segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O maior avião cargueiro do mundo


O Antonov An-225 é uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, sendo construída pela Antonov Design Bureau, União Soviética e é a maior aeronave de asa fixa do mundo e também o maior avião cargueiro.


O Antonov An-225 é disponível comercialmente para transportar cargas enormes, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. 
Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de 1500 pessoas. 

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

Além disso, ele pode, transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Sendo usado para transportar cargas dessa forma, a capacidade de carga diminui para um pouco menos de 200 toneladas. 


Entretanto, as medidas da carga aumentam. O comprimento, por exemplo, passa de pouco mais de quarenta e quatro metros para mais de setenta. É necessário, apenas, que essa carga tenha um mínimo de aerodinâmica. 


O An-225 foi desenhado para o Programa Espacial da União Soviética em substituição ao Myasishchev VM-T. Capaz de transportar os foguetes e o Buran, suas missões e objectivos são praticamente idênticos à Aeronave americana de transporte do Shuttle.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

O vôo inaugural do AN225 foi no dia 21 de Dezembro de 1988. A aeronave estava em uma demonstração estática no Paris Air Show em 1989 e voou durante os dias liberados ao público no Farnborough Air Show, em 1990. 


Apenas um An-225 ainda permanece em serviço. Este é disponível comercialmente para carregar cargas excessivamente pesadas e grandes, para até 250.000 kg internamente, ou ainda 200.000 kg na área superior à fuselagem. A carga na parte superior da fuselagem pode ter até 70m de comprimento.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

O segundo An-225 foi construído parcialmente durante o final da década dos anos 80 para o uso do Programa Espacial Soviético. O desenho do segundo An-225 incluía uma porta de carga traseira e uma cauda redesenhada com um único estabilizador vertical, desta forma, sendo mais efetivo para o transporte cargueiro.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

O An-225 teve uma breve aparição no filme 2012, quando os personagens tomam um vôo nele até a china para fugirem da destruição dos Estados Unidos pelo vulcão Yellowstone.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

O An-225 utiliza mais de 95.000 litros de combustível para percorrer uma distancia de pouco mais de 5.000 quilômetros enquanto o Boeing 747 utiliza 65.000 para percorrer a mesma distância.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

Em 14 de fevereiro de 2010, o An-225 pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, Cumbica às 10:00, a serviço da Petrobrás, transportando três gigantescas válvulas para a Refinaria de Paulínia REPLAN.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

Centenas de pessoas aguardavam na cabeceira da pista para dar as boas vindas ao Gigante Ucraniano.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

Com isso, o Aeroporto de Guarulhos recebeu muito bem o maior avião cargueiro do mundo (An 225), da mesma forma que aconteceu com o pouso do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, em 10 de dezembro de 2007.

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900

Alguns dados impressionantes do Antonov AN 225.
Tipo de aeronave: Cargueiro
Propulsão: 6 turbinas ZMKB Progress Lotarev D-18T (com 229,50 kN de propulsão cada)
Peso máximo de carga permitido para conseguir decolar: 600 t.
Peso máximo de carga útil (interna ou externa): 250 - 275 t.
Envergadura de asa: 88,4 m
Comprimento: 84 m
Velocidade: 865 km/h
Altura: 18,1 m (excluindo o trem de pouso)
Dimensões de carga: 45,35 m de comprimento; 6,4 m de largura; 4,4 m de altura
Autonomia de voo com carga máxima: 4.500 km
Autonomia de voo com tanques de combustível cheios: 15.400 km
Tripulação: 7 pessoas.
Zona de carga caberia o equivalente a: 1.500 pessoas

Foto - (©E Avelino – eder.avelino@hotmail.com -http://www.panoramio.com/user/694900
Gigantesdomundo

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html