sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Porque não salvar nossos rios ou riachos?

Temos um grande rio em nossa cidade,que é o Tacantins.Ele pela sua pujância é um dos maiores rios do Brasil.Em nossa cidade,fora o Tocantins temos outros rios ou riachos.
O velho Capivara que corta o bairro Santa Rita é um exemplo de como o homen degrada e mata a natureza.
Na década de setenta,lembro-me muito bem de quando eu e meu Avô íamos para sua roça que ficava na estrada do arroz,tínhamos grandes dificuldades de passar por este que considerava um rio limpo e muito caudaloso.
Para se ter uma idéia da quantidade de água deste rio,na época não tinha nenhuma ponte sobre ele,tinha somente um grande caule de um antigo côco babaçú,e nós passávamos com grande dificuldade e medo.
Era uma grande satisfação passar neste rio com as suas águas límpidas e belas.
O local onde relato tantas lembranças do passado é precisamente,no encontro da Rua Ceará com a Rua Padre Cícero.Realmente bateu a saudades.
Outro grande rio ou riacho,é o Santa Tereza,quantas lembranças deste que na minha infância,bebi muita das suas águas,pois guando comecei a querer brincar com a amada água,ainda não sabia nadar e não tinha como não ter grandes dificuldades para desfrutar das belas brincadeiras que a meninada fazia neste riacho.
Relatei estes dois riachos para nós Imperatrizenses lembrarmos que temos o rio Tocantins passando por nossa cidade,mais assim como matamos o Capivara e o Santa Tereza,um dia é evidente que poderemos matar o rio Tocantins.
Só para se ter uma idéia como o homen é mortal para a natureza,se as autoridades tirassem todos os moradores das proximidades destes rios ou riachos que estão praticamente mortos,somente por uns dez anos,seria algo maravilhoso para eles ressusitarem,e com certeza após dez anos,surgiriam vida neste rios,e o homen ia ter até peixes para a sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html