IPVA - MOTO LEGAL - GOVERNO DO ESTADO

IPVA - MOTO LEGAL - GOVERNO DO ESTADO

Governo do Estado

Governo do Estado

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Juventude e Meio Ambiente em pauta na Assembleia Legislativa

juventudeCerca de 130 jovens de 15 a 29 anos, vindos de São Luís e de vários municípios do interior, reuniram-se nesta segunda-feira (30 de novembro) na Conferência Livre da Juventude e Meio Ambiente (etapa Maranhão), que contou com a participação do deputado estadual Adriano Sarney (PV), representantes de órgãos ambientais estaduais e municipais e sociedade civil organizada. O evento ocorreu no auditório Jornalista Neiva Moreira, localizado no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL/MA).
Na ocasião, o deputado Adriano Sarney enfatizou a importância de se desenvolver na juventude a consciência social, ambiental e política para formar novas lideranças capazes de debater e elaborar propostas de desenvolvimento associado com a sustentabilidade.
Para o deputado, é importante trazer para a Assembleia Legislativa essa discussão e fazer do Legislativo um canal de comunicação constante entre a sociedade e a classe política. Em consequência, o parlamentar se prontificou a servir de “embaixador da juventude e do meio ambiente” na Assembleia, uma proposta acatada e aplaudida pelos participantes da conferência.
O evento é resultado de uma articulação do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) com nove escolas comunitárias que fazem parte do projeto do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, na região metropolitana de São Luís. A conferência contou com apoio dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Educação (MEC) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).
O objetivo da conferência é discutir e elaborar sugestões para a implementação do Plano Nacional da Juventude para o Meio Ambiente, para um encontro que ocorrerá em Brasília (DF), em dezembro deste ano.
Segundo a organização da conferência (que estava prevista para ocorrer no Piauí), a realização do evento no Maranhão somente foi possível graças a apresentação do projeto do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana no XIII Encontro Interbacias em São Pedro (SP), evento realizado no mês de setembro deste ano. Na ocasião, a experiência do grupo maranhense foi premiada como uma das melhores práticas para gestão de recursos hídricos.
A conferência foi desenvolvida em torno de vários eixos temáticos, relacionados a produção e consumo; mudança climática; resíduos sólidos; recursos hídricos; código florestal; produtos químicos; gestão ambiental, territorial e urbana; biodiversidade; patrimônio genético e conservação ambiental com inclusão social de jovens.
Conferências
A exemplo da conferência realizada na Assembleia Legislativa, eventos deste tipo são promovidos em todo o país pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Educação (MEC) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com entidades da sociedade civil organizada. No caso do Maranhão, a conferência foi articulada pelo Fonasc em parceria com escolas comunitárias da região metropolitana de São Luís.
O objetivo das conferências é mapear a atuação dos jovens para contribuírem com a elaboração da campanha “As várias formas de mudar o mundo” e fortalecer o conhecimento sobre o Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente, que é previsto no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).
Solidariedade
Uma curiosidade sobre a Conferência Livre da Juventude e Meio Ambiente, etapa Maranhão, é que, para participar, os inscritos doaram garrafas de água mineral que serão entregues para famílias mineiras desabrigadas por causa do rompimento das barragens de mineradoras na região de Mariana (MG).
Mesa
A abertura da Conferência Livre da Juventude e Meio Ambiente, etapa Maranhão, foi composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo (representado pelo deputado Adriano Sarney) e da sociedade civil organizada, como Gleyce Oyama, representante do Maranhão no Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA); Mariana Dias (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); Vitória Cantanhede (Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana); Sabino Rocha (chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente – Sema); Thereza Cristina Pereira Castro (Fonasc.CBH); Neuza Ribeiro (Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís – CMDCA); além da consultora Camila Melo, do Ministério do Meio Ambiente, de Brasília (DF), que participou do evento via Internet.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html