sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Bons filmes de 2014

FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE 

A animação vencedora do Oscar trouxe mudanças radicais em relação aos filmes clássicos da Disney, ao mesmo tempo em que se reaproximou deles. Em “Frozen”, as protagonistas são duas princesas, irmãs, e o objetivo de uma é salvar a outra – como um herói que salva a donzela, mas sem o pressuposto do romance. Além de revolucionário, o filme é engraçado e empolgante, para todas as idades e gêneros.
 

NINFOMANÍACA - PARTES 1 E 2 

É impossível pensar em “Ninfomaníaca” sem levar em conta as duas partes – divididas apenas para facilitar a distribuição. O filme do polêmico Lars Von Trier é narrado por Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher viciada em sexo desde a infância. Apesar de explícito, o longa escapa dos rótulos de “erótico” ou “pornográfico” ao associar um discurso reflexivo e inusitado sobre cada experiência de Joe. A jornada se desenvolve numa espécie de thriller, onde todos os desfechos possíveis são trágicos. 

UMA AVENTURA LEGO 

O universo dos brinquedos de construção chegou aos cinemas com um visual estonteante que mistura stop-motion e computação gráfica. Com uma trama que parece simples, o filme animado oferece diversão garantida e uma reflexão inesperada sobre o ato de brincar. Por isso, “Uma Aventura Lego” está entre os melhores filmes do ano.

ELA 

Um homem se apaixona por um sistema de computador, que tem nome, voz e personalidade. O que isso nos diz sobre nossa própria natureza? Como definir o amor, a amizade, o humano e a máquina quando tudo começa a se misturar? Com um visual anti-futurista e bastante natural, Spike Jonze traz estas questões à nossa realidade e nos faz pensar. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original. 

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO 

O vencedor do Oscar de Melhor Filme, é claro, não poderia ficar fora desta lista. Baseado no livro de Solomon Northup, escrito no final do século XIX, o filme conta de forma cruel e dolorosa a vida de um negro livre e educado, que foi sequestrado e feito escravo em fazendas no sul dos EUA. 

CLUBE DE COMPRAS DALLAS

Este é um filme pesado, que exige algum fôlego antes de assistido. A crueza da aparência dos personagens enfermos dói na memória de quem viveu os anos 80 e o medo da AIDS, mas também se vê uma história de luta e de direitos. O ingresso é totalmente compensado quando se vê as interpretações supremas de Matthew McConaughey e Jared Leto – ambos vencedores do Oscar. Leia a crítica do filme.

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Versão atualizada e estendida do curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho”, de 2010, “Hoje eu Quero...” conta a história de Leo (Guilherme Lobo, excepcional), um adolescente cego que começa a questionar a superproteção dos pais ao mesmo tempo em que descobre uma paixão inesperada pelo novo aluno da escola. Delicado, o filme evita estereótipos e trata os dilemas com naturalidade, preferindo discutir a dificuldade que todos enfrentamos para crescer. 

SOB A PELE

Numa adaptação bem livre e sinistra do livro de Michel Faber, "Sob a Pele" traz Scarlett Johansson no papel de uma silenciosa e perigosa alienígena, disfarçada no corpo de uma mulher. Sua missão é seduzir os homens numa vila da Escócia e levá-los até uma casa, onde eles terão seus corpos totalmente destruídos, sobrando apenas a pele. Ao viver algumas situações-chave, ela tem sua curiosidade atiçada e se afasta de seu trabalho para tentar entender mais sobre os humanos. 

O LOBO ATRÁS DA PORTA 

Sylvia vai buscar sua filha na creche, quando descobre que a menina já foi levada por outra mulher. Na delegacia, ela, seu marido e a amante dele são interrogados e recontam suas versões da história, revelando relações que evoluíram até se tornarem perigosas. 

VERSOS DE UM CRIME

Daniel Radcliffe é o poeta Allen Ginsberg neste thriller biográfico. Estudante na Universidade de Columbia, ele conhece Lucien Carr (Dane DeHaan), William S. Burroughs (Ben Foster) e Jack Kerouac (Jack Houston) e, juntos, eles formam os pilares da geração Beat. Seu comportamento extremo, porém, abre caminho para uma tragédia. 

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 2 

Depois de provar ao povo de Berk que os dragões podem ser amigos dos homens, Soluço agora vê sua aldeia cheia deles, vivendo em harmonia. A paz, porém, é ameaçada quando ele e Astrid descobrem que um lendário caçador está reunindo um exército e quer roubar seus dragões. 

O TEOREMA ZERO

Num futuro tecnológico e decadente, Christoph Waltz vive um homem em conflito entre sua crença (de que há um sentido misterioso para a vida) e seu trabalho: provar matematicamente que não existe tal sentido. 

PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO

O segundo filme da nova saga se passa dez anos após os eventos de "Planeta dos Macacos: A Origem". Agora, os humanos estão lutando para sobreviver após terem sido dizimados por um vírus, enquanto os macacos prosperam numa comunidade liderada por Caesar. L

GUARDIÕES DA GALÁXIA

“Guardiões da Galáxia” é a nova aventura inspirada nos quadrinhos da Marvel – ela se passa no mesmo universo dos Vingadores, mas em mundos muito, muito, distantes. Chris Pratt é Peter Quill ou o caçador de recompensas Star Lord: humano, abduzido quando criança, ele carrega consigo uma inseparável fita K7 e percorre o universo atrás dos objetos mais desejados por bons pagadores. Um desses objetos é o Orb, uma pedra que pode destruir um planeta inteiro se cair em mãos erradas. Junto com Gamorra, Rocket, Groot e Drax, Quill tentará fazer a coisa certa, mesmo que por caminhos errados. 

LUCY

Lucy (Scarlett Johansson) era uma garota normal, americana, que estudava em Taiwan e namorava nas horas vagas. O problema é que ela se envolveu com o homem errado e acabou arrastada para um esquema de tráfico de drogas. Feita de mula, ela tem uma superdroga costurada ao seu corpo, que acaba estourando. Quando isso acontece, seu cérebro começa a evoluir numa velocidade alucinante, atingindo 100% de seu potencial. 

MESMO SE NADA DER CERTO

À primeira vista, "Mesmo se Nada Der Certo" pode se passar por uma comédia romântica, com Keira Knightley e Mark Ruffalo se encontrando quando tudo parece ter dado errado. Mas não é: o filme de John Carney, assim como seu sucesso indie anterior ("Apenas Uma Vez"), fala de música mais do que de amor. Seus personagens vivem de música e veem o mundo como uma grande inspiração, ou um grande concerto. Pedida certa para quem quer fugir do óbvio e pensar arte como parte do cotidiano.

GAROTA EXEMPLAR

Adaptação do livro de Gillian Flynn, "Garota Exemplar" mostra o retorno de David Fincher ao seu melhor gênero, o suspense. Ben Affleck interpreta um marido suspeito de ter matado a esposa (Rosamunde Pike), depois que ela desaparece no dia de seu aniversário de casamento. 

INTERESTELAR

A nova superprodução de Christopher Nolan, escrita por ele e pelo irmão Jonathan, mostra o planeta à beira do colapso, quando a comida está acabando e as plantações não resistem à aridez e às tempestades de areia. Em meio a esse cenário, um grupo de cientistas decide enviar uma nave ao espaço, planejando atravessar um buraco de minhoca para procurar um planeta habitável em outra galáxia. 

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html