Melbourne é a capital do estado de Victoria, Austrália, segunda cidade mais populosa do país, com cerca de 4,35 milhões de habitantes e que vem apresentando o mais rápido crescimento populacional entre as capitais australianas.
É um dos principais centros financeiros na Austrália, e tem sido classificada como a cidade mais habitável do mundo desde 2011 (e entre os três primeiros desde 2002), de acordo com a Economist Intelligence Unit (EIU).
Melbourne apresenta índices de qualidade altamente positivos nas áreas de educação, entretenimento, saúde, pesquisa e desenvolvimento, turismo e esportes. Em 2013, também foi classificada como a quarta cidade mais cara do mundo.
Melbourne está localizada na grande baía natural de Port Phillip, e o centro da cidade se encontra no ponto mais setentrional da baía, perto do estuário do rio Yarra.
A área metropolitana compreende 30 municípios estendendo-se ao sul do centro da cidade, para o leste, costas ocidentais da baía, cordilheiras Dandenong e Macedon, Península Mornington e Vale do Yarra.
As principais praias de Baía de Melbourne estão localizadas nos subúrbios do sudeste, nas áreas de Port Melbourne, Albert Park, St Kilda, Elwood, Brighton, Sandringham, Mentone e Frankston.
O distrito central de negócios de Melbourne forma uma área retangular de 1,61 por 0,80 km. A cidade tem 5 dos 6 edifícios mais altos na Austrália, sendo o mais deles oEureka Tower, situado em Southbank.
Este edifício tem um deck de observação próximo ao topo todo de vidro, de onde se tem uma vista fantástica da cidade aos seus pés. A torre de Rialto é a segunda mais alta de Melbourne.
No centro há também muitos edifícios históricos, como o Edifício da Exposição Real, a Prefeitura de Melbourne e a Casa do Parlamento. A cidade é reconhecida também como a cidade jardim da Austrália, com uma abundância de parques, jardins, e avenidas arborizadas.
Melbourne é o segundo maior centro industrial da Austrália, com uma economia altamente diversificada, com pontos fortes em finanças, manufatura, pesquisa, TI, educação, logística, transporte e turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário