
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de São Luís aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador e líder do governo Braide, Dr. Joel, que institui a Campanha Municipal de Orientação, Prevenção e Conscientização para a Redução da Mortalidade Materna na capital maranhense.
A iniciativa prevê que a campanha seja realizada anualmente na semana do dia 28 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna, com o objetivo de promover ações educativas e preventivas sobre os cuidados com a saúde da gestante.
“A aprovação deste projeto representa um passo importante para fortalecer as políticas públicas de proteção à vida das mulheres e garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade antes, durante e após a gestação. Este é mais uma iniciativa que se soma a outros esforços, como o Projeto Mães Ludovicenses, que fornece kits de enxoval às gestantes. Afinal, cuidar das pessoas é a prioridade do nosso mandato”, afirmou o vereador.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de mortalidade materna em São Luís praticamente dobraram em 2024, em comparação com o ano anterior.
Desta forma, entre as metas do projeto estão: identificar fatores determinantes da mortalidade materna, avaliar a assistência médica prestada às gestantes e estimular a cooperação entre órgãos e entidades de saúde para reduzir os índices de mortes evitáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário