O supervisor de crédito Erick Rodrigues, irmão do policial militar Max Muller – morto numa troca de tiros no que ficou conhecido como a “Chacina de Panaquatira” (reveja) -, reagiu às recentes declarações do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela sobre o tiroteiro que culminou com quatro mortes.
Em entrevista no início da semana, o titular da SSP condenou a atitude do PM de haver reagido ao assalto. Para ele, foi a reação o que acabou provocando a chacina (leia mais).
Em postagem na sua página no Facebook, Erick Rodrigues chamou o secretário de “mentiroso” e “artista”.
“Secretário Jefferson Portela, além de mentiroso é artista. Fez um teatro no velório do meu irmão Max Muller avisando que haveria mudança, que bandido não iria mais andar à vontade na cidade”, escreveu.
O irmão do PM criticou o fato de que, após o velório, Portela deu entrevista praticamente culpando o Muller pelo ocorrido.
“Fala pelas costas que meu irmão foi o culpado pelas mortes […] porque ele reagiu aos tiros dos bandidos”, completou.
Na entrevista concedida sobre o assunto, na segunda-feira, o secretário de Segurança disse que o militar deveria ter “evitado o confronto” com os bandidos”.
“Nós devemos sempre, como agentes públicos de segurança, evitar o confronto onde a gente não possa ter uma garantia de supremacia da força estatal sobre a força marginal. A orientação é essa, a reação da gente deve ser pautada na possibilidade de domínio e não numa possibilidade de risco. Se for de risco, o certo é evitar, deixar para fazer a perseguição policial e captura depois. Não devemos expor nossa própria vida e nem a de terceiros em confronto que possa ser evitado”, disse.
Desarmados
Ganhou contornos de revolta a reação de militares e da população em geral após a revelação do Blog do Gilberto Léda de que PMs do do Maranhão podem ser obrigados pelo comando da corporação a andar desarmados em seus dias de folga.
Amigos e familiares de Max Muller marcaram para o sábado (30), às 8h da manhã, uma homenagem ao PM.
A concentração ocorrerá no parquinho da Avenida Litorânea.
A ideia é que todos vão de branco e com cartazes pedindo paz e segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário