Estudantes apresentaram os projetos desenvolvidos em sala de aula
Em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, luta contra o racismo e as desigualdades sociais, as escolas municipais realizam durante todo dia, ações com palestras, apresentações de danças, teatros, exposições dos projetos artísticos.
As escolas municipais Tocantins e Tiradentes II, dentre outra, participaram do XI Exposição Afro-Brasileira e Ativismo Feminino, no calçadão de Imperatriz. Evento realizado pela Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI) e Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e instituições públicas de educação da cidade, teve apresentação de projetos com manifestações artísticas através da dança e teatro.
Na zona rural, os estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição celebraram com exposição de objetos, desenhos da cultura negra e desfile.
O secretário de Educação, José Antonio Pereira, observa que a data faz parte do calendário letivo das escolas, lembrada com várias ações pedagógicas. “Todas as nossas escolas, de alguma forma, trabalha com atividades que suscitam o diálogo sobre a importância da cultura negra, da coletividade, o valor da diversidade étnico-racial e o combate contra o preconceito de cor e raça. A mudança começa pelo ensino”, destaca.
Aluna negra da Escola Tiradentes II, Brenda Mickaelly Pinheiro, comenta: “é um dia que precisamos ter essa visibilidade, pois são pessoas que sofrem preconceito, racismo e além de tudo é uma oportunidade de homenagear nossa cultura e crenças”, afirma.
A lei 10.639 sancionada em 2003 garante a educação antirracista nas escolas, permitindo trabalhar na sala de aula a identidade negra e os valores éticos-raciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário