segunda-feira, 25 de maio de 2020

*Lideranças religiosas lançam Comitê Afro Religioso de Combate à Covid-19 no Maranhão*


As lideranças religiosas de Matriz Africana convidam todos os representantes de terreiros distribuídos nos municípios maranhenses para participar nesta terça feira, 26, às 9 horas, do lançamento do Comitê Afro Religioso de Combate à Covid-19 no Maranhão. A iniciativa pretende contribuir com medidas de prevenção, saúde e segurança alimentar das comunidades de terreiros localizadas nas 217 cidades do Estado em virtude da pandemia mundial, provocada pela propagação do novo coronavirus. 

Entre as pautas do Comitê estão reuniões virtuais com órgãos governamentais para tratar da contenção da Covid-19 nas comunidades de terreiros, mobilização para a doação de cestas básicas e kits de higienização, discussão de protocolo para rituais fúnebres de matriz africana com representantes da Vigilância Sanitária e demais órgãos de saúde e apoio para a realização do cadastro de povos de terreiro no programa de Auxílio Emergencial do Governo Federal. 

Segundo a Yalorixá, Jô Brandão, a criação do Comitê Afro Religioso de Combate à Covid-19 no Maranhão é essencial para o combate à doença e à preservação das comunidades e o fortalecimento dos laços de solidariedade entre elas. “Aproximadamente 150 terreiros já aderiram às ações propostas pelas lideranças que organizaram o Comitê. 

O objetivo é desenvolver ações preventivas, estabelecer parcerias para a garantia da segurança alimentar e sanitária das comunidades,informar os povos de matriz africana do nosso Estado sobre seus direitos,preservando nossas tradições e protegendo vidas dos efeitos da pandemia mundial, causada pelo novo coronavírus”, ressaltou. 

O Pai Bia, do município de Ribamar, também ressaltou o papel do Comitê neste periodo da crise. "O Comitê é um valioso espaço, para discussão e elaboração de estratégias, para que nossas comunidades tradicionais de terreiro, possam atravessar esse momento de pandemia". 

A Mãe Nonata de Oxum, também confirmou a importância da participação de todos, já que o Comitê é um instrumento coletivo de apoio às comunidades de terreiro. "O Comitê é um espaço que cria oportunidades para debatermos o enfrentamento da Covid19, levando em conta as necessidades do povo de axé", finalizou. 

Na oportunidade teremos a participação do Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular/SEDIHPOP, Francisco Gonçalves e o Defensor Público Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão/DPE,Dr. Jean Nunes.

A reunião de lançamento do Comitê será realizada por videoconferência dia 26 de maio às 9 horas e pode ser acompanhada por meio da plataforma meet.google.com. 

Contatos Iya Jô Brandão (98 987791313), Mãe Nonata de Oxum (98)99991-5238, Paulo de Aruanda (98) 98887-4274, Bine Gomes (98) 98822-4634, Pai Bia (98) 98802-3289, Mãe Leia 99 98424-8402 e Clauber Santos 99 9811006-36.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html