O Projeto busca elevar índices de aprendizagem e prepara alunos para avaliações externas com material didático especializado
Alunos da rede municipal de ensino participam das aulas preparatórias para o SAEB, ofertadas pela SEMED. (Foto: Assessoria)
No último sábado (02), tiveram início as aulas preparatórias para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com a participação de estudantes dos 5º e 9º anos de 50 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa integra o projeto “Aprendizagem em Foco, IDEB em Ação”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o objetivo de preparar os alunos do município para as provas externas do Saeb, buscando elevar os níveis de aprendizagem, com foco nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As aulas seguem um planejamento metodológico, com abordagens teóricas baseadas nos livros da Coleção “Aprender Mais”, da editora Astera, ofertados pela STEM Educacional, que trazem conteúdos de diversas áreas do conhecimento, além de práticas com resolução de questões. O calendário conta com cinco encontros no mês de agosto, três em setembro e três em outubro, sempre aos sábados.
Antes do início das aulas, a SEMED realizou, na sexta-feira (01), o lançamento oficial do material pedagógico utilizado nas formações. O evento, realizado no anfiteatro da Escola Municipal Paulo Freire, reuniu professores e formadores da rede municipal para a apresentação da Coleção “Aprender Mais”, que oferece suporte didático às atividades preparatórias.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Genilza Sipião, tanto a aquisição do material quanto a execução do projeto com aulas preparatórias demonstram o compromisso da rede municipal com o aprimoramento da educação. “Que possamos avançar ainda mais nos indicadores da educação. Iniciamos o semestre com a apresentação de materiais que auxiliam professores e estudantes no processo de preparação para as avaliações externas e na melhoria da aprendizagem”, pontua.
Um dos formadores de Língua Portuguesa e Matemática da Escola Municipal Professor José Queiroz, Eduardo Luís Batista, destaca que neste ano os professores e estudantes recebem grande apoio, tanto em materiais pedagógicos quanto em incentivos. “Recebemos um forte suporte da gestão municipal de educação, com materiais de excelência. Teremos acesso a banco de questões, simulados e conteúdos atualizados. Isso, com certeza, facilita o trabalho do professor e alinha os profissionais, permitindo melhores resultados ao final do processo”, afirma.
A secretária adjunta de Ensino, Raimunda Sá, ressalta a importância do projeto e da mobilização dos servidores e das famílias dos alunos para o sucesso das ações. “Mais uma vez apresentamos um projeto voltado para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem em nossas escolas. Contamos com a participação dos professores e dos estudantes do quinto e do nono ano em alguns finais de semana de agosto, setembro e outubro. Iniciamos as atividades a todo vapor e queremos que as famílias também mantenham o engajamento nesse trabalho”, pondera.
Calendário de aulas preparatórias para SAEB
Agosto: aulas nos dias 02, 09, 16, 23 e 30
Setembro: aulas nos dias 13, 20 e 27
Outubro: aulas nos dias 04, 11 e 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário