Atividades foram abertas ontem pela secretaria de saúde Conceição Madeira e pelo prefeito Madeira
Por Denis Oliveira
Teve início na manhã de ontem (2), no posto de saúde da Nova Imperatriz, a 3ª Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. A programação é desenvolvida pela coordenação do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente (PSC/A) e segue até o próximo sábado (6). Durante o evento de ontem, foram distribuídos brindes as mães presentes. Além disso, funcionárias da saúde criaram um teatro de marionetes, para explicar às mães a importância da amamentação.
Mães foram homenageadas durante o evento |
A programação de Imperatriz acompanha a campanha nacional em torno da 10ª Semana Mundial de Amamentação e integra-se à programação desenvolvida pelo Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria. O tema deste ano é “Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D”.
A secretária Conceição Madeira destacou a importância do ato de amamentar, não só pelos nutrientes que o leite materno possui, mas, também, pelo contato íntimo entre a mãe e o bebê. “O leite materno é o alimento ideal para o recém nascido, pois contém muitos nutrientes. Além disso, ao amamentar, há o contato único e íntimo entre o bebê e a mãe. O leite materno não custa nada, é grátis. Por isso, eu digo: futuras mamães amamentem seus filhos! Amamentar é um ato de amor”, disse.
Esta é a terceira vez que o município de Imperatriz desenvolve a campanha em todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS). Até 2008, apenas as maternidades participavam da campanha. A expansão objetiva aumentar o número de mulheres atendidas no período.
Mães aprovaram iniciativa da Prefeitura |
Este ano, todas as secretarias municipais vão desenvolver atividades relacionadas à amamentação, como palestras, instruções sobre o planejamento familiar e doação de Leite. A programação será desenvolvida nas Escolas Municipais, nos Centro de Referencias Especializado em Assistência Social (Creas), nos Centro de Referencia em Assistência Social (Cras), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Hospital Infantil de Imperatriz (HII), no centro de Especialidades Três Poderes, na sede do Programa Saúde da Mulher e em todas as maternidades do município.
O prefeito Madeira lembrou, ainda, a importância da amamentação para o fortalecimento do sistema imunológico dos bebês. “O leite materno contém anticorpos que dão resistência às doenças. A resistência que a mãe tem às doenças é transmitida às crianças através do leite, assim, ela [as crianças] ficam muito mais resistentes às doenças”, explicou o prefeito.
Doação
A coordenadora do PSC/A, Valéria Moreira, enfatizou a importância da doação de leite. Para ela, além de alimentar seus respectivos filhos, é importante que as mães possam contribuir com a alimentação de outras crianças. Ela incentiva a doação. “A doação de leite [materno] também é vida, porque doar também é amamentar. Ao mesmo tempo em que você amamenta, há outra mãe que não pode amamentar. Hoje, o banco de leite do Hospital Regional [Materno Infantil] está em baixa. Nós precisamos que as mães façam a doação. O ato de doar leite também é um ato de amor”, argumentou Valéria.
As mães participaram durante toda a programação e elogiaram as atividades desenvolvidas nesta terça-feira. Djúlia Santiago é mãe da jovem Jade. Para ela, a mãe deve por seu filho acima de tudo, e a amamentação ajuda no processo de aproximação. ”O mais importante é o filho. Ele tem que estar saudável e estar bem alimentado, porque a criança fica mais resistente às doenças. E também serve de consolo. Quando a criança está chorando, consola com o peito. Isso faz com que a criança fique mais apegada à mãe”, garantiu ela, que garantiu que a filha, de apenas dez meses de vida, é alimentada exclusivamente com o leite materno.
Semana Mundial
A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno (Waba). A Semana envolve 120 países e tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social em torno da amamentação.
Benefícios do aleitamento
O Leito materno previne contra infecções comuns da infância, é isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Em virtude das suas propriedades antiinfecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o numero de episódios de diarréia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida e é um alimento completo. A mulher que amamenta também tem vantagens como redução dos riscos de Hemorragias e infecções após o parto; recuperação pós-parto mais rápida e proteção contra câncer de mama e de ovário, entre outras.
Ao contrário da crença popular, não existe leite fraco. Todo leite é forte e saudável e, pelo menos nos seis primeiros meses de vida, o bebê deve recebê-lo como seu único alimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário