RIBAMAR FIQUENE - Na tarde de quarta-feira
(4), a Prefeitura de Ribamar Fiquene, por meio da Secretaria Municipal de
Assistência Social, realizou uma reunião com o Comitê Gestor do Programa
Criança Feliz – Primeira infância no SUAS, fortalecendo assim o seu caráter
intersetorial. A reunião foi presidida pela secretária de Assistência Social,
Jacyara Pinheiro.
A Coordenadora do Programa Criança Feliz,
Eliane Rodrigues expilca que o objetivo do encontro foi de alinhar planejamento
e acompanhar as ações executadas pelo programa em Ribamar Fiquene. A reunião
contou com a participação de representantes das Secretarias de Assistência
Social, de Educação e de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente (CMDCA) e do Programa Bolsa Família.
A adesão ao Programa Criança Feliz foi feita pelo prefeito Cociflan em 2021. E, de acordo com o relato dos visitadores social, o programa vem mudando de forma positiva a realidade de inúmeras famílias fiquenenses, que residem na zona urbana e zona rural do município.
A assessora de Assistência Social, Eth Milhomem afirma que o programa tem ampliado o cuidado integral com a primeira infância e vem priorizando gestantes e crianças assistidas pelos programas sociais. E, nesse contexto, o trabalho intersetorial tem sido fundamental para garantir o sucesso das ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social no município de Ribamar Fiquene.
De acordo com o relato do visitador social Cristiano Santos, é importante o trabalho desenvolvido por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, de educação, de assistência social, de cultura e direitos humanos. Destaca que a presença do visitador social é fundamental, pois ele atua como ponte do governo até as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.
Fátima Gomes relatou que o visitador promove o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja para o procedimento de atividades lúdicas envolvendo a maioria membros da família que de forma direta ou indireta contribuem positivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário