sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Lançamento de livro sobre alienação parental abre projeto cultural da ESMAM

alienação_parentalA Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) lança nesta sexta-feira (19), às 17h, o projeto institucional ‘Happy Hour Cultural’, cuja primeira edição acontece com o lançamento do livro “Alienação familiar induzida: aprofundando o estudo da alienação parental”, de autoria da assessora jurídica, Bruna Barbieri Waquim.
O livro é originário da dissertação de Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, defendida em junho de 2014 e aprovada em nota máxima pela banca examinadora.
Com a iniciativa, a ESMAM pretende proporcionar um espaço de lançamento de obras e demonstração de talentos de servidores do Poder Judiciário. “A atividade faz parte de um calendário de ações previstas para homenagear os 30 anos da ESMAM, que será comemorado em novembro de 2016”, explica o diretor da escola, desembargador Jamil Gedeon.
O livro
que tem apresentação do desembargador Lourival Serejo e prefácio do professor-doutor Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk – aborda a alienação parental, de forma crítica por meio de levantamento bibliográfico da literatura nacional e estrangeira, além de pesquisa de campo com 134 participantes brasileiros com suporte na multidisciplinaridade.
Para Bruna Barbieri Waquim, o lançamento de mais um livro é motivo de satisfação por ser uma forma de compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a vivência construtiva no Mestrado.
“Agradeço as oportunidades a mim concedidas ao longo da minha formação profissional, à minha família e aos grandes professores que o Poder Judiciário me concedeu. Exemplos de competência, seriedade e humanidade, que me inspiram e me motivam a trabalhar com mais qualificação e eficiência”, enfatizou.
Experiências
Bruna Barbieri Waquim tem 29 anos. Nasceu em São Luís (MA) e é Mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito de Família e Sucessões. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.  Publicou no ano de 2010 sua primeira obra jurídica, intitulada “Relações Simultâneas Conjugais: o lugar da Outra no Direito de Família”.
Autora de artigos jurídicos publicados em revistas e coletâneas nacionais e internacionais, como a Revista de Informação Legislativa do Senado Federal e a coletânea bilingue “Regional integration of the states of Eurasia and Latin America: comparative analysis”.
No ano de 2015, apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida no Mestrado no III Congresso Ibero americano realizado na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, na cidade de Porto (Portugal) e no XVIII Congresso Internacional de Historia de los Derechos Humanos realizado na Universidad de Salamanca, na Espanha.
Desde 2006 é servidora do TJMA, tendo exercido os cargos de assessora de juiz, assessora-chefe da Assessoria Jurídica da Presidência e chefe de gabinete da Presidência. Atualmente atua como assessora jurídica no gabinete do desembargador Jamil Gedeon.
Gilberto Léda

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html