quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Maria Antônia e a filha Beatriz. Foto: Divulgação
A Síndrome de Down atinge uma em cada 800 crianças que nascem no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Apesar de muito conhecido, entretanto, o problema é pouco explorado e as informações, escassas. Para mudar isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado hoje, no calendário oficial e será lembrado em 193 países.
No Brasil, um novo portal na internet será lançado hoje, em Brasília. O site Movimento Down (www.movimentodown.com.br) vai oferecer, por exemplo, uma linha do tempo com informações detalhadas sobre os cuidados necessários com a criança desde o nascimento. O internauta poderá também encontrar serviços públicos e privados relacionados por região do país.
— Nos angustiamos com o fato de que apenas uma minoria tem acesso às informações e meios de atendimento ideias — disse a criadora do portal, Maria Antônia Goulart, de 36 anos, mãe da pequena Beatriz, de 1 ano e meio.
A Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada por um cromossomo a mais no par 21. Ela tem esse nome porque foi identificada pelo médico britânico John Langdon Down. A probabilidade de incidência é proporcional à idade da mãe mas pode ocorrer também em crianças geradas por mães jovens. Geralmente a síndrome está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e de desenvolvimento físico.

Do Extra

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html