O MDB no Maranhão definiu que irá apoiar o governador Carlos Brandão (PSB) nas eleições deste ano. A decisão foi tomada durante a convenção partidária, realizada nesta quinta-feira (28), em sua sede no Jardim Renascença.
Ainda estão indefinidos os rumos da sigla para o Senado e presidência da República. Os nomes para estes cargos devem ser conhecidos até 5 de agosto, quando encerra o prazo para a realização de convenções partidárias.
A tendência do MDB já era de apoiar a reeleição de Brandão, mas para o Senado. Presidente não foi batido o martelo durante a convenção, já que o partido tem a pré-candidatura da senadora Simone Tebet. Isso porque há uma divergência em relação às escolhas, que pode inviabilizar o apoio a um governador e senador do mesmo partido. Uma interpretação em função de determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para segurar o apoio do MDB, Brandão chegou de última hora na convenção do partido, discursou e conversou com membros do diretório.
Senado indefinido
O impasse ao Senado está no fato de não haver movimento na legenda para apoio à candidatura do ex-governador Flávio Dino (PSB), porém, com a norma do TSE, como MDB resolveu apoiar Brandão, poderá ter que confirmar o apoio a Dino ou ficar neutro.
Para a presidência da República, também não foi confirmado apoio, porém o diretório nacional já escolheu a senadora Simone Tebet para representar a legenda nesta disputa.
No Maranhão, em recente encontro do partido em São Paulo, o ex-senador Edson Lobão, falando em nome da sigla, confirmou o apoio do MDB à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( PT).
Portanto, as definições para Senado e presidência devem ficar mesmo para os últimos dias do prazo das convenções.
Silvia Tereza
Nenhum comentário:
Postar um comentário