Conclusão do II Curso de Formação da GMI encerra seis anos de espera e amplia o efetivo da corporação com agentes preparados para atuar nas ruas

Solenidade de conclusão do II Curso de Formação da Guarda Municipal de Imperatriz marca a nomeação de 25 novos agentes e o fortalecimento da segurança pública no município. (Foto: Pollyana Galvão)
Após seis anos de espera, 25 novos agentes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) foram oficialmente nomeados pela Prefeitura de Imperatriz. A solenidade de conclusão do II Curso de Formação da Guarda Municipal, realizada nesta sexta-feira (19), foi marcada por emoção, determinação e espírito de superação, reunindo autoridades, familiares e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou o simbolismo da formatura e a responsabilidade assumida pelos novos guardas municipais. “Diante da bandeira do povo de Imperatriz, vocês encerram uma etapa de sacrifício e iniciam uma missão que não tem hora para acabar, servir e proteger. A segunda turma entra na história de Imperatriz, como o símbolo de um novo tempo, tempo de presença nas ruas, tempo de proteção dos espaços públicos, tempo de uma cidade que cuida do seu povo. Lembrem-se sempre, a autoridade não vem na farda. Não nasce no destino, nasce na conduta”.
Representando os formandos, a nova guarda municipal, Paula de Társsia, falou sobre o caminho percorrido até a conquista da nomeação. “Hoje é um daqueles dias em que o coração fala mais alto. Pois é um momento único e inesquecível para todos nós. Aqui está a realização de um sonho e o início de uma missão que escolhemos cumprir com coragem e responsabilidade. Gratidão à gestão, aos instrutores, coordenadores e a todos que acreditaram neste projeto e em nós, tornando possível a formação de profissionais preparados e comprometidos com a segurança e o bem-estar da nossa cidade”.
O curso foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública Integrada em parceria com a Secretaria de Administração e Modernização, ao longo de quatro meses de capacitação teórica e prática, totalizando 860 horas de formação. Durante esse período, os alunos receberam instruções em áreas essenciais da segurança pública, como legislação, técnicas de abordagem, primeiros socorros, policiamento preventivo e ostensivo, além de procedimentos voltados à atuação da guarda cidadã.
Para o secretário municipal de Segurança Pública Integrada, Hílderson Alves, a atual gestão foi decisiva para os avanços registrados pela corporação em 2025. “Prefeito Rildo, você fez história na Guarda Municipal de Imperatriz. Diziam em outros tempos que a GMI tinha um pai, mas um pai que abandonou os filhos e o Rildo resgatou, porque pai é aquele que cuida, aquele que dá amor, aquele que dá carinho. E a Guarda Municipal, por muito tempo, passou despercebida na segurança pública da cidade. E em 2025 foi um ano totalmente diferente”.

O comandante da GMI, Lucas Wallaces, deu as boas-vindas aos novos integrantes da corporação e ressaltou a responsabilidade da missão que passam a assumir. “Aos formandos, deixo minhas boas-vindas e expresso a grande alegria da Guarda Municipal em recebê-los oficialmente em nossas fileiras. Recebam meus sinceros parabéns e meu reconhecimento. Que esta nova jornada seja marcada pelo compromisso com o serviço público, pela atuação firme e humana e pelo respeito ao cidadão. Que sirvam com honra, dedicação e profissionalismo, fortalecendo cada vez mais a Guarda Municipal de Imperatriz”.
A formação dos alunos foi marcada pela integração de diversas forças de segurança, com instruções ministradas por profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Oficial do Maranhão e Polícia Penal do Maranhão. Guardas municipais de Imperatriz e equipes das Superintendências de Defesa Civil e de Trânsito e Transportes também participaram do processo de qualificação. Com a nomeação dos novos agentes, a Guarda Municipal de Imperatriz amplia seu efetivo e capacidade operacional, intensificando a presença nas ruas e contribuindo de forma direta para a segurança, a proteção dos espaços públicos e o bem-estar da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário