O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, entregou, nesta segunda-feira (12), mais de 6,2 mil chips de celular do programa Internet Brasil para alunos de 28 escolas públicas de São Luís e região metropolitana. Eles contam com pacote de dados mensal de 20 Gb para jovens integrantes de famílias pobres terem acesso gratuito à internet para estudar. Até o final deste ano, o MCom pretende entregar mais de 51 mil chips para alunos de 118 escolas da rede estadual, em 75 municípios.
Juscelino Filho também realizou a entrega de 2.080 computadores e 600 notebooks, que serão distribuídos para escolas públicas de ensino integral e para unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhã (Iema). São máquinas oriundas do programa Computadores para Inclusão, que recebe máquinas que não são mais utilizadas por órgãos públicos e as recondiciona para uso em Pontos de Inclusão Digital.
“Quando a gente investe em educação, a gente está investindo no futuro das pessoas. E a gente sabe que a tecnologia, a inovação, a ciência, a pesquisa e a inclusão digital estão cada vez mais conectadas com a educação. E é esse mundo digital que o presidente Lula tem buscado levar para todos os brasileiros. Muito feliz com mais essa importante entrega em prol da conectividade”, destacou o ministro das Comunicações.
“O presidente Lula me perguntou qual a ação mais importante que o governo federal poderia fazer em parceria com o governo estadual, e eu disse que o Maranhão precisa de conexão, de internet, precisa diminuir essas desigualdades sociais e a gente precisa aumentar a inclusão digital”, afirmou o governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacando que os chips entregues nesta segunda-feira “vão colocar os meninos e meninas conectados com o mundo”.
Investimentos do FUST
O ministro Juscelino Filho também anunciou o investimento de R$ 148,3 milhões para ampliar a infraestrutura de telecomunicações no Pará e no Maranhão. Os estados vão receber melhoria de conectividade em 18 municípios maranhenses e nove paraenses, por meio de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Estima-se que 311 mil domicílios passarão a fazer parte da cobertura de rede de fibra da empresa Giga Mais Fibra, que recebeu o financiamento.
No Maranhão, serão atendidos os municípios de Paço do Lumiar, Bacabal, Codó, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, São José de Ribamar, Estreito, Barreirinhas, Miranda do Norte, Santa Helena, Tutóia, Santa Rita, Barra do Corda, Riachão, Mirinzal, Turilândia e Chapadinha. No Pará, as cidades de Marituba, Tucuruí, Abaetetuba, Bragança, Xinguara, Breu Branco, Aurora do Pará, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário