quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Índio Filipino

As poucas peças de roupa que Balabad vestia no dia da cerimônia do Acendimento do Fogo Ancestral Indígena tem um significado especial.
"São roupas tradicionais. As vestes e o gongo [instrumento usado durante as apresentações] nos ligam ao passado. Onde moramos temos acesso a muitas coisas, a tecnologia. Então, para preservar nossa tradição, sempre vestimos elas às segundas."
De acordo com Balabad, o clima das Filipinas é parecido com o de Palmas, mas os indígenas do povo dele também são preparados para o frio. Quando as temperaturas baixam, a roupa escassa, ganha uma capa para proteção contra o clima.
Sobre os JMPI, o atleta acredita ser uma oportunidade para mostrar aos mais jovens as tradições indígenas. "É bom que eles conheçam desde pequenos. O evento abrange a cultura tradicional dos povos. Nas Filipinas dizemos que não podemos saber para onde vamos se não sabemos de onde viemos. As pessoas precisam aprender a respeitar a cultura indígena. Aqui somos como embaixadores da cultura indígena do nosso país."
Jogos Indígenas
Participam do evento cerca de 1,8 mil atletas indígenas, dos quais 1,1 mil são de etnias brasileiras e 700 de etnias internacionais. Além do Brasil, outros 24 países participam das competições.

Balabad compete na modalidade arremeço de lança  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Balabad compete na modalidade arremesso de lança (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Balabad acredita que JMPI são oportunida de mostrar a cultura indígena aos mais jovens (Foto: Gabriela Lago/G1)Balabad acredita que JMPI são oportunida de mostrar a cultura indígena aos mais jovens (Foto: Gabriela Lago/G1)
Balabad chamou atenção dem quem compareceu a Praça dos Girassóis (Foto: Gabriela Lago/G1)Balabad chamou atenção dem quem compareceu a Praça dos Girassóis (Foto: Gabriela Lago/G1)
 Etnia Igorot chamou atenção dos espectadores da cerimônia Fogo Acendimento do Fogo Ancestral Indígena (Foto: Gabriela Lago/G1)Etnia Igorot chamou atenção dos espectadores da cerimônia Fogo Acendimento do Fogo Ancestral Indígena (Foto: Gabriela Lago/G1)
Homens da etnia Igorot costumam ser fortes (Foto: Gabriela Lago/G1)Homens da etnia Igorot costumam ser fortes (Foto: Gabriela Lago/G1)

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html