A terça-feira (14) foi um dia festivo para a educação do Maranhão. O governador Carlos Brandão celebrou a 3ª edição do prêmio Escola Digna e a 2ª edição do selo Prefeito(a) da Educação, além da 1ª edição do prêmio Professor Alfabetizador. Na oportunidade, também foram entregues diversos equipamentos e insumos para as escolas da rede estadual.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento, que ocorreu no Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís, foi marcado pela entrega de 20 veículos (tipo caminhonete) de apoio às Unidades Regionais de Educação (UREs) e de novo mobiliário para escolas estaduais.
“Esta é uma data muito importante para a educação. É um momento para motivar e reconhecer o trabalho dos professores, gestores educacionais e prefeitos. E esse estímulo tem dado certo, porque somos o estado com maior variação em alfabetização no Brasil. Saímos da 23ª posição para a 10ª. No Nordeste, temos o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Ceará e Pernambuco. E estamos aproveitando esta data também para distribuir equipamentos importantes para a nossa rede estadual de ensino”, assinalou o governador Carlos Brandão.
Os dados sobre o crescimento da alfabetização no Maranhão, mencionados por Brandão, são do segundo o relatório do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados em junho de 2024, tendo como base o ano de 2023. Índice é calculado com base nos resultados das avaliações do 2º ano do fundamental, realizadas pelos sistemas estaduais, em cooperação técnica com o instituto.
Na abertura da solenidade os estudantes Davi Rayol (8 anos), Flor Sombreira (8) e Eloí Leal (9), do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Integral Bilíngue, do bairro Rio Anil, em São Luís, prestaram uma homenagem ao governador com uma apresentação lúdica sobre a importância da leitura.
G Léda
Nenhum comentário:
Postar um comentário