Membros da bancada do Distrito Federal no Congresso reuniram-se na noite de quinta-feira, 2, para tratar de assuntos como a defesa do Fundo Constitucional do DF e uma manifestação contrária à criação da Guarda Nacional.
O dispositivo foi anunciado na semana passada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Segundo ele, a pasta deve enviar ao Congresso uma proposta para criar a Guarda Nacional Permanente e de Segurança Pública. Ela teria as mesmas atribuições de uma Guarda Municipal.
Além disso, parte dos parlamentares se posicionou a favor do retorno imediato do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) ao cargo.
“Nós vamos conversar com o ministro e levar essa preocupação. Somos contra a criação da Guarda Nacional. Já temos aqui toda a estrutura da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), todos bastante preparados”, declarou o senador Izalci Lucas. “Temos o batalhão da guarda presidencial, que poderia ter sido usado (em 8 de janeiro, nos atos antidemocráticos), temos o Batalhão Rio Branco. Brasília não pode ser a única culpada. Precisamos discutir isso com o ministro”, completou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário