A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) do Maranhão retirou do ar, ontem (2), a sessão “Estatísticas” da sua página oficial na internet.
O fato foi registrado no mesmo dia em que O Estado revelou aumento da taxa de homicídios dolosos no mês de janeiro de 2015 na Região Metropolitana de São Luís – na comparação com dezembro de 2014 -, e também no dia em que a SSP convocou coletiva para contestar os dados, que são deles mesmos.
Segundo a reportagem, foram registrados em janeiro deste ano 84 homicídios dolosos na Região Metropolitana, contra 78 em dezembro de 2014 – aumento de 7,6%.
Quando computadas também outras mortes violentas, janeiro de 2015 teve mais registros não apenas do que dezembro do ano passado, mas também do que janeiro de 2014: 110 mortes violentas violentas, contra 87.
Foi após a divulgação desses dados que a SSP resolveu suprimir as estatísticas dosite, convocou coletiva e vaticinou: a taxa de criminalidade diminuiu – releases sobre o assunto estão aí em vários blogs para quem quiser ver.
Para “dobrar” os dados e contestar a reportagem, a SSP contabilizou apenas homicídios e divulgou dados de todo o estado – o jornal só havia feito levantamento da Região Metropolitana.
Para completar, privou o cidadão de acesso à informação – não se sabe por que, já que, segundo a versão deles, as taxas de criminalidade diminuíram.
Mas isso não é problema, porque os dados – que deveriam ser públicos – estão impressos e serão disponibilizados.
Por Gilberto Léda
Nenhum comentário:
Postar um comentário