quinta-feira, 3 de abril de 2025

PF deflagra ação contra fraude na compra de livros em Barra do Corda


 

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 3, operação contra suposta fraude na aquisição de 7.100 livros pela Prefeitura de Barra do Corda.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão de afastamento de servidores e agentes políticos de suas funções públicas, deferidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Segundo apurou o blog, o vereador Ramon Júnior foi afastado do mandato. Servidores municipais de Barra do Corda também são alvos da decisão de afastamento. que deve durar 90 dias.

Além de Barra do Corda, foram cumpridos mandados em Presidente Dutra (MA), Fortaleza (CE) e no Distrito Federal.

A ação ocorre no bojo de uma investigação sobre um suposto desvio de R$ 5,5 milhões da Secretaria Municipal de Educação para a compra de livros didáticos entre os anos de 2021 e 2023.

A CGU/MA identificou indícios de conluio entre servidores públicos e empresários visando ao direcionamento de certames destinados à aquisição dos livros didáticos, com evidências de que os decorrentes contratos, custeados com recursos provenientes de precatório FUNDEF, foram superfaturados.

Além disso, perícia técnica federal constatou que os contratos previam a aquisição de uma quantidade de livros acima do número de alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, havendo indícios de que não houve o fornecimento de grande parte dos itens pagos.

A Prefeitura de Barra do Corda ainda não se manifestou sobre o caso.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html