Em média, são cerca de 625 atendimentos por mês
A Secretaria de Saúde (Semus), por meio do Programa Saúde do Idoso, divulgou os dados do 1º quadrimestre de 2023, que corresponde aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Os números são de atendimentos, consultas com médicos, enfermeiros e nutricionistas, além de dados das reuniões do Conselho do Idoso e da Rede de Proteção à Pessoa Idosa. Nos quatro primeiros meses do ano a equipe multiprofissional do programa realizou mais de 2.500 atendimentos.
A equipe de Saúde da Pessoa Idosa foi criada na gestão do prefeito Assis Ramos em 2017, e é composta por uma equipe multiprofissional com 2 médicas, uma clínica geral e uma geriatra, 3 enfermeiras, 6 técnicos de enfermagem e 1 nutricionista. Os profissionais têm o compromisso de prestar assistência para os pacientes das instituições de longa permanência, como a Casa do Idoso Renascer, Lar São Francisco e Casa do Idoso Feliz, na qual tem cerca de 1.800 idosos cadastrados. Na Casa do Idoso Feliz as equipes de saúde trabalham em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde do Idoso, Gardênia Noleto Viana Sales, a sensibilidade da gestão municipal foi essencial para montar uma equipe adequada para atender a pessoa idosa. “A nível local, o Programa é beneficiado porque a gestão se sensibilizou com a solicitação para montar uma equipe adequada para assistir às pessoas, uma vez que essa equipe prima pela qualidade da assistência, humanização e empatia, pois essa parcela de pessoas que é invisível é deixada de lado. A nossa função enquanto equipe é dar visibilidade e sensibilizar a população de modo geral a respeitar e valorizar essas pessoas que chegaram antes de nós, que contribuíram para a sociedade e precisam ser vistas e respeitadas”, explicou.
Para reforçar o atendimento e a assistência para as pessoas idosas, o município conta com o ambulatório volante que assiste todas as unidades de saúde de Imperatriz. O ambulatório já passou pelos bairros Vila Nova, Nova Imperatriz, Vila Lobão, Planalto, entre outros bairros com os serviços que levam mais saúde, qualidade de vida e visibilidade para a pessoa idosa. Nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), as equipes atenderam no Bairro Santa Inês.
A secretária de Saúde, Doralina Marques, reforça o compromisso da saúde em proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas idosas. “A gestão tem esse compromisso com a pessoa idosa, proporcionando nos diversos serviços oferecidos pela equipe multiprofissional da saúde, mais qualidade, atendimento humanizado. Todos os profissionais trabalham com o intuito de que essas pessoas tenham mais visibilidade por terem sido tão importantes para a sociedade”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário