando os nossos passos nessa nova missão. Vamos em frente.”, declarou.

Maedja Campos agradeceu a confiança depositada em seu nome e afirmou que encara a missão como um chamado para ampliar o trabalho que já desenvolve ao lado das famílias maranhenses.

“Aceito esse desafio com o coração cheio de gratidão e a certeza de que servir às pessoas é o meu propósito. Cada família que abracei, cada mulher que acolhi e cada criança que conheci fortaleceram ainda mais a minha vontade de continuar fazendo o bem. Quero seguir trabalhando pelas mulheres, pelas crianças, pelas famílias e por todos que acreditam que a boa política nasce do cuidado, da sensibilidade e do compromisso com quem mais precisa.”, afirmou.

Conhecida por sua atuação em projetos sociais e ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade, Maedja Campos tem acompanhado de perto as políticas públicas desenvolvidas em Paço do Lumiar, especialmente nas áreas de assistência social, proteção à mulher, primeira infância e fortalecimento da família.

Filiada ao PDT, Maedja chega como um dos principais nomes do partido para a disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Sua pré-candidatura reúne o apoio de lideranças políticas e de grupos que acompanham sua atuação social no município.

Com o anúncio, Fred Campos e Maedja Campos iniciam uma nova etapa de sua trajetória política, defendendo a ampliação de um projeto baseado no cuidado com as pessoas, no diálogo e no compromisso com o desenvolvimento do Maranhão.

Mical Damasceno denuncia perseguição religiosa na SMTT de São Luís

 

A deputada estadual Mical Damasceno utilizou suas redes sociais para fazer uma grave denúncia contra a Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

De acordo com a parlamentar, o órgão municipal estaria promovendo uma “perseguição da fé” ao restringir atividades evangelísticas na capital maranhense.

Segundo o relato, diversos pastores a procuraram para denunciar que a SMTT tem negado sistematicamente a liberação de espaços públicos para cultos e pregações. Ofícios enviados à secretaria solicitando autorização para a realização de atos nos Terminais de Integração e em grandes avenidas da cidade estariam sendo recusados. Mical Damasceno destacou ainda que, quando há liberação para eventos em praças públicas, o processo ocorre com extrema dificuldade.

“A liberdade religiosa é um direito garantido pela Constituição e deve ser respeitada. Evangelizar é exercer a fé de forma pacífica e levar uma mensagem de esperança à sociedade.”

Além das denúncias de intolerância institucional, a deputada gravou um pronunciamento em vídeo de dentro de um veículo, alegando ter tido o seu próprio direito de ir e vir cerceado nas dependências da SMTT.

Mical afirmou que se deslocou até a secretaria para cobrar esclarecimentos sobre os pedidos negados aos pastores. Contudo, ao começar a gravar um vídeo nas dependências do órgão, funcionários teriam tentado impedi-la. De acordo com o seu relato, os portões da secretaria foram fechados para evitar a saída do seu automóvel, fazendo com que ela permanecesse retida no local por mais de duas horas — das 17h até por volta das 19h30.

Imagens gravadas no período mostram uma forte mobilização de agentes de trânsito e viaturas no pátio da SMTT.

A deputada direcionou as críticas diretamente à secretária da pasta, Manuella Fernandes, sinalizando que a conduta da secretária refletiria um endosso direto da gestão do executivo municipal. A parlamentar encerrou o protesto garantindo que continuará atuando firmemente na Assembleia Legislativa em defesa do segmento evangélico e dos direitos constitucionais de liberdade de culto.

SMTT contesta Mical e aponta invasão de área restrita em São Luís

 

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT) emitiu uma nota oficial para apresentar sua versão dos fato no episódio envolvendo a deputada estadual Mical Damasceno nas dependências do órgão.

O posicionamento do município traz uma versão divergente da apresentada pela parlamentar, apontando irregularidades na entrada da deputada e na conduta do motorista do veículo.

Segundo a nota da SMTT, o incidente ocorreu na tarde de sexta-feira (26), logo após o encerramento do expediente administrativo regular. A secretaria afirma que a deputada Mical Damasceno ingressou em uma área restrita da instituição sem realizar qualquer registro formal prévio.
O órgão ressaltou ainda que a parlamentar não apresentou documentos que justificassem ou identificassem o motivo da sua ida à secretaria naquele horário e que ela realizou filmagens sem autorização prévia no local.

O ponto mais crítico levantado pela administração municipal diz respeito à conduta do motorista que transportava a deputada. De acordo com a SMTT, logo após a entrada do automóvel na área interna, o condutor realizou manobras consideradas perigosas no pátio, colocando em risco a integridade física de servidores públicos que estavam em pleno exercício de suas funções.

A permanência do carro no local — descrita pela deputada como um cerceamento de seu direito de ir e vir — foi justificada pela SMTT como um procedimento de fiscalização padrão motivado pela recusa de colaboração. A secretaria esclareceu que o condutor negou-se a apresentar sua documentação pessoal e os documentos do veículo. Por essa razão, o carro ficou retido nas dependências até que as exigências legais fossem cumpridas. A liberação dos envolvidos ocorreu imediatamente após a regularização da situação.

Diante do comportamento registrado no pátio, os Agentes de Trânsito que presenciaram o ocorrido lavraram um Auto de Infracção de Trânsito fundamentado no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que penaliza a utilização de veículo para demonstração ou exibição de manobra perigosa.

A SMTT concluiu o comunicado oficial reforçando que todos os procedimentos adotados seguiram estritamente a legislação vigente e reiterou que o órgão municipal permanece aberto ao diálogo institucional, desde que este ocorra de forma pacífica e por meio dos canais oficiais de comunicação.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Arari divulga programação oficial dos 162 anos com entregas, inaugurações e shows

 

A Prefeitura de Arari divulgou a programação oficial das comemorações pelos 162 anos de emancipação política do município, celebrados neste sábado (27). A agenda reúne inaugurações, entrega de veículos e equipamentos, assinatura de ordens de serviço, atividades culturais e apresentações musicais ao longo de três dias.

As atividades começam nesta quinta-feira (25), às 8h, com a implantação da Farmácia Viva Municipal na Unidade Básica de Saúde João Gregório. Às 16h30, a Praça Matriz será palco do Grande Encontro dos Grupos Arari em Movimento.

Na sexta-feira (26), às 8h, está prevista a visita ao novo setor de Fisioterapia do Centro de Reabilitação, com entrega de novos equipamentos e materiais. Às 17h, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde do povoado Aranha.

O sábado (27), data do aniversário da cidade, terá início às 6h, com uma alvorada no Cais da Alegria ao som das bandas do município. Em seguida, às 7h, será realizado um café da manhã na Feira do Produtor de Arari.

Às 8h, a programação prevê a entrega de uma retroescavadeira para a Secretaria de Obras, um ônibus escolar para a Educação e um micro-ônibus destinado à Saúde. Também serão assinadas ordens de serviço para a construção da Rampa do Surf, pavimentação da Rua Manoel João e obras de concretagem nos bairros Roseana Sarney e Tamarindeiro.

Encerrando as comemorações, a Praça do Folclore receberá uma programação de shows a partir das 22h30, com apresentações de Sandro Oliver, Manim Vaqueiro e Robson Rubem.

Ao anunciar a programação, a Prefeitura destacou que as celebrações marcam os 162 anos de história de Arari e convidou a população a participar da festa, ressaltando o objetivo de celebrar o passado, valorizar o presente e projetar um futuro de desenvolvimento para o município.

São João da Alegria tem início com cultura e tradição em nove arraiais de Ribamar

 

A temporada mais esperada pelos amantes da cultura popular já começou em São José de Ribamar. Nesta terça-feira, o São João da Alegria deu início à programação junina do município, levando música, dança e tradição para nove arraiais espalhados pela cidade.

A abertura contou com apresentações culturais e a participação de grupos ribamarenses, valorizando os artistas locais e fortalecendo as tradições juninas da cidade.

Os espaços foram preparados para receber o público com segurança e estrutura adequada, garantindo um ambiente familiar para quem decidiu prestigiar a festa.

A programação segue até o dia 29 de junho, com atrações distribuídas nos nove arraiais do município.

Conferência Municipal de Saúde em Ribamar Fiquene fortalece participação popular no SUS



A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, promoveram a pré-conferência municipal de saúde na tarde de terça-feira (23), com o objetivo de ouvir agentes da saúde sobre os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do município, e levantar propostas de melhorias para os próximos anos.

Antes da conferência, aconteceram as pré-conferências de saúde, com reuniões nas comunidades, bairros e unidades de saúde. Nelas, os moradores apresentaram suas sugestões. As propostas serão levadas para a XV Conferência Municipal de Saúde que acontece nesta sexta-feira (26), a partir de 7h no Auditório da Prefeitura de Ribamar Fiquene.

O secretário municipal de Saúde, Emerson Júnior destaca a importância do encontro realizado na terça-feira, com participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lohana Soares, e a palestrante da Conferência, Luciana Trabulsi que avaliaram e identificaram as propostas dos eixos temáticos que serão discutidos nesta Conferência Municipal de Saúde, para definir soluções de forma coletiva.

A pré-conferência e a Conferência oficial que será realizada na manhã desta sexta-feira, representam um espaço democrático de escuta e construção coletiva, fortalecendo a participação social e garantindo mais transparência nas decisões da saúde pública. Lohana Soares destaca o tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, com a participação popular e vai garantir que o SUS seja construído de forma coletiva, democrática e voltada para as necessidades reais da população fiquenense. É a oportunidade de apresentar propostas, cobrar melhorias e ajudar a construir um sistema de saúde mais justo e de qualidade, por meio do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, que vão orientar as ações e prioridades da saúde em Ribamar Fiquene.

Ribamar Fiquene: Prefeitura antecipa em cinco dias o pagamento de salários de junho



Servidores municipais de Ribamar Fiquene recebem antecipadamente os salários do mês de junho/2026, nesta sexta-feira (26). A informação é do secretário de Economia e Finanças, Juvenal Sousa que afirma que os proventos dos efetivos e ativos estarão disponíveis a partir das primeiras horas da manhã. A antecipação de pagamentos do mês de exercício, tem sido uma determinação da gestão do prefeito Cociflan Silva, que desta vez antecipa em cinco dias. 

Para o prefeito Cociflan principal recurso de uma gestão são seus colaboradores. Ele ressalta que mesmo com todos os desafios enfrentados, prioriza o cumprimento dos serviços essenciais e o pagamento em dia, dos servidores que se dedicam profissionalmente a servir a população de Ribamar Fiquene.

De acordo com os secretários de Economia e Finanças, Juvenal Sousa e o secretário de Administração e Planejamento, Luís Sabino, o pagamento do mês de junho, reforça a valorização dos servidores na gestão do prefeito Cociflan Silva que envida esforços ainda maior para garantir o pagamento antecipado cinco dias. A medida parece simples, mas significa muito aos trabalhadores, além de impulsionar a economia do município.

Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026

 

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central (BC) elevou de 1,6% para 2% a projeção de crescimento da economia em 2026. Em seu Relatório de Política Monetária, divulgado nesta quinta-feira (25), a autarquia destaca a surpresa positiva no resultado do Produto Interno Bruto (PIB – soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país) do primeiro trimestre e a melhora nas perspectivas para a agropecuária e a indústria extrativa.

No primeiro trimestre de 2026, a economia do país cresceu ​1,1% na comparação com o último trimestre de 2025, com expansão nos três grandes setores da economia – agropecuária, indústria e serviços. Diante do resultado, de acordo com o BC, as estimativas para os três setores foram elevadas, bem como para a demanda interna, de consumo das famílias e investimentos por parte de empresários.

“A revisão também reflete a expectativa de maior dinamismo da demanda interna e dos setores mais sensíveis ao ciclo econômico, em grande parte associada a estímulos de natureza fiscal e creditícia”, diz o BC no relatório.

“Em sentido oposto, a expectativa de trajetória mais elevada para as taxas de juros tende a mitigar esse impulso”, acrescentou.

O relatório do BC apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para a definição da taxa básica de juros, a Selic, e avalia a evolução recente e as perspectivas da economia, especialmente as projeções de inflação. A Selic é o principal instrumento do BC para manter a inflação sob controle.

De junho de 2025 a março deste ano, a Selic ficou em 15% ao ano, o maior nível em quase 20 anos. O Copom iniciou o corte dos juros em março, num cenário de queda da inflação. No entanto, a guerra no Oriente Médio, que se refletiu no aumento dos preços de combustíveis e de alimentos, dificultou a queda da taxa em ritmo mais elevado.

Na última reunião, semana passada, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual – para 14,25% ao ano – pela terceira vez seguida, apesar das tensões em torno do fim da guerra.

A autoridade monetária ainda pondera que permanecem as incertezas sobre os efeitos dos conflitos no ambiente doméstico.

“Embora seus efeitos mais evidentes sobre a economia brasileira até o momento tenham se concentrado nos preços [especialmente combustíveis e alimentos], o conflito no Oriente Médio também eleva a incerteza em torno das projeções de crescimento”, explicou.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária. O resultado representa o quinto ano seguido de crescimento.

PoderData/Aya aponta empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro

 

Levantamento divulgado pelo instituto PoderData/Aya mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparecem em situação de empate técnico tanto no primeiro quanto no segundo turno da disputa pela Presidência da República em 2026. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de junho, ouvindo 2.400 eleitores em 617 municípios de todas as unidades da Federação.

Na simulação de segundo turno, Lula registra 46% das intenções de voto, contra 43% de Flávio Bolsonaro. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois pré-candidatos estão tecnicamente empatados. Em relação ao levantamento anterior, divulgado no fim de maio, o cenário permaneceu praticamente inalterado: Lula manteve os mesmos 46%, enquanto Flávio oscilou um ponto percentual para cima, dentro da margem de erro.

O instituto também simulou disputas de segundo turno entre Lula e outros possíveis adversários. Nos cenários contra Ronaldo Caiado (PSD), Joaquim Barbosa (Democracia Cristã) e Romeu Zema (Novo), o presidente também aparece em empate técnico. Apenas na simulação diante de Renan Santos (Missão), Lula abre vantagem além da margem de erro.

No cenário de primeiro turno, Lula lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 36%, diferença que também configura empate técnico. Na sequência aparecem Renan Santos e Ronaldo Caiado, ambos com 4%. Romeu Zema, Augusto Cury (Avante) e Joaquim Barbosa registram 3% cada. Os percentuais permaneceram estáveis em relação à pesquisa anterior.

Os dados estratificados mostram diferenças relevantes entre os perfis dos eleitores. No segundo turno, Lula tem desempenho mais forte entre as mulheres, alcançando 50% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro. Entre os homens, o senador lidera com 48%, enquanto o presidente soma 41%.

Regionalmente, Lula concentra sua maior vantagem no Nordeste, onde registra 53% das intenções de voto no segundo turno. Já Flávio Bolsonaro apresenta seu melhor desempenho no Centro-Oeste, com 52%. No primeiro turno, o petista também lidera entre os eleitores nordestinos e entre aqueles com escolaridade até o ensino fundamental, enquanto o senador do PL obtém melhor desempenho entre os entrevistados com ensino médio.

O levantamento também investigou os fatores que mais influenciam a escolha do voto. Para 29% dos entrevistados, a principal razão é a posição política do candidato. Outros 18% afirmaram que a decisão é motivada principalmente pela rejeição aos demais concorrentes.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas utilizando o sistema URA (Unidade de Resposta Audível), no qual os entrevistados respondem às perguntas por meio do teclado do telefone. O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais, intervalo de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05722/2026. O levantamento foi financiado com recursos próprios do PoderData, empresa do grupo Poder360, em parceria de divulgação com o Aya Bancah.

Morre aos 75 anos o ex-radialista maranhense Robson Neri, o “Garoto do Bigode”

 

Morreu no início da tarde desta quinta-feira (25), aos 75 anos, o ex-radialista e comerciante Sebastião Edson de Paula Neri, conhecido em todo o Nordeste como Robson Neri, ou simplesmente “Garoto do Bigode”. Ele estava internado havia cerca de 30 dias em um hospital localizado no bairro do Olho d’Água, em São Luís, após complicações decorrentes de um grave problema neurológico que evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A confirmação da morte foi feita pela esposa, Zenaide, e pelos filhos, Jefferson e Katiuscia, que vieram de Brasília para acompanhar o pai. Robson já havia enfrentado sérios problemas de saúde entre 2019 e 2020, quando precisou ser internado na capital maranhense, mas conseguiu se recuperar. Desta vez, porém, não resistiu após o agravamento do quadro clínico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Figura marcante da comunicação maranhense, Robson Neri viveu o auge da carreira entre as décadas de 1970 e 1990, destacando-se como um dos principais narradores esportivos da região e chegando a comandar a equipe de esportes da extinta Rádio Ribamar AM. Conhecido pela baixa estatura, personalidade extrovertida e pelo inseparável bigode, transformou o apelido “Garoto do Bigode” em uma marca reconhecida pelo público.

Em 1990, decidiu deixar o rádio após desavenças nos bastidores das emissoras e passou a empreender no comércio. Inicialmente, abriu uma lanchonete na Praça Deodoro, no Centro de São Luís, onde por 26 anos vendeu pizzas acompanhadas de caldo de cana. Nos últimos anos, adaptou o negócio para o comércio ambulante, percorrendo avenidas e mercados da capital em um veículo adaptado para a venda de caldos e coxinhas, mantendo o carisma que o tornou popular entre os clientes.

PL de Othelino busca ampliar transparência e controle social na rede pública de saúde

 

O deputado estadual Othelino Neto (PSB) anunciou, na sessão desta quinta-feira (25), que apresentou um Projeto de Lei que pretende ampliar a transparência na saúde pública maranhense por meio da divulgação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta determina a publicação e atualização, na internet, das listas de pacientes que aguardam consultas especializadas, exames, cirurgias e outros procedimentos na rede pública estadual.

De acordo com o texto, os cidadãos poderão acompanhar informações como a data da solicitação do atendimento, a posição ocupada na fila, o tipo de procedimento solicitado e a estimativa de prazo para realização. A medida também alcança unidades conveniadas e demais prestadores de serviços que recebem recursos públicos.

O projeto estabelece que a divulgação dos dados deverá respeitar a privacidade dos pacientes, que serão identificados apenas pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF. Além disso, o gestor do SUS deverá observar a ordem de inscrição para os atendimentos, exceto nos casos de urgência e emergência.

Na justificativa da proposta, Othelino destaca que a falta de transparência nas filas gera insegurança para os usuários e pode favorecer irregularidades, como os chamados “fura-filas”. O parlamentar argumenta que a medida fortalece o controle social, amplia a fiscalização dos serviços públicos e contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos da saúde.

A iniciativa tem como referência modelo já adotado em Santa Catarina, considerado exemplo de transparência na área da saúde, permitindo que pacientes consultem sua posição na fila de espera de forma simples e acessível. Se aprovado, o projeto entrará em vigor após 120 dias da publicação da lei.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html