terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dia do Tango


11 de Dezembro - Viva o Tango

"Entre 1850 e 1995, o tango se formava em sua gênese, sob essas influências, tanto na região rio-platense, quanto aqui no Brasil e por volta de 1870, já existiam no Brasil composições de tango que eram executadas basicamente, com os mesmos instrumentos que se executavam os tangos "porteños" e uruguaios, isto é, guitarra (violão), flauta transversa, pandeirinho, violino e piano. Nessa época os instrumentos de percussão de origem africana, os atabaques dos primeiros tangos originais, já não eram mais utilizados e poucos anos mais adiante, também os pandeirinhos foram retirados do tango.

Diversos tangos foram então, compostos no Brasil e na região rio-platense, até que em 1895 em Buenos Aires, surgia a primeira composição de um tango criollo para piano, segundo nos conta Horacio Ferrer, numa gravação histórica de seu CD, que é a trilha sonora de seu livro El Siglo de Oro del Tango - Manrique Zago Ediciones, Buenos Aires 1996. Ouvindo esse tango deparamos com a incrível semelhança musical com os nossos chorinhos para piano de então, executados aqui no Brasil na mesma ocasião, por Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga principalmente mas, também por outros maestros contemporâneos. Mais tarde, Nazaré resolveu mudar várias de suas 93 partituras conhecidas, de tango, para chorinho, atendendo aos interesses das gravadoras que queriam direcionar o tango brasileiro para o chorinho e para o samba.

Chiquinha Gonzaga, nessa mesma época, compôs e executou diversos tangos, tangos choros, valsas, mazurcas, gavotas, polcas e habaneras, todos de composições brasileiras, próprias e outros compositores.

Isto explica porque desde Francisco Canaro a Mariano Mores, grandes maestros argentinos, assim como o grupo musical Família Lima, no Brasil, executam chorinhos com andamento de tango e vice-versa, com é o caso do nosso Tico Tico no Fubá, um chorinho que é executado por eles como tango e como chorinho, demonstrando as semelhanças originais. Isso explica também porque os argentinos têm verdadeira admiração pelo chorinho que qualificam como sendo uma hermosura .

O tango criollo argentino foi aos poucos se identificando com as raízes porteñas e ganhando personalidade única, singular, descaracterizado-se com o passar dos anos, das semelhanças originais com o chorinho, principalmente a partir da introdução do bandoneon, como instrumento musical principal e característico, que se identificou e que casou definitiva e eternamente com o tango.

Como se verifica, esse é um tema bastante interessante e pode ser mais aprofundado com a leitura do livro: "Tango Uma Paixão Porteña no Brasil, especificamente no capítulo que trata sobre o tango brasileiro.

Parece surpreendente a primeira vista, falar em tango brasileiro, pois a idéia que a grande maioria das pessoas têm, inclusive os brasileiros, é de que o tango só é coisa de argentinos e quando muito, de uruguaios. Mas, na verdade o tango também nasceu aqui no Brasil na mesma época de sua gênese na região rio-platense.

Talvez isso explique o porque de muitos brasileiros serem amantes do tango e apaixonados pela música e pela dança que cada vez mais cresce em nosso País, repetindo aqui o mesmo fenômeno que fez com que o tango argentino conquistasse boa parte do mundo compreendido por vários paises da Europa, América e a Ásia.

Tango - dança - Argentina

Na época da formação do tango, tanto na região do Rio da Prata, Uruguai e Argentina, e também aqui no Brasil, as influências que deram origem ao tango criollo , mais tarde denominado "tango argentino", foram as mesmas que deram origem ao tango brasileiro.

As principais influências européias vieram da mazurca (polonesa), da polca e da valsa (Boêmia), da contradança (country dance inglesa), do chótis (schottisch escocês), do tango andaluz (espanhol), entre outras e, as principais influências africanas foram do candombe , para os uruguaios e argentinos e o candomblé para nós brasileiros. Já as influências latino-americanas, vieram das músicas campeiras, principalmente a milonga que era cantada pelos payadores ( gaúchos, seresteiros do campo, gaúchos e sertanejos no Brasil). A habanera que era a música executada em Havana, Cuba e que havia se tornado o gênero musical criollo de Cuba, teve também grande influência na gênese do tango e tinha a mesma linha melódica do lundu brasileiro.

Mais recentemente tivemos compositores de tangos brasileiros, tais como; Lina Pesce, David Nasser, José Fernandes, Nelson Gonçalves e vários outros. Sem falar da região sul do País, mais precisamente do Rio Grande do Sul, onde as influências rio-platenses e gaúchas se fazem notar nas diversas composições de milongas e tangos brasileiros."

Mais sobre Tango....

Origem do tango

A origem do tango, assim como a de outros ritmos, é popular, sofrendo preconceito inicial por parte da camada mais favorecida da população. É uma dança sensual, trágica, elegante e performática, em que a emoção prevalece. O tango apareceu em Buenos Aires a partir do final do século passado derivando da habanera, da milonga e de certas melodias populares européias. Inicialmente, o tango era dançado nos bares, nos cafés e em locais de prostituição.
Nos salões, ele começou a ser dançado nas décadas de 30 e 40. A maneira de dançar o tango foi se modificando e evoluindo de acordo com a época. Á partir do fim de 1880 que surge o tango como música. A coreografia que se dançava era totalmente improvisada, com muitas paradas chamadas "cortes" (o dançarino parava de dançar para fazer poses com a sua parceira) e "quebradas" (movimentos de cintura imitados dos negros). Os pares dançavam muito unidos, o que era escândalo para a época.
Idioma
Castelhano é a língua utilizada no tango.
Castelhano (castellano) ou espanhol(español) são os nomes atribuídos a uma língua românica originária da Espanha e que hoje é a língua mais falada das Américas. O idioma castelhano tem essa denominação por ser originário da região de Castela. Junto com o inglês é a língua ocidental que possui mais falantes.
Vestimentos
É caracteristico as mulheres usarem saias de todos os estilos, desde que permitam o movimento: desde saias longas e com racha até saias curtas. As blusas e vestidos tem quase sempre decotes acentuados e sensuais. Uma peça fundamental na indumentária da mulher são os sapatos, que devem ser sempre sapatos de tango.
Outros acessórios que podem ser usados em ocasiões especiais ou em espectáculos são as flores, de tecido ou penas, que se podem prender aos cabelos ou à perna, e também a meia de renda.
A roupa típica para o homem que dança tango é a camisa fina, normalmente de seda e calças afuniladas. Este traje para estar completo requer um bom par de sapatos de dança. Como complemento o homem pode ainda usar outros acessórios, como suspensórios, coletes, e chapéu, todos eles parte do imaginário do tango
Algumas dicas
Adentrem a pista de dança sempre no sentido em que os outros dançarinos estão dançando ( geralmente isto acontece no sentido anti-horário );
Respeitem quem já está na pista e ocupem um espaço disponível na mesma;
Tentem, ao adentrar a pista de dança, se adaptarem ao ritmo da música e a partir daí começarem a dançar; a dama deve deixar que o cavalheiro inicie os movimentos e acompanhá-lo;
Não repousem o corpo sobre o parceiro;
Não mexam excessivamente os ombros ;
Durante a dança, não executem movimentos em que as pernas se abram excessivamente;
Não deixem os braços muito abaixados nem acima dos ombros;
Alguns ritmos exigem uma ginga maior, no entanto os movimentos com um requebrado mais acentuado, na maioria das vezes, devem ser executados pela dama;
Não dancem com as mãos, esquerda ( o cavalheiro ) e direita (a dama) abertas, nem com os dedos entrelaçados;
Não olhem para os pés enquanto estiverem dançando.
Postura adequada do casal na dança
O cavalheiro deve deixar a sua face direita voltada para a face direita da dama;
Exceto em algumas variações em que o casal tem a sua lateral como referência os dois devem olhar para frente;
O espaço individual de dança deve ser dividido pela mão esquerda do cavalheiro e a mão direita da dama, estas devem estar dispostas exatamente no centro do espaço que separa um corpo e outro, não devendo nem um nem outro invadir o espaço de dança do parceiro. As mãos devem estar na altura média dos ombros do casal e devem estar seguras de palmas.
Os cotovelos devem estar dispostos formando um ângulo de 45 graus em relação ao corpo.
A mão direita do cavalheiro deve estar com os dedos abertos e repousar na altura média das costas da dama, lembrando que esta deve ter resistência para melhor conduzir a dama e dependendo do ritmo aumentará ou diminuirá a distância entre o casal; a mão esquerda da dama deve repousar sobre o ombro do cavalheiro;
Técnicas de condução
Diante dos diversos itens que constituem as técnicas de dança, com certeza a condução ocupa um lugar de destaque, pois é imprescindível que o cavalheiro conduza a dama de forma consistente e elegante, deve efetuar movimentos de mãos, pernas e deslocamento claros, para que a dama, que deve estar suscetível as vontades do parceiro, perceba com clareza os passos que devem ser executados. A condução clara com certeza levará o casal a ter um melhor sincronismo em suas coreografias.
Principais movimentos:
No núcleo da estrutura da dança do tango podemos definir e identificar quatro conjuntos de movimentos: la salida, la caminada, el giro e el cierre.Simplificando, há apenas três passos no tango: o passo ao lado (para a direita ou para a esquerda), o passo em frente (avançar) e o passo atrás (recuar). 
Festeja-se o dia do Tango em 11 de dezembro, em homenagem às datas de nascimento dos criadores de duas vertentes da dança: Carlos Gardel (11 de dezembro de 1890) e Júlio de Caro, diretor de orquestra (11 de dezembro de 1899).
Dia do Tango
Carlos Gardel

Gardel foi o maior propagador do tango no mundo. Faleceu aos 45 anos em acidente de avião, junto com toda sua orquestra, mas deixou preparado o caminho para outros tangueiros.
A origem do nome TANGO tem várias definições. Alguns atribuem à expressão tamgu , da Nigéria, que significa bailar ao som do tambor . Em Buenos Aires, acreditava-se que os negros designavam seu instrumento de "tangor" porque tinham dificuldade para pronunciar "tambor".

Carlos Gardel  nasceu  Toulouse,França  11 de Dezembro de 1890 ,faleceu em Medellín, há 76 anos no dia 
24 de Junho de 1935, foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade.

Em sua alma e era um artista, é a Argentina (e sobretudo não França), onde tornou-se monumental noartista que conhecemos hoje.
Gardel foi o homem que levou o tango dos subúrbios das cidades do Rio da Prata até Nova York, escala bem sucedida à sua invasão parisiense.
 Ele também foi o símbolo do amor ao turfe e o sucesso irresistível com as loiras platinadas dos Anos Loucos do período entre-guerras
Por: Val Ce1

Dia do Tango
  


Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html