terça-feira, 29 de julho de 2014

250 ex-prefeitos a “Deus dará”…

lobao
Lobão Filho com Júnior marreca: exemplo de ex-prefeito com cacife no interior
O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Lobão Filho, tem se consolidado fortemente entre os prefeitos maranhenses.
Com os apoios recebidos ontem, ele chega a quase 200 aliados entre os 217 prefeitos maranhenses, um respeitável cacife eleitoral num pleito tão acirrado quanto este se desenhar ser.
Mas o candidato do PMDB, seus coordenadores e os representantes do seu grupo político não podem negligenciar também o capital eleitoral e o cacife político que têm os ex-prefeitos no interior.
E só no grupo de Lobão Filho são nada menos que 250, que ainda não foram chamados ou acionados para a campanha.
Em boa parte dos municípios, estes ex-prefeitos estão muito mais bem avaliados que os atuais prefeitos na opinião pública.
E podem fazer  uma importante diferença na soma de votos.
O grupo do senador Lobão Filho sempre se caracterizou pela capacidade de garantir nos municípios o apoio de várias alas políticas – de reunir no mesmo palanque diversos adversários municipais.
Mas isso sempre foi possível quando a hegemonia eleitoral do candidato do grupo era claramente definida antes mesmo da disputa.
Hoje, com a disputa acirrada – e uma eleição que pode ser definida por poucos votos de diferença – não pode haver espaços para cantilenas e churumicaias de bastidores por causa da aliança de Lobão Filho com este ou aquele adversário municipal.
E as lideranças do grupo que tem Lobão Filho como candidato também têm que ter a capacidade de chamar ex-gestores que estão desgarrados em vários municípios.
Ressentimentos, recalques e decepções podem fazer estrago no resultado final.
E não são para os verdadeiros políticos…

Por Marco Aurélio D'Eça

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html