Vícios, uma palavra muito ouvida hoje em dia e aplicada quando um ser repete um processo constantemente e de forma não controlada, mas que é isto do vício? Segundo a definição:
Se é um hábito que causa prejuízo, porque será ele tão contagiante e porque grande parte dos humanos os tem? O vício é algo que aparece desde crianças, como o chupar do dedo enquanto se dorme, contudo muitos acabam por desaparecer e outros começam a aparecer. Somos uma sociedade imperfeita e moldável pelo que esse é um dos factores pelo aparecimento de um comportamento repetitivo.
Fumar, roer as unhas, compras, internet, jogar… são alguns dos vícios mais comuns que ouvimos falar. Mas como somos alvo destes hábitos? Muitas das vezes somos iniciados por exemplos de casa, pelas campanhas que nos chegam até nós através da media, pelo convívio com os nossos amigos. Os vícios começam pela experiência de algo, caso gostamos começamos a repetir essas experiências e é neste momento que o problema começa, enquanto uns são capazes de controlar estas experiências, outros perdem o controle e então esta experiência perde o controle e começa viver nesse ser.
Um dos principais problemas que alguns vícios provocam, principalmente os relacionados com o meio virtual, é o afastamento das pessoas aos seus familiares/amigos o que por si só já é mau, outro dos problemas é quando estas pessoas começam a gastar dinheiro neste mundo, sendo levados por publicidade enganosa que promete tudo. Quando uma pessoa chega a este ponto, é um problema demasiado grave para conseguir resolve-lo sozinho, visto que, a realidade e o vício já estão tão interligados que a pessoa já não consegue distinguir o que é bom do mau.
Soluções para este problema não tenho, mas penso que a solução passa por uma consciencialização das pessoas para estes problemas, já não refiro os vícios do tabaco, jogo, etc, porque são assuntos mais que debatidos e para os quais há muitas soluções. Uma vez alguém me disse que a sociedade só tem vícios, porque é uma maneira fácil de se esconder dos problemas da vida! Por isso como disse num artigo anterior, façam as escolhas difíceis, mas resolvam os vossos problemas.
Por: Super Interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário