Evento reuniu mais de 2 mil inscritos e promoveu palestras inspiradoras, troca de experiências, consolidando-se como referência para a saúde regional.
Congressistas prestigiam o SUS DIGITAL 2025 em Imperatriz, com palestras, apresentação de trabalhos e premiação dos melhores projetos. (Foto: MATHEUS CARDOSO LIMA)
O o 1º Congresso de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Região Tocantina, SUS Digital 2025, com o tema “Inovação e Integração: Atenção Primária, Vigilância em Saúde e Transformação Digital”, foi um sucesso, reunindo mais de 2 mil congressistas, entre profissionais de saúde, gestores, estudantes e pesquisadores da Região Tocantina. O evento destacou experiências inovadoras, promoveu a troca de boas práticas e premiou os trabalhos mais relevantes na Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
O evento, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Governo do Maranhão, aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro, contou com palestras, mesas-redondas e a I Mostra Integrada de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, reunindo profissionais da saúde, gestores, estudantes e pesquisadores para discutir os avanços e desafios da transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os destaques da programação científica, contamos com a palestra magna sobre o novo financiamento da atenção básica e funções do prontuário eletrônico, ministrada pela Mestra Verineida Lima, sobre a Farmácia Viva na Atenção Primária, ministrada por Kallyne Bezerra, além de apresentação sobre a inteligência artificial na prática clínica pela mestra Bianca da Silva Ferreira, a Vigilância em saúde no contexto da Atenção Primária pelo Especialista Edmilson Silva Diniz Filho, e a palestra com o médico Dr. Marcos Pacheco, na Estratégia Saúde da Família e teleatendimento.
Ao final das apresentações e palestras, a SEMUS premiou os trabalhos que ganharam destaque. O superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Anderson Nascimento, ressaltou o impacto do congresso para os profissionais, “após o encerramento do nosso primeiro congresso, o sentimento é de gratidão e motivação. O evento causou um impacto muito positivo em nossos profissionais, as palestras despertaram reflexões profundas sobre a necessidade de aprimorar o processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família, de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do SUS”.
Premiações e Menções Honrosas
Durante o congresso, foram concedidas nove Menções Honrosas, divididas entre os eixos temáticos, a trabalhos que alcançaram nota máxima e se destacaram pela relevância acadêmica e contribuição científica:
O primeiro eixo temático foi Inovação Digital no SUS e Saúde Digital, premiando trabalhos com experiências aplicadas diretamente no Sistema Único de Saúde, mostrando como a tecnologia pode aprimorar o cuidado e o acompanhamento de pacientes:
Aplicativos Móveis para Autocontrole Glicêmico em Pacientes com Diabetes Mellitus: Uma Revisão Integrativa. Autores: Isabella Brito dos Santos, Rhanna Vitória Corrêa Lisboa, Bárbara dos Santos Limeira, Paola Beatriz Moura da Silva e Lívia Maia Pascoal.
Desafios e Potencialidades do PET Saúde Informação e Saúde Digital em Imperatriz-MA: Um Relato de Experiência. Autores: Marcelino Santos Neto, Lívia Maia Pascoal, Anderson Gomes Nascimento Santana, Maíra da Silva Santos Costa, Renata Luzia Rodrigues Lima e Deysianne Costa das Chagas.
Telemonitoramento de Hipertensos na Atenção Primária à Saúde. Autores: Suzana de Paula Teixeira, Eduardo da Silva Santos, Enderson Yago Viana de Lima e Euzamar de Araujo Silva Santana.
O segundo eixo, Ações de Atenção Primária e Saúde Coletiva, premiou experiências práticas de equipes que atuam diretamente na comunidade:
Aplicação da Terapia Fotobiomoduladora Transcutânea em Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2: Relato de Experiência. Autores: Isabella Brito dos Santos, Bárbara dos Santos Limeira, Maria Eduarda Bezerra Teles e Lívia Maia Pascoal.
Consultório na Rua: Experiência de Acadêmicos de Enfermagem no Cuidado às Pessoas em Situação de Rua. Autores: Juan Filipe Freitas Silva, Emily Karoline Barbosa da Cruz, Odeony Paulo dos Santos, Adriana Gomes Nogueira Ferreira e Adnelma Pereira da Silva.
Ludicidade como Estratégia de Humanização do Cuidado Integral no SUS. Autores: Rebeka Silva Barros, Maria Eduarda Gomes Vieira, Érica Magalí Coelho de Queiroz, Eduarda Silva de Almeida e Floriacy Stabnow Santos.
O terceiro eixo, Vigilância Epidemiológica e em Saúde, destacou experiências de integração entre ensino e serviço para fortalecimento da Atenção Primária e monitoramento de doenças:
Rastreamento da Hanseníase em Menores de 15 Anos: Integração entre Ensino-Serviço como Estratégia de Fortalecimento da Atenção Primária e Vigilância em Saúde. Autores: Francisca Jacinta Feitoza de Oliveira, Marcela de Oliveira Feitosa, Paolla Letícia Damasceno Brito Coelho, Anderson Gomes Nascimento Santana, Telma Maria do Nascimento Pinheiro e Vivian Celine Silva Ferreira.
Além das Menções Honrosas, foram entregues prêmios gerais para os três primeiros lugares, a trabalhos que apresentaram relevância direta para a comunidade e obtiveram nota máxima:
1º lugar: Relato de Experiência da UBS Ana Daves Neta Silva Sousa no Município de Imperatriz-MA. Autores: profissionais da eMulti e da USF Ana Daves Neta: Dayane Freitas Silva, Hévila Cordeiro Martins e Karla Roberia Duarte de Melo Santos.
2º lugar: Capacitação do Agente Comunitário de Saúde na Atenção Primária sobre Imunização e Uso de Tecnologias Ativas. Autores: profissionais da Estratégia da Saúde da Família Frei Tadeu: Maristela Pacheco dos Santos, Maria Clara Souza Viana e Raphaela Antunes Coelho.
3º lugar: Entre Dermatoses e Hanseníase: Relato do Itinerário Terapêutico de um Adolescente em Área Endêmica. Autores: profissionais do Centro Dermatológico: Julianna Oliveira Mota, Andressa Silva Costa, Paula dos Santos Brito, Telma Maria do Nascimento Pinheiro e Maria Aparecida Alves de Oliveira Serra.
Todos os trabalhos premiados foram relatos de experiência de equipes que atuam diretamente no município, evidenciando o impacto das ações locais na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde.
O encerramento do congresso contou com apresentação musical de banda local, com Anderson Lima, celebrando a participação e o engajamento de todos os presentes. A SEMUS já iniciou as discussões para a organização da 2ª edição do SUS DIGITAL, reafirmando o compromisso com a inovação, integração e valorização das práticas em saúde na Região Tocantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário