Quem acompanhou a cerimônia de abertura do Ano Judiciário de 2025 do Maranhão, realizada nesta quarta-feira, 22, no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) ficou impressionado com o nível de cordialidade entre a presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Iracema Vale (PSB), e o ministro do STF Flávio Dino.
Os dois sentaram-se lado a lado na mesa que conduziu os trabalhos, e após um caloroso abraço ao se encontrarem antes do início da sessão, “trocaram figurinhas” em diversos momentos do discurso do presidente da Corte estadual, desembargador Froz Sobrinho.
Não que este não seja o comportamento esperado de duas autoridades públicas como uma parlamentar e um magistrado.
O fato causou surpresa porque Dino é o relator de duas ações, uma do Solidariedade, outra da PGR, contra o rito adotado pela Alema para escolha de membro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).
Ainda em março do ano passado, ele concedeu uma liminar suspendendo o processo de escolha do conselheiro aposentado Washington Oliveira – hoje já de volta ao PT e atual secretário da Representação Institucional do Maranhão no Distrito Federal (SeriDF).
A Alema até já informou ao Supremo que adequou os dispositivos que tratam da eleição para a Corte de Contas. Por causa disso, a PGR solicitou a extinção da sua ação.
Mesmo assim, Dino segue segurando o caso, o que provocou desconforto na Casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário