segunda-feira, 20 de maio de 2019

Morre Niki Lauda, um gênio do automobilismo

Foto: Arquivo
Nürburgring, 1976. Naquela pista de inacreditáveis 22 quilômetros de extensão, era tudo longe. Mas era um desafio que os pilotos da Fórmula 1 adoravam. Aqueles heróis que vestiam macacão pareciam imortais. Não eram, como as dezenas de acidentes daquela época mostravam. Mas Andreas Nikolaus Lauda sobreviveu como um imortal sobreviveria a um dos acidentes mais horríveis da história do automobilismo. Só não conseguiu vencer problemas renais, que o fizeram falecer na noite desta segunda-feira (20).
Lauda tinha um título da F-1, no ano anterior, vencendo com perícia e arrojo aquele que era o grande piloto do circo, Emerson Fittipaldi. Naquele 1976, liderava com sobras – nem tão emocionante como quis relatar o filme “Rush”. Até Nürburgring. E a Ferrari número 1 arder em chamas numa das curvas da Nordschleife. A luta desesperada pela vida durou semanas, e custou a ele queimaduras de terceiro grau. Mesmo assim, voltou à categoria 42 dias depois, em Monza, com a balaclava arrancando sua pele. Perdeu aquele título, mas ganhou a eternidade.
E depois daquele acidente Niki Lauda venceu mais dois títulos, em 1977 e em 1984, um com a Ferrari e outro com a McLaren. Deu aula de pilotagem enquanto esteve na pista, desde os tempos de BRM e March, depois com a Brabham vermelha (por causa do motor Alfa Romeo) e com uma McLaren revolucionária, à frente do seu tempo – a ponto de colocá-lo em péssimas posições no grid. E de ganhar corridas mesmo assim.
Depois de encerrar a carreira, foi tocar sua empresa de aviação – a Lauda Air. Mas a Fórmula 1 precisava ainda dele, para defender a segurança dos pilotos (principalmente após a morte de Ayrton Senna) e depois para liderar Ferrari e mais recentemente a Mercedes. Niki Lauda moldou uma geração de fãs do automobilismo, e quando se imaginava que ele resistira a tudo, vieram os problemas de saúde. Fecha-se a cortina da vida, mas fica pra sempre uma das histórias mais espetaculares que o esporte nos mostrou.

Por Tribuna 

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html