O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) celebrou, nesta segunda-feira , 20, a concessão, pelo Ibama, de licença para que a Petrobras faça a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, a 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa, na Margem Equatorial brasileira.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar classificou a decisão como “um dia muito importante para o Brasil, para a soberania nacional e para nossa segurança energética”.
A perfuração deve começar imediatamente e durar cerca de cinco meses, com objetivo de avaliar se há petróleo e gás em escala econômica.
A liberação encerra um processo que se arrastava desde 2019 e foi marcado por embates entre a estatal e o órgão ambiental. O Ibama havia negado o pedido em 2023, apontando lacunas nos planos de emergência e estudos sobre possíveis impactos. Após complementações e a realização de um simulado in loco, o órgão considerou que a Petrobras cumpriu todas as exigências para iniciar a operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário