Projeto em 18 localidades atende pequenos produtores com preparo do solo, assistência técnica e ações nos povoados
O sistema de gradagem beneficia pequenos agricultores, garantindo preparo do solo e melhores condições para o plantio e a colheita nas comunidades rurais de Imperatriz (Foto: Assessoria)
Com áreas já prontas para a colheita, o projeto de gradagem de terras voltado aos pequenos agricultores começa a apresentar resultados na zona rural de Imperatriz. A iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SMAPAP), tem garantido a preparação do solo para o plantio e melhores condições de produção agrícola em diversas comunidades do município.
As ações de gradagem atenderam localidades da zona rural e periurbana, como Centro Novo, Lagoa Verde, Vila Chico do Rádio, Águia Boa, Cajueiro, Povoado 1700, Rancho do Meio, Vila Conceição I e II, Petrolina, Olho d’Água, Coquelândia, São Félix, Embiral, povoado Bacaba, Esperantina I e II e o povoado São José da Matança.
O serviço consiste na qualificação do solo utilizado em ciclos anteriores de plantio. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Paulo Marcelo Torres, o processo atua diretamente na estrutura da terra. “A partir das grades do trator, corta-se o solo e homogeneiza a terra mais uma vez, juntando os nutrientes e qualificando para que possa melhorar a produção”. Em algumas áreas, também foi realizada a aplicação de calcário, utilizada para a correção da acidez do solo.
Após a etapa inicial, o trabalho segue com acompanhamento técnico. Com o solo preparado, técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos passam a orientar os produtores, auxiliando nas etapas seguintes da produção.
Além da atuação técnica, a Secretaria também realiza o gabinete itinerante, levando a equipe até os povoados. A ação permite o diálogo direto com os agricultores, orientações sobre o serviço de gradagem, agendamento do trabalho dos tratores e organização de visitas técnicas dos agrônomos.
“A Prefeitura é quem cede as máquinas e está sempre fazendo manutenção de maneira rápida para atender a população. A equipe da Secretaria dá todo esse suporte, inclusive com o gabinete itinerante e os agrônomos para dar suporte técnico”, explica o secretário.
O acompanhamento da produção e da colheita fica sob responsabilidade dos próprios produtores rurais. “Eles são responsáveis por fazer esse primeiro processo, e também na questão da colheita eles mesmo colhem e já fazem a venda ao mercado”, pontua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário