Os Deputados Federais Josivaldo JP (PSD) e Damião Feliciano (União-PB) participaram do programa CÂMARA DEBATE desta quarta-feira (26). Os parlamentares discorreram sobre a PEC 27/2024, proposta que cria o FUNDO NACIONAL DE REPARAÇÃO ECONÔMICA E DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL e está para votação na Comissão Especial que analisa o tema.
O jornalista Marcelo Westphalem comandou o debate da TV Câmara, e questionou o Deputado JP sobre o risco 2,7 vezes maior de um negro ser vítima de homicídio em relação a uma pessoa branca. O parlamentar é Vice-Presidente da Comissão Especial e lembrou que a falta de ações e diretrizes do Estado para resolver problemas sociais e promover o desenvolvimento da população negra ao fim da escravidão, levou os pretos e pardos à marginalização social. “Quando houve a abolição da escravidão, o que o Estado fez? Apenas os abandonou, não levou investimento na área da saúde, direito à moradia, saneamento básico. E hoje essa população ainda vive marginalizada, nas periferias, dentro das favelas e com muitas necessidades de políticas públicas. É por isso que estamos debatendo a PEC da Reparação Econômica e da Igualdade Racial”, considerou JP.
O Deputado Damião Feliciano, autor da PEC 27, destacou que a população negra precisa concorrer com igualdades de condições. Deve estudar outras línguas, tecnologia e adquirir mais conhecimentos, porque tem competência para transformar a atual realidade. Segundo ele, o povo preto e pardo precisa apenas de “oportunidade”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário