quarta-feira, 14 de junho de 2017

Secretária Fátima Avelino organiza e participa com os idosos, da caminhada contra a violência


Mobilização integra a Semana de Enfrentamento aos abusos contra terceira idade
Casa do Idoso faz caminhada contra a violência
Assis Ramos ao participar da caminhada garantiu que o Poder Público Municipal vai ampliar as ações em defesa dos direitos da Pessoa Idosa, protegendo quem muito contribuiu para o bem estar da sociedade imperatrizense.
            A manhã de hoje (13) foi de protesto, luta e esperança. Centenas de idosos e representantes de diversas instituições foram às ruas, no Centro de Imperatriz, alertar a sociedade para a violência contra a terceira idade. Com a faixa “Silencio é Cumplicidade, Denuncie!” a caminhada iniciou na Casa do Idoso e percorreu a Rua Simplício Moreira em direção à Praça de Fátima, onde aconteceu um ato público com apresentação da Banda do 50ª BIS e da Companhia de Dança da Melhor Idade.
A mobilização faz parte da Semana de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz, através da Casa do Idoso, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), com participação do Ministério Público Estadual, das escolas Tocantins e Renato Moreira, Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz (Cenapa). Além do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), Conselho Municipal do Idoso, Acadêmicos de Medicina da UFMA, Clubes de Mães de Imperatriz, dentre outros.
O prefeito Assis Ramos declarou que “o Poder Público Municipal vai ampliar as ações em defesa dos direitos da Pessoa Idosa, garantindo de forma ampla e eficaz para quem muito contribuiu para o bem estar da sociedade imperatrizense” – concluiu.
A secretaria da Sedes, Fátima Avelino, explica que a população deve estar atenta, pois existem diversas formas de violência contra a pessoa idosa e por isso é importante que as pessoas denunciem, pois em “grande parte dos casos, a violência ocorre dentro do próprio ambiente familiar”.
Para o aposentado Paulo Rodrigues, de 68 anos, “o idoso não está sendo respeitado. Ainda falta muita coisa para mudar essa realidade, principalmente amor, carinho e compreensão”.
A coordenadora da Casa do Idoso, Alessandra Nobre, falou sobre a importância de ações que mobilizam a sociedade no Combate à Violência Contra os Idosos. “É importante dizer que temos que denunciar toda forma de abuso que qualquer pessoa da terceira idade esteja sofrendo” – reforçou.
Em ações que ocorreram e que ainda vão ocorrer na “semana de proteção ao idoso”, foi feito uma panfletagem nas ruas de Imperatriz pela equipe da Sedes, que é coordenada pela Secretária Fátima Avelino. No dia de hoje (14) ocorrerá um café da manhã com os idosos do Lar São Francisco, e a programação segue durante o dia todo. No dia 21 haverá palestras em todos os (CRAS) da cidade, e no dia 22 haverá uma “Tribuna Popular” na Câmara Municipal de Imperatriz, que irá tratar de assuntos referente a esse tema tão importante, que é a “proteção dos idosos”.
O representante do Ministério Público Estadual, Joaquim Ribeiro, titular da Promotoria da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, reforçou que é importante a “exemplo da Vara da Infância e Juventude e da Delegacia da Criança e do Adolescente que em Imperatriz possam ser implantadas uma vara e uma delegacia especializadas, que atuem na defesa da pessoa idosa” – destacou o promotor de Justiça.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html