quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Operação conjunta das forças de segurança reforça combate ao crime em Imperatriz

 

Ação integrada entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal resulta em prisões, apreensão de drogas, armas e localização de “cemitério” clandestino no bairro Sebastião Régis

Operação conjunta das forças de segurança reforça combate ao crime em Imperatriz

 Forças de segurança localizam cemitério clandestino no Sebastião Régis com apoio de cão farejador durante operação integrada em Imperatriz. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, está atuando na cooperação com as forças de segurança na repressão ao crime organizado na cidade. Em operações conjuntas realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), ações estratégicas foram executadas em diferentes pontos da cidade esta semana, com foco no combate ao tráfico de drogas, à criminalidade armada e na retomada de territórios antes dominados por organizações criminosas.

O tenente-coronel Emerson, comandante do CPAI-3, destacou a importância da integração para garantir a presença do Estado em áreas críticas. “Demos início à Operação Cerco Total, onde nós ocupamos a região do Sebastião Régis de modo a restabelecer a confiança e a sensação de segurança do cidadão daquela comunidade em detrimento das facções criminosas que dominavam aquela região. Em que o Estado do Maranhão, a Secretaria de Segurança e o município de Imperatriz vão garantir essa retomada à população local”.

Cumprimento de mandado de prisão

Logo nas primeiras horas da última terça-feira (02), a GMI foi acionada para dar suporte à Delegacia de Homicídios, durante o cumprimento de mandado de prisão contra um homem investigado por homicídio e apontado como integrante de alto escalão de organização criminosa na cidade. A Guarda Municipal realizou o cerco perimetral e deu suporte com o Grupo de Ações com Cães (GAC) para a varredura, no bairro Cinco Irmãos. Durante a operação, foram apreendidos entorpecentes, armas e munições, e o indivíduo foi capturado sem resistência.

O secretário municipal de Segurança Pública, Ricardo Seidel, destacou a relevância do trabalho integrado. “Essa semana foi muito importante no que diz respeito ao combate ao crime. Através da Secretaria de Segurança Pública, nós podemos participar junto com a Delegacia de Homicídios que esteve coordenando o trabalho. Nós participamos auxiliando através do nosso cão farejador na prisão do líder de uma facção do Estado do Maranhão”.

Ocupação do bairro Sebastião Régis

Em outra frente, as forças de segurança ocuparam o bairro Sebastião Régis, alvo de denúncias sobre a existência de um “cemitério” clandestino de pessoas ligadas ao crime organizado. Com o apoio do cão farejador de cadáver Madruguinha, da equipe Crazy Dogs Adestramento, de Belém, covas foram localizadas, reforçando a gravidade da atuação de facções na região.

O comandante da GMI, Hílderson Alves, relatou os desdobramentos da ação. “Foram localizadas duas covas clandestinas com restos mortais de possíveis integrantes da facção. Após a descoberta, ICRIM e IML foram acionados para realizar os procedimentos legais e dar sequência às investigações”.

Apreensão de drogas e armas

No mesmo período, foi realizada operação conjunta voltada ao combate ao tráfico e à criminalidade armada. O trabalho resultou na apreensão de mais de 40 kg de entorpecentes, balanças de precisão e prensa hidráulica, uma espingarda calibre 12, uma pistola e diversas munições, no bairro Nova Imperatriz.

Foram empregados os grupamentos especializados da GMI: Grupo de Ações e Respostas Rápidas (GARRA), responsável pelo cerco e entrada tática; e o Grupo de Ações com Cães (GAC), responsável pela varredura com cães, com o cão farejador Kiler. Todo o material foi encaminhado à autoridade policial competente.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html