quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Wellington denuncia escola de taipa em Timbiras e cobra investigação sobre uso do Fundeb


 

O deputado estadual Wellington do Curso (Novo) usou suas redes sociais nesta quarta-feira (1°) para denunciar as condições precárias da Unidade de Ensino Básico (UEB) Gonçalves Dias, localizada no povoado Curumatá, em Timbiras. Segundo o parlamentar, a escola funciona em uma casa de taipa, sem estrutura adequada, obrigando crianças a estudarem em ambiente sem conforto e dignidade, mesmo após o município ter recebido R$ 45 milhões do Fundeb em 2024 e previsão de mais R$ 57 milhões em 2025.

“É um absurdo que em pleno ano de 2025 ainda encontremos crianças maranhenses em escolas de taipa. Isso é uma vergonha nacional. Os recursos deveriam transformar a realidade da educação, mas o que vemos é o contrário: alunos esquecidos, enquanto os recursos somem”, afirmou Wellington, que esteve pessoalmente na unidade após receber denúncias.

Durante a visita ao município, no âmbito do projeto Ouvindo o Maranhão, o deputado também ouviu relatos de moradores sobre falta de água, indícios de fraude na previdência municipal, contratos políticos na folha de pagamento e supostas irregularidades no transporte escolar. “Vamos investigar cada denúncia”, assegurou.

O parlamentar disse que vai acionar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para auditoria nas contas da prefeitura e na folha de pagamento de Timbiras, além de provocar o Ministério Público Estadual e Federal. “Já cobrei esclarecimentos da prefeitura e vamos cobrar responsabilidades. Também vamos solicitar informações da Câmara Municipal sobre as medidas adotadas diante dessas denúncias”, completou, parabenizando o trabalho de fiscalização do vereador Marcelo Pires.

Wellington encerrou o comunicado afirmando que não aceitará que recursos destinados à educação sejam desviados de sua finalidade. “Vamos lutar para que cada centavo do Fundeb seja investido onde deve ser: na educação das nossas crianças”, concluiu.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html