quarta-feira, 24 de junho de 2026

CRAS Itinerante leva atendimentos socioassistenciais ao bairro Vila Davi II nesta sexta-feira (26)

 

Serviço inclui atividades do SCFV voltadas a crianças, jovens, adultos e idosos
CRAS Itinerante leva atendimentos socioassistenciais ao bairro Vila Davi II nesta sexta-feira (26)

 Ações buscam ampliar o acesso da assistência social nos bairros de Imperatriz (Foto: Divulgação/SEDES)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), realiza nesta sexta-feira (26) mais uma edição do CRAS Itinerante no bairro Vila Davi II. A ação acontece das 8h às 10h, na Padaria da Vila Davi II. O serviço leva às comunidades atendimentos socioassistenciais, orientações e atualização de cadastros, com foco em territórios que apresentam maior distância ou dificuldade de acesso às unidades fixas.

Nesta edição, serão ofertadas especialmente atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que integra a política de assistência social. O SCFV é um serviço voltado à realização de atividades em grupo com diferentes faixas etárias e tem como objetivo ampliar a convivência familiar e comunitária, além de prevenir situações de vulnerabilidade social por meio de oficinas, rodas de conversa e ações coletivas.

Segundo a secretária da SEDES, Karollyne Milhomem, o planejamento das ações considera as características de cada território e as dificuldades de acesso da população aos serviços. “A SEDES prioriza a ampliação do acesso da população aos serviços da assistência social, especialmente nos territórios mais distantes ou com maior dificuldade de deslocamento. Por isso, o CRAS Itinerante é planejado para levar a equipe até essas comunidades, garantindo atendimento mais próximo das famílias”.

Ela acrescenta que os atendimentos envolvem diferentes serviços da assistência social, como o Cadastro Único, o Programa Criança Feliz e o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), além de outras ações de acompanhamento das famílias. O planejamento leva em conta a identificação de públicos em situação de maior vulnerabilidade nos territórios, como pessoas idosas e jovens com dificuldade de acesso aos serviços.

A coordenadora do CRAS Bacuri, Andréia Castro, também destaca os impactos do serviço. “O SCFV proporciona acolhimento, convivência, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de promover a participação social, desenvolvimento de habilidades, autonomia, troca de experiências e prevenção de situações de vulnerabilidade para crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. As ações itinerantes têm possibilitado maior aproximação com a comunidade, ampliação do acesso ao serviço e identificação das necessidades das famílias nos territórios”.

O CRAS Itinerante tem ampliado o acesso da população aos serviços da assistência social nos territórios atendidos. Neste ano, já foram realizadas oito edições, com cerca de 50 atendimentos em cada uma, totalizando aproximadamente 400 pessoas assistidas. As ações aconteceram nos bairros Vila Davi, Itamar Guará e Colinas Park.

Para a população que deseja atualizar o cadastro ou se inscrever nos serviços, os atendimentos podem ser realizados nos CRAS do município. O CRAS Bacuri fica localizado na Rua 04, Quadra 603, Casa 10, no Parque Buriti, próximo à Escola Tiradentes II. O CRAS Bom Jesus está situado na Avenida Principal, nº 115, no bairro Dom Afonso Fellipe Gregory. Já o CRAS Cafeteira funciona na Avenida Liberdade, nº 17, na Vila Ipiranga.

O CRAS Santa Lúcia atende na Avenida Principal, s/n, no Recanto Universitário. O CRAS Santa Rita está localizado na Rua H, nº 04, no bairro Santa Rita. No povoado Coquelândia, o atendimento ocorre no CRAS Coquelândia, na Avenida João XXIII, nº 50.

Imperatriz disponibiliza nova modalidade para pagamento de tributos e taxas

 

Contribuintes podem quitar débitos municipais por cartão de crédito, com opção de parcelamento conforme as condições da operadora
Imperatriz disponibiliza nova modalidade para pagamento de tributos e taxas

 Pagamento por cartão de crédito já está disponível para contribuintes que desejam regularizar pendências junto ao município (Foto: Ana Maria Nascimento)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), disponibilizou uma nova forma de pagamento para os contribuintes do município. A partir de agora, débitos municipais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Sobre Serviços (ISS) e outras taxas, podem ser quitados por meio de cartão de crédito.

Até então, os pagamentos eram realizados exclusivamente por boleto bancário. Com a nova modalidade, os contribuintes passam a contar com mais uma alternativa para regularizar pendências junto ao município, podendo efetuar o pagamento à vista ou parcelar o valor diretamente no cartão de crédito, conforme as condições oferecidas pela operadora.

O secretário da Sefazgo, Rafael Lucena, disse que a medida amplia as opções disponíveis para quem precisa quitar débitos municipais. “Anteriormente, ele precisava ter dinheiro em espécie para quitar a dívida e dar entrada em um parcelamento. Agora, com o cartão de crédito, ganha mais prazo, porque utiliza o próprio cartão e consegue se regularizar junto à Sefazgo. Dessa forma, o contribuinte pode ser contemplado com possíveis descontos quando houver campanhas. Ele terá a opção de pagar a cota única, aproveitando o desconto existente, mas utilizando o parcelamento oferecido pelo próprio cartão de crédito”, explica.

A nova ferramenta facilita o acesso aos serviços tributários e oferece mais flexibilidade para a quitação de débitos. Segundo a secretaria, a implantação da modalidade atende a uma demanda já apresentada por contribuintes em campanhas anteriores de negociação.

“Era uma demanda latente da população, que, em toda campanha de parcelamento, buscava por esse meio de pagamento. Alinhado às práticas já adotadas em diversos municípios do país, Imperatriz identificou essa necessidade e se adequou a essa nova modalidade de pagamento. O benefício traz mais segurança, formalidade e uma alternativa de parcelamento para débitos que, em determinadas situações, não teriam acesso ao parcelamento convencional. O contribuinte paga a dívida e parcela diretamente no cartão de crédito”, explica Rafael Lucena.

Com a implementação do pagamento via cartão, os contribuintes passam a contar com mais opções para regularização fiscal, além da possibilidade de organizar o pagamento dos débitos de acordo com as condições disponibilizadas pelas administradoras de cartão.

MP não participa de audiência sobre impactos de aterro sanitário em Rosário

 

Ausência de representantes do Parquet expôs algumas omissões em uma ação judicial que segue sem desfecho há quase dois anos

Uma audiência pública promovida no último dia 18 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rosário discutiu os impactos causados pelo aterro sanitário da Titara, com destaque para o incômodo do mau cheiro que tem afetado os moradores da região.

A ausência do Ministério Público em um debate considerado crucial para o município rosariense chamou a atenção dos participantes. Além disso, foi destacado que, mesmo após a morte de três trabalhadores em anos anteriores, não houve qualquer denúncia ou responsabilização dos envolvidos. No decorrer do encontro, foi destacado que o MP do Trabalho apontou a existência de 20 irregularidades relacionadas ao caso.

Outro aspecto é o fato de o Ministério Público ter ajuizado uma ação civil pública contra a Titara que, até o momento, permanece sem desfecho. De acordo com relato de moradores da comunidade, os prazos sucessivos e as tentativas de conciliação com a empresa já se estendem por quase dois anos, enquanto os populares continuam enfrentando as consequências dos problemas originados pelo aterro.

A situação trouxe novamente à tona questionamentos sobre o desempenho dos órgãos responsáveis, intensificando a pressão por respostas e medidas concretas que atendam às necessidades da população rosarense.

Por conta disso, entidades que representam as famílias da região ou que atuam na defesa do Meio Ambiente avaliam a possibilidade de levar o caso à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), buscando que sejam adotadas medidas referentes à conduta dos representantes ministeriais que atuam no município.

Aos 96 anos, Sarney vive em refúgio localizado na área nobre de Brasília

 

Longe dos holofotes da política nacional, o ex-presidente do Brasil, José Sarney, de 96 anos, mantém sua residência em um dos endereços mais prestigiados de Brasília. Localizado no Lago Sul, o imóvel está em uma região nobre marcada por ruas arborizadas, ampla oferta de áreas verdes e propriedades de alto padrão que atraem figuras influentes da vida pública brasileira.

O imóvel está em um dos bairros mais valorizados do Distrito Federal, conhecido pela combinação de privacidade, segurança e localização privilegiada às margens do Lago Paranoá. Ao longo dos anos, a região se consolidou como um dos principais redutos de políticos, diplomatas e empresários da capital. Saiba mais sobre o imóvel e detalhes da trajetória do político.

Segundo informações divulgadas pelo jornal Poder360, em março de 2025, José Sarney abriu as portas de sua residência, em Brasília, para uma conversa com o mesmo veículo. Já o Correio Braziliense noticiou que o ex-presidente tem uma propriedade localizada no Lago Sul, área nobre de Brasília.

A residência de José Sarney foi cenário de um momento de abertura ao público. À época, o ex-presidente recebeu amigos para uma comemoração em sua propriedade e mostrou detalhes do imóvel onde vive na capital federal.

Verdadeiro refúgio
Lago Sul é um dos bairros mais nobres e valorizados de Brasília. Localizado às margens do Lago Paranoá, o endereço é conhecido pelas amplas áreas residenciais, mansões de alto padrão e pela presença de políticos, empresários, diplomatas e personalidades de destaque.

Além da tranquilidade e da forte presença de áreas verdes, a região reúne alguns dos imóveis mais exclusivos do Distrito Federal. A combinação de privacidade, segurança e localização privilegiada faz do Lago Sul um dos locais mais desejados para se viver na capital brasileira.

José Sarney foi presidente do Brasil de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990. Ele assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves. Como vice-presidente eleito, o político tomou posse e se tornou o primeiro presidente do período da redemocratização brasileira.

Além da atuação política, Sarney também desempenhou projetos na literatura, com obras publicadas em diferentes gêneros e participação em instituições culturais brasileiras. Ao longo de décadas de vida pública, tornou-se uma figura bastante conhecida no cenário da política nacional. José acompanhou de perto momentos decisivos da história democrática brasileira. (Caras)

TSE manda Gleisi, Lindbergh e Boulos apagarem posts contra Flávio Bolsonaro

 

A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou, em decisão liminar nesta segunda-feira (22), a remoção de vídeo e imagens veiculados por diversos perfis em redes sociais que associam o pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro à operação da Polícia Federal denominada “Unha e Carne”. As postagens também vinculam o político ao crime organizado e a facções criminosas, em especial o Comando Vermelho.

A decisão foi dada na análise de representação eleitoral apresentada pelo Diretório Nacional do Partido Liberal (PL) contra Gleisi Helena Hoffmann, Lindbergh Farias, Guilherme Castro Boulos e Rogério Correia, bem como contra os responsáveis pelos perfis “PT na Câmara”, “Lula conta comigo”, “Brasil pra Frente”, “Anti Bolsonaro Real” e “Lázaro Rosa”, além de Aurilene Monteiro, empresária individual conhecida como “Gata Canhota”, apontada como responsável por perfil de pessoa jurídica em rede social.

No caso, o PL sustenta que o conteúdo publicado foi amplamente difundido em múltiplas plataformas digitais, alcançando elevado número de visualizações, compartilhamentos e interações, inclusive por perfis de grande alcance. Segundo o partido, as postagens teriam o objetivo de construir uma suposta “teia” criminosa, posicionando a imagem do pré-candidato no centro de investigações alheias, com potencial de induzir o eleitorado a erro.

Para a relatora, o conteúdo divulgado extrapola os limites da crítica política admissível, já que as publicações não se restringem à manifestação de opinião ou ao debate público sobre posições políticas. Segundo a ministra, as publicações constroem narrativa que associa o pré-candidato a organizações criminosas, inclusive o Comando Vermelho, sem indicação de qualquer dado concreto, investigação formal ou imputação jurídica que o vincule à operação policial.

De acordo com Estela Aranha, a jurisprudência do TSE é firme no sentido de que a liberdade de expressão no debate político não autoriza a divulgação de imputações graves sem comprovação mínima, sob pena de violação à honra e de comprometimento da normalidade e legitimidade do processo eleitoral.

“A imputação genérica de vínculos com o crime organizado, quando não amparada em dados concretos, caracteriza conteúdo gravemente desinformativo e ofensivo, apto a configurar propaganda eleitoral antecipada negativa”, destacou.

Orleans Brandão recebe apoio de lideranças do PRD

 

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta terça-feira (23) em São Luís reunindo lideranças políticas do PRD. No encontro com dirigentes, pré-candidatos a deputado estadual e federal e outras lideranças do partido, Orleans reafirmou o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento de todas regiões do Maranhão.

“Eu conheço esse estado. Dediquei minha vida a andar, conhecer os municípios e entender os problemas de cada região. Eu sei do que já fiz como secretário e quero fazer muito mais”, afirmou Orleans Brandão.

Ele reforçou a importância da gestão pública ser focada nos municípios. “A política do municipalismo é construída ouvindo as pessoas e entendendo a realidade de cada cidade. Foi assim que muito avançamos e tenho certeza que o Maranhão avançará muito mais”, disse.

O presidente estadual do PRD e deputado federal Marreca Filho defendeu a pré-candidatura de Orleans.
“Nós temos de um lado um candidato que conversa, que escuta, que tem humildade e sabe reconhecer o trabalho de cada pessoa que está na ponta. Temos um time preparado, unido e que acredita nesse projeto”, declarou.

A vereadora e pré-candidata a deputada federal Rayssa Campos declarou apoio ao pré-candidato durante o encontro.

“Quero dizer em público que faço parte do time Orleans Brandão, porque acredito no projeto liderado por ele”, afirmou ela.

Gilmar Mendes defende extradição de Zambelli em novo pedido à Itália

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta terça-feira (23) à Advocacia-Geral da União (AGU) um documento no qual defende a extradição da ex-deputada Carla Zambelli para o Brasil.

A manifestação será enviada à Justiça da Itália, que deve julgar nas próximas semanas o novo pedido do governo brasileiro para extraditar a ex-deputada.

Por ter dupla cidadania, a ex-parlamentar deixou o Brasil antes da execução das penas.

O caso envolve a segunda condenação de Zambelli. Em agosto do ano passado, o plenário da Corte condenou a ex-deputada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Mendes é o relator do caso.

Zambelli foi acusada de perseguir o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

No documento enviado à AGU, Gilmar diz que a condenação de Zambelli ocorreu por decisão do plenário da Corte e destacou que não houve nulidades processuais.

O ministro também ofereceu garantias processuais de praxe à Itália e informou que, se for extraditada, Zambelli ficará presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, local que possui instalações em boas condições.

*15 ANOS DEPOIS:* *Prefeito Cociflan desencanta a obra inacabada da Creche e Escola Infantil da Vila Mariana*




Na manhã desta quarta-feira (24), é quebrado o atraso de 15 anos da obra inacabada da Creche e Escola Infantil localizada na Rua Pernambuco, bairro Vila Mariana, em Ribamar Fiquene.

Desde que foi eleito e tomou posse em 2021, que o prefeito Cociflan Silva começou a luta para destravar as amarras do projeto junto ao Ministério da Educação, para retomar a construção desta importante unidade escolar de Ribamar Fiquene. A obra desta Creche foi iniciada em 2011, e por todo este tempo abandonada.

Cociflan Silva, a secretária de Educação, Hélia Maria e o Procurador do Município, Daniel Amarante com apoio declarado do deputado federal Aluísio Mendes, destravaram os entraves que existiam e finalmente é retomada a obra de construção da Creche e Escola Infantil de Ribamar Fiquene, que deverá atender mais de 200 crianças de zero a 6 anos de idade.

terça-feira, 23 de junho de 2026

O HAMAS em um ato covarde se esconde atrás das crianças da Faixa de Gaza



Reprodução/crianças na fila da comida na Faixa de Gaza

A ONU relatar que 30% das mortes na Faixa de Gaza são de crianças, ela poderia também expor a verdade, que o HAMAS se esconde atrás de milhares de crianças palestinas, algo cruel, mas é a pura realidade e, a ONU, fica chutando números para o mundo, querendo enganar as nações e jogar a culpa no colo de Israel.

Todas as mentira e verdades que o mundo tem conhecimento, o Hamas tem controle sobre as informações e a propaganda, e elas, as imagens, são geralmente manipuladas pelo o HAMAS, como se fosse um filme de mau gosto.

Empreende Mulher: Bolo da Cidade inicia capacitação de 60 participantes em Imperatriz

 

Formação terá aulas de confeitaria, empreendedorismo, marketing e segue até o dia 3 de julho
Empreende Mulher: Bolo da Cidade inicia capacitação de 60 participantes em Imperatriz

 Participantes iniciam formação que antecede produção do Bolo dos 174 anos de Imperatriz (Foto: Santiago Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade (SEAC) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realizou nesta segunda-feira (22), no auditório do Aracati Office, na rua Urbano Santos, 155, a aula inaugural do projeto Empreende Mulher: Bolo da Cidade. A iniciativa reuniu as 60 mulheres selecionadas para participar da capacitação que faz parte da programação dos 174 anos do município.

Durante o encontro, as participantes receberam orientações sobre o cronograma do curso e acompanharam uma palestra sobre empreendedorismo. Entre os temas abordados estiveram estratégias de vendas, escolha dos canais de comercialização, construção de valor para os produtos e precificação. As aulas práticas começam nesta terça-feira (23) e serão realizadas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A formação será dividida em três turmas e seguirá até o dia 3 de julho, quando acontece a formatura das participantes.

A secretária municipal de Adequação e Conformidade, Rosyvânia Mendes, destacou que o projeto é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social e busca oferecer ferramentas para o início de novos empreendimentos. “O projeto é direcionado para mulheres em situação de vulnerabilidade e vai além da capacitação em um ofício específico, para que possam iniciar um novo negócio. Além disso, recebem os instrumentos e utensílios necessários para começar a atividade, criando condições para que possam desenvolver seus empreendimentos”.

A instrutora do curso, Iolanda Souza, explica que, além das técnicas de confeitaria, a formação também abordará conteúdos relacionados ao empreendedorismo. “Elas vão aprender técnicas de confeitaria, como preparo de massas, recheios e montagem de bolos. Também terão acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e marketing. É um período de aprendizado, mas também de troca de experiências e convivência entre mulheres”.

O objetivo é apresentar os fundamentos da área para que as participantes possam desenvolver suas habilidades ao longo da prática profissional. Além das atividades em sala de aula, as alunas participarão da produção do tradicional Bolo da Cidade, que será servido no dia 16 de julho, durante as comemorações pelos 174 anos de Imperatriz. Cada participante ficará responsável por uma parte da produção, que será posteriormente distribuída à população.

Entre as selecionadas está Fabiana Viana, que viu no projeto uma oportunidade de aprimorar conhecimentos em uma atividade que já desenvolve informalmente. “Sempre gostei da confeitaria e quero montar o meu próprio negócio. Tenho três filhos e procuro uma atividade que me permita trabalhar e, ao mesmo tempo, acompanhar mais de perto a rotina deles. Quando vi a divulgação do projeto, enxerguei uma oportunidade de me especializar e aprender mais sobre uma área com a qual já me identifico. E eu tenho dificuldades na hora de calcular os custos e definir o preço dos produtos. Muitas vezes compro os materiais e não consigo avaliar corretamente o retorno”.

Ela também destaca a importância de participar da produção do bolo comemorativo. “Participar da produção do Bolo da Cidade será muito importante para mim, porque vamos colocar em prática tudo o que aprendermos durante o curso. Além disso, é uma celebração do aniversário de Imperatriz, uma cidade da qual faço parte e pela qual tenho muito carinho”.

A microempreendedora Maria Sousa Soares Silva, de 52 anos, também faz parte de uma das turmas do projeto. Atualmente atuando no comércio de perfumes, sandálias e acessórios, ela vê na capacitação uma possibilidade de ampliar suas atividades. “Já trabalho com vendas em outra área, mas quero aprender a produzir bolos para comercializar em casa. Além de representar uma oportunidade de aumentar a renda, é uma forma de adquirir novos conhecimentos e me aperfeiçoar profissionalmente. A qualificação é importante porque nos ensina a produzir melhor, entender os processos e desenvolver a atividade com mais segurança. Minha intenção é começar aos poucos, atendendo as pessoas da minha comunidade”.

Ao final da formação, as participantes vão receber kits contendo equipamentos e utensílios básicos para auxiliar no desenvolvimento das atividades de confeitaria, como batedeira, formas, espátulas e fuê. O Empreende Mulher também desenvolve outras capacitações ao longo do ano, voltadas para diferentes períodos e oportunidades de geração de renda, como as ações realizadas na Páscoa e durante as festividades juninas.

Arraiá da Prefs 2026 começa nesta quarta-feira (24) com apresentações de escolas, grupos culturais e shows

 

Programação segue até 28 de junho com as competições e atrações musicais
Arraiá da Prefs 2026 começa nesta quarta-feira (24) com apresentações de escolas, grupos culturais e shows

 Arraiá da Prefs 2026 movimenta a Beira Rio com programação junina até 28 de junho (Foto: Pedro Bezerra)

A Prefeitura de Imperatriz inicia nesta quarta-feira (24) o Arraiá da Prefs 2026, que segue até o dia 28 de junho, na Beira Rio. O evento contempla apresentações de escolas da rede municipal, grupos culturais, atrações locais e o Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas.

A presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Ditola Castro, destacou que a edição deste ano conta com uma programação ampliada e uma estrutura preparada para receber diferentes expressões culturais ao longo dos cinco dias de evento. “O Arraiá da Prefs 2026 chega com uma programação com mais dias de realização, e uma estrutura organizada para receber as escolas da rede municipal, grupos culturais e o Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas, garantindo a participação de diferentes manifestações culturais e o fortalecimento da cultura popular em Imperatriz durante todo o período junino”.

Competição da Rede Municipal de Ensino

No dia 24, as apresentações começam às 19h, com participação de escolas da rede municipal e grupos culturais:

  • Escola Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho - Da cultura nordestina à identidade surda: Libras que conecta histórias;
  • Escola Municipal Maria Evangelista - Pérola Negra, a cor que dança nossa história;
  • Escola Municipal Maria das Neves - Francisca do Lindô, luz no céu e cultura na terra;
  • Escola Municipal Paulo Freire - Círio de Nazaré, entre promessas e destinos.

Na sequência, se apresentam a Junina Xodó Junino, o Boi Vitória, o Colégio Militar Tiradentes II, o Fole Junino e a Junina Arrasta Pé. A partir das 23h, o Palco Forró, arena de shows, recebe as atrações musicais Gustavo Sanfoneiro, Israel e Vinícius e Nego TDN.

No dia 25, as atividades começam a partir das 19h, também com apresentações de escolas e grupos participantes:

  • Casa do Idoso Feliz (participação especial);
  • Escola Municipal Castro Alves I - O leilão da última gota d’água: Quando a água falta, a fé não falha;
  • Escola Municipal Santos Dumont - Quadros vivos, Iracema: o amor que floresceu na terra;
  • Escola Municipal Afonso Pena - Entre amor e tradição: A história de um povo com sabor junino e gosto de açaí.

Ao longo da noite, também se apresentam o Batalhão Real, o grupo Kizomba, o Boi Bem Querer, a Junina Estrela do Sertão e a Cia Sotaque, além da divulgação do resultado da competição das escolas participantes. No encerramento da noite, terá as atrações Don Kixote, Kevin Baetz e Wellington Tigrão.

Na preparação das apresentações, 350 estudantes da rede municipal receberam figurinos juninos produzidos com elementos visuais ligados à identidade de Imperatriz. As peças foram desenvolvidas a partir de registros fotográficos que retratam símbolos da cidade, como casas tradicionais, bicicletas, riachos e a Igreja Santa Teresa d’Ávila.

Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas

A partir do dia 26, às 19h, o Arraiá da Prefs passa a receber o Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas, com 15 grupos de diferentes regiões do estado se apresentando no tablado imperatrizense. 

Da Região Tocantina competem Arrasta Pé (Imperatriz), Matutos do Rei (Açailândia), Flor de Mandacaru (Açailândia) e Xodó Junino (Imperatriz). Já do Médio Mearim participam Junina Asa Branca (Pedreiras), Junina Os Garapas (Bacabal), Bagaceira da Alegria (Pedreiras) e Chapéu Junino (Santa Inês). Da Região dos Cocais integram a disputa Beija Flor dos Cocais (Caxias), Sai de Baixo (Caxias), Arco Íris (Coelho Neto) e Tradição do São João (Timon). Da Região Norte participam Encantos (Arari), Fogueira Viva (São Luís) e Fogo Caipira (São Luís). As quadrilhas vencedoras garantem vaga no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Canaã dos Carajás (PA), enquanto a vice-campeã participa do Nordestão.

O prefeito Rildo Amaral falou sobre a importância da realização do campeonato dentro da programação do Arraiá da Prefs. “Isso fortalece nossa cultura, valoriza os grupos juninos e mostra o papel da nossa cidade como referência do São João no Maranhão. Além disso, é um evento que movimenta a economia, gera renda para ambulantes, comerciantes, hotéis, restaurantes e muita gente que aproveita esse período para trabalhar e ganhar dinheiro. Cultura também gera oportunidades e desenvolvimento para a nossa cidade”.

Na sexta-feira (26), se apresentam Pedro Bispo, Magno Costa e Forró Balanço. No sábado (27), a programação conta com os shows de Henrique Bastos, Mallu Foguetim e Merinho Kabrobó. No último dia do Arraiá da Prefs (28), tem as atrações Forró de Elite e Michele Mattos.

Estrutura, ambulantes e segurança

O evento conta com aproximadamente 400 ambulantes, sendo cerca de 200 instalados na área principal do Arraiá e os demais distribuídos em pontos estratégicos da Beira Rio. A organização envolveu etapas de demarcação de espaços e montagem das barracas ao longo da área do evento.

Na segurança, o Arraiá da Prefs terá mais de 100 profissionais que atuarão diariamente na operação, envolvendo equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada de Imperatriz, por meio da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), da Superintendência de Trânsito e Transportes de Imperatriz (Sutran), além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Ribamar Fiquene confirma participação na seletiva Regional dos Jogos Escolares Maranhenses 2026, em Balsas



Alunso/atletas de Ribamar Fiquene seguem o fortalecendo o compromisso com o esporte nos Jogos Escolares Maranhenses 2026. A secretária de Educação. Hélia Maria Oliveira declarou que o prefeito Cociflan Silva (Republicanos), oficializou a adesão do município de Ribamar Fiquene aos JEMs na seletiva Regional em Balsas, coordenada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL).

A participação nos Jogos Escolares Maranhenses 2026 reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento social por meio do esporte. A adjunta da Cultura e Esporte, Necília Melo e o Coordenador de Competições, professor Wesdeyglan Soares estimam que 65 alunos/atletas de Ribamar Fiquene deverão estar presentes no evento que reunirá estudantes de diversas faixas etárias e promove a integração entre os municípios durante as competições que deverão começar a partir do dia 19 de julho.

A Prefeitura de Ribamar Fiquene, por meio das Secretarias Municipais de Educação e da Cultura e Esporte prepara a delegação de alunos/atletas que vão competir nas modalidades de atletismo masculino e feminino, voley, beach soccer infanto masculino e futsal infantil e infanto masculino e feminino, acreditando no esporte como ferramenta de transformação social.

Prefeitura de Ribamar Fiquene prepara Conferência Municipal de Saúde



A Prefeitura de Ribamar Fiquene, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), prepara a realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no dia 26 de junho, no Auditório da Prefeitura. O secretário de Saúde, Emerson Júnior, disse que a conferência debate o planejamento e a reflexão sobre a saúde pública que está sendo oferecida à população de Ribamar Fiquene.

Os grupos de trabalho já se reuniram para refletir sobe o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”. A expectativa é a confirmação e a participação dos profissionais que atuam na saúde pública municipal, para a troca de experiência, aperfeiçoamento do que está dando certo e corrigir as ações que não estão beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 15ª Conferência Municipal de Saúde, em Ribamar Fiquene será um espaço democrático para discutir sobre o fortalecimento das políticas públicas de saúde municipal, incluindo representantes da sociedade civil, profissionais da saúde, usuários do SUS, instituições de ensino e autoridades. O objetivo é promover a participação popular para definir as ações da saúde pública e contribuir para as discussões no âmbito estadual e nacional.

‘O político honesto que vocês querem não está dentro de mim’, diz Lula em evento para jovens

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou os jovens a entrarem para a política quando chegarem à conclusão de que “todo político é ladrão”. A declaração foi dada durante agenda do petista no Rio de Janeiro, onde participou de cerimônia de entrega de medalhas da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

— Quando vocês virem na televisão e chegarem à conclusão de que todo político é ladrão, ainda assim não desanimem, entrem vocês na política. . Não está dentro dele. O político que vocês sonham possivelmente são vocês. Então, levantem a cabeça e sejam quem vocês quiserem.

A cerimônia desta segunda-feira, marca os 20 anos da OBMEP, iniciativa promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e que reúne mais de 18,3 milhões de estudantes em todo o país. Entre os 684 medalhistas de ouro desta edição, histórias como a de Lourenzo reforçam o papel da olimpíada como porta de entrada para oportunidades acadêmicas e para o ensino superior em instituições de excelência.

Lula esteve no evento com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri (PSD), e o governador interino, Ricardo Couto. O presidente participou da entrega das medalhas.

O petista retomou o discurso contra as elites brasileiras e destacou a importância da oferta de um ensino de qualidade a todos os jovens brasileiros:

— Sou o único presidente da República desse país que não tem diploma universitário. Esse país já teve gestores com tantos diplomas. Por que essa gente não se preocupou que a Educação fosse um direito de todos? O Estado precisa garantir que todos tenham o direito a ter a mesma qualidade de Educação. Somente assim vamos fazer justiça nesse país. Quero que vocês estudem porque eu não pude estudar. Não queremos tirar ninguém, queremos é colocar todos.

Orleans Brandão confirma conversas com Duarte Jr. para ser seu vice

 

Em entrevista ao Maranhão News98, o pré-candidato a governador Orleans Brandão(MDB) comenta conversas com o deputado federal Duarte Jr.(Avante) e movimenta os bastidores da sucessão estadual.

Durante entrevista, Orleans afirmou que mantém diálogo com o deputado federal Duarte Jr para compor a chapa de vice e ressaltou que o parlamentar sempre esteve na base e nunca se desvinculou. “A gente está conversando com várias pessoas e daqui a sete dias a gente deve anunciar o vice”, afirmou Orleans.

A declaração reforça as articulações que movimentam o cenário das eleições de 2026, em meio às especulações sobre a composição da chapa governista.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html