Governo do Estado

Governo do Estado

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mar Morto


O Mar Morto é um lago de água salgada situado no Oriente Médio, entre a Jordânia e Israel, alimentado pelo Rio Jordão. Por conter a água mais salgada do mundo, os banhistas bóiam facilmente. É praticamente impossível afundar.


Com uma superfície de aproximadamente 1050 km², correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km.


Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande parte por causa do aumento na captação das águas do Rio Jordão, por parte das autoridades de Israel e Jordânia, única fonte de água doce da região, além da natural evaporação das suas águas.


Atualmente, a contínua perda das suas águas causa uma contínua redução em sua área e profundidade, relativamente ao nível médio das águas do Mar Mediterrâneo.


No ano de 2004, este nível estava próximo de 417 m abaixo do nível médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo, e a tendência é o aumento deste desnível durante o século XXI.


O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas, havendo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas.


Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água extremamente salgada.


A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Nos oceanos, a concentração de sal, por 100 ml de água, não passa de 3 g, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água.


A chuva não passa de 100 mm por ano na parte norte do Mar Morto e mal atinge 50 mm na parte sul. Para o oeste do Mar Morto, as Colinas da Judéia tem uma subida menos íngreme e são muito menores do que as montanhas a leste.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html