Cedido por Revista Sociedade Militar
Nos últimos dois dias recebemos nada menos que algumas centenas de emails informando sobre as declarações de Evo Morales, que teria dito que “invadiria” o Brasil se Dilma fosse retirada do Planalto.
Compreendemos a preocupação de nossos leitores e amigos civis. Mas, para qualquer militar uma declaração desse tipo soa como idiota, alpem de desprovida da ética que deveria permear as declarações de um chefe de estado.
Para nós, o novo showzinho de Evo Morales soa mesmo como ótima notícia, significa que a esquerda latino americana percebe claramente que o governo de Dilma Roussef chega a ocaso e que é apenas questão de tempo para que a hegemonia esquerdista também termine na América do Sul.
Quanto a “invadir o Brasil”, uma “ameaça” desse tipo não merece nem discussões técnicas aprofundadas. Só um dado, o armamento portátil usado pelos bolivianos data do inicio dos anos 70.
Atualmente o Brasil tem condições de dizimar quase completamente o exercito boliviano ainda antes que saia de seus quarteis. Usando somente nossa artilharia terra-terra, sem calcular muito, o Brasil varre mais que 50% do território de Evo Morales. Por conta disso, é tecnicamente impossível que militares bolivianos empreendam qualquer ação que ponha em risco nossa soberania.
Se existisse um ranking oficial de poderio militar na America latina, a Bolívia ficaria perto do último lugar enquanto o Brasil ocupa o primeiro. O exército boliviano sempre esteve mais orientado para ações policiais do que para defesa nacional.
Há apenas dois anos Evo Morales teve que calar sua boca quando o Chile o advertiu que parasse de pleitear a tão pretendida saída para o pacífico. Na época o presidente chileno deixou claro que se fosse necessário iria defender seu território, Evo recuou.
Sociedade Militar / O pesadelo dos Políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário