sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Campanha Cidade Limpa


 


A Campanha Cidade Limpa será lançada por todos os bairros de Imperatriz

Por Domingos Cezar
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) está lançando, com o irrestrito apoio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), a Campanha Cidade Limpa com o tema ‘Cidade limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja’. A campanha visa conscientizar as pessoas a não jogarem lixo nas ruas e nos riachos.
Para o titular da Sepluma, Enéas Rocha, a bandeira empunhada pelos membros do Commam vem apenas reforçar o trabalho de conscientização que a pasta que dirige já vem realizando desde o início da administração do prefeito Sebastião Madeira. “Esse trabalho é feito com palestras pelas escolas, entidades e bairros da cidade”.
Enéas Rocha observa, entretanto, que a campanha vem em boa hora, uma vez que está começando a temporada de chuvas e esta trás enormes transtornos, quando as pessoas atiram lixo em qualquer parte da cidade, cujos resíduos são transportados pela força das águas para os leitos dos riachos que cortam a cidade.
A presidente do Commam, Ivanice Cândido, orienta as pessoas desavisadas que, qualquer objeto que joguemos nas ruas fatalmente será levado para o leito dos riachos. “Para que assoreamos (entupimos) nossos riachos, não é preciso que joguemos o lixo diretamente em seu leito”, explica Ivanice, “de qualquer parte da cidade o lixo é arrastados para os riachos e, consequentemente, para o rio Tocantins”.
Objetivos
Ainda de acordo com Ivanice Cândido, o projeto Cidade Limpa tem como objetivos corroborar com o processo de educação ambiental na mitigação do entupimento dos esgotos; transformar a escola em um posto de entrega voluntária, sensibilizar e conscientizar alunos, pais, educadores e comunidade envolvida com a escola, para os problemas ambientais da atualidade.
Visa, também, estimular a compreensão sobre cidadania, incentivar novos hábitos através de palestras ecologicamente correta e estimular a coleta seletiva dos resíduos sólidos. “O interessante do projeto é a interrelação e mobilização de vários segmentos da sociedade, uma vez que, para resolver o problema do lixo nas vias urbanas é preciso resolver problemas sociais, educacionais e ambientais”, explica Ivanice.
Ela observa, também, que o projeto objetiva oferecer aos moradores qualidade de vida e, ao mesmo tempo, promover a proteção do meio ambiente e conscientizar a população sobre a limpeza das ruas. “Desta forma, incentivamos a sustentabilidade combatendo a proliferação de animais e insetos, que possam oferecer risco à saúde da população, como a dengue, entre outras”, concluiu Ivanice Cândido
 

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html