segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Sutran intensifica fiscalização com a Operação Passeio Livre para liberar calçadas em Imperatriz

 

A ação tem como objetivo coibir o estacionamento irregular e devolver aos pedestres o espaço das calçadas em Imperatriz
Sutran intensifica fiscalização com a Operação Passeio Livre para liberar calçadas em Imperatriz

 Agente de trânsito da SUTRAN autua veículo estacionado sobre a calçada, obstruindo a passagem de pedestres. (Foto: Johann Breno)

A Superintendência de Trânsito e Transporte (SUTRAN) de Imperatriz intensificou a Operação Passeio Livre, ação educativa e de fiscalização que busca garantir o uso correto das calçadas da cidade. Nesta etapa, o foco foi a retirada de veículos estacionados irregularmente sobre o passeio público, prática que impede a livre circulação de pedestres e fere o direito fundamental de ir e vir.

Agentes da SUTRAN atuaram em diversos pontos da cidade, especialmente em áreas de grande fluxo de pessoas, como regiões comerciais e bairros movimentados. Durante a ação, condutores foram orientados e, em casos de infração, os veículos foram notificados conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Para o superintendente da SUTRAN, Sgt. Eliude Sales, a operação reforça o compromisso da gestão municipal com a mobilidade urbana e a acessibilidade:“A calçada é para o pedestre. Nenhum veículo pode ocupar esse espaço que é destinado às pessoas, principalmente àquelas com mobilidade reduzida, idosos e crianças. Estamos agindo com firmeza e também com orientação, para garantir uma cidade mais humana e acessível”, afirmou o superintendente.

O agente Fontenelle, que coordenou a equipe de fiscalização no dia da operação, destacou a natureza do trabalho: “Nosso foco tem sido retirar motos e carros que estão indevidamente sobre as calçadas. Essa prática é irregular, prejudica o pedestre e traz risco à segurança de todos. Estamos atuando de forma firme, mas sempre com orientação ao condutor”, explicou o supervisor.

A Operação Passeio Livre terá continuidade nos próximos dias, com cronograma rotativo nos bairros. A SUTRAN reforça que a população pode contribuir denunciando estacionamentos irregulares por meio dos canais oficiais da Superintendência, pelo WhatsApp (99) 99198-6082.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar veículos sobre calçadas é uma infração grave, prevista no artigo 181, inciso VIII. A penalidade para quem comete essa infração é multa no valor de R$ 195,23, além da remoção do veículo e a aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html