Um dos maiores ídolos do esporte brasileiro o Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha está completando hoje 30 anos de morto. Mané Garrincha ponta direita do Botafogo e Seleção Brasileira foi sem contestação um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Uma das características marcantes que envolvem a figura de Garrincha relaciona-se as pernas tortas. Sua perna direita, seis centímetros mais curta que a esquerda, era flexionada para o lado esquerdo, e a perna esquerda apresentava o mesmo desenho. Ambas as pernas eram tortas para o seu lado esquerdo. Mesmo assim Garrincha se tornou um gênio da bola, difícil de ser marcado Garrincha ficou conhecido pelos dribles e belas jogadas inclusive pela Seleção Brasileira junto com Pelé e Zagalo ataque campeão do Mundo em 1958.
Mané Garrincha conquistou vários títulos os mais importantes o Bi mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962, o Roberto Gomes Pedrosa de 1962 e 1964 pelo Botafogo que tem o mesmo valor de Campeonato Brasileiro, três Campeonato Carioca: 1957, 1961 e 1962 também pelo Botafogo, o Torneio Rio-São Paulo de 1966 pelo Corinthians entre muitos títulos.
Garrincha além do Botafogo onde jogou 614 partidas e fez 245 gols, também jogou em outros clubes como, o Corinthians 33 jogos e 42 gols, no Flamengo o Garrincha jogou 15 partidas e fez 4 gols. jogou ainda no Junior Barranquilla 1 partida, Fortaleza(CE) 1 partida, Olaria(RJ) 1 jogo, Novo Hamburgo(RS) também 1 jogo. Garrincha foi considerado o mais habilidoso jogador que já existiu em todos os tempos, pois sua capacidade de driblar e envolver seus adversários era impressionante. Pelo Brasil perdeu apenas uma das 61 partidas que fez com a camisa da Seleção. Em 1998, foi escolhido para a seleção de todos os tempos da Fifa, em eleição que contou com votos de jornalistas do mundo inteiro.
Garrincha faleceu aos 49 anos em 20 de janeiro de 1983, vítima de cirrose hepática, tendo sido velado num caixão sob a bandeira do Botafogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário