quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Petrobras acena com apoio a instituto de estudos sobre Margem Equatorial no Maranhão

 

O presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe, com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard: incentivo da estatal às pesquisas e à qualificação da mão de obra maranhense para o setor de petróleo e gás

O presidente da Gasmar, Allan Kardec Duailibe, recebeu aval total da Petrobras para a criação do Instituto de Estudos Avançados da Margem Equatorial, a ser instalado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em cooperação técnica com o Governo do Estado.

Em encontro na sede da estatal, no Rio de Janeiro, Duailibe apresentou aos representantes da companhia o projeto, que já vem sendo chamado pelos técnicos da companhia de think tank de petróleo, gás, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. Think tanks são instituições de pesquisas ou laboratório de ideias com atuação de especialistas que realizam pesquisas, análises e desenvolvem recomendações sobre políticas públicas, questões sociais, econômicas, de ciência e tecnologia, atuando como uma ponte entre o conhecimento acadêmico e os órgãos públicos.

Allan Duailibe tem o apoio da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, com quem já dividiu as responsabilidades nas direções da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) e a senadora Eliziane Gama (PSD) também se comprometeram em direcionar emendas e verbas federais para o Instituto.

Ele destaca ainda o incentivo e o entusiasmo do governador Carlos Brandão que, na próxima terça-feira (10), abre as portas do Palácio dos Leões para o anúncio do curso, inédito no estado, de Engenharia de Petróleo e Gás a ser criado na UFMA.

“A exploração da Margem Equatorial vai inserir o Brasil em um patamar avançado de desenvolvimento, sobretudo para as regiões que, historicamente, sempre tiveram maior exclusão social. As nossas iniciativas são justamente para que o Maranhão – que possui três das cinco bacias de petróleo e gás – não seja excluído, que tenha também pesquisadores e profissionais com mão de obra qualificada e incluída na geração de milhares de empregos que irão surgir, como quer o governador Carlos Brandão”, explica o presidente da Gasmar.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html